Procurador da Lava Jato solicita dados da Espanha sobre venda de Neymar

O Procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu à Justiça paulista para ter acesso às informações recebidas dos tribunais espanhóis sobre a venda de Neymar ao Barcelona. O pedido faz parte dos autos do processo que o fundo de investimento DIS move contra o atleta e o clube europeu na 23ª Vara Cível de São Paulo.
O ofício do Ministério Público Federal (MPF) foi enviado logo no início da ação, em janeiro de 2014. Nela, a empresa requer a exibição de documentos relacionados à transferência, concluída em 2013. Seis papéis são citados, entre eles o de venda e o contrato em que o Barcelona pagou € 10 milhões antecipadamente ao jogador.
Janot, que encabeça as investigações da Operação Lava Jato, sobre esquema de corrupção na Petrobras, solicita a "remessa, à Secretaria de Cooperação Jurídica Internacional do Ministério Público Federal, das informações recebidas da Justiça espanhola" no processo. Ele afirma, ainda, que o procedimento instaurado "tramita em sigilo".
Oficio - MPF - Venda Neymar 2 (Foto: globoesporte.com)Ofício enviado pelo procurador Rodrigo Janot à Justiça de São Paulo (Foto: reprodução)

O site da Época revelou que Neymar e seu pai estão sendo investigados pelo MPF e pela Receita Federal. A suspeita é de sonegação – os bens que eles possuem no Brasil já foram arrolados. Segundo a revista, o procurador Thiago Nobre Lacerda, de Santos, deve apresentar denúncia criminal nos próximos dias, o que incluiria também o crime de falsidade ideológica.
O ofício assinado por Janot foi respondido três meses depois pela juíza Carmem Lúcia da Silva, que informou que, até aquela data, o processo não continha informações da Justiça espanhola.


Tecnologia do Blogger.