Justiça Federal rejeita denúncia e arquiva acusações contra Neymar
A Justiça Federal decidiu rejeitar a denúncia do MPF (Ministério Público Federal) e livrou Neymardas acusações de sonegação fiscal e falsidade ideológica, crimes que preveem até cinco anos de prisão. Além do jogador, seu pai, Neymar da Silva Santos, o ex-presidente do Barcelona, Sandro Rosell, e o atual, Josep Maria Bartomeu, também eram alvos.
A decisão foi tomada na tarde desta quinta-feira pelo juiz Mateus Castelo Branco, da 5ª Vara Federal de Santos, oito dias depois de as acusações terem sido apresentadas. Ele acolheu o argumento da defesa, de que não poderia haver uma acusação baseada em um procedimento da Receita que ainda está em tramitação.
Em nota, o MPF informou que ainda não foi notificado da decisão, mas, quando isso acontecer, "certamente irá interpor recurso". O órgão entende que é possível o acolhimento da denúncia por parte dos crimes de falsidade ideológica – especialmente aqueles cometidos na venda do jogador para o Barcelona, que não teriam ligação com os supostos crimes de sonegação, que ainda são alvo de discussão no Fisco.
Na última sexta-feira o GloboEsporte.com revelou que o órgão havia denunciado Neymar, seu pai e os dois dirigentes catalães. A acusação, assinada pelo procurador-chefe Thiago Lacerda Nobre, chegou às mãos de Castelo Branco na última quinta-feira.
Leia mais no GloboEsporte