Reservatório de Santa Branca, que abastece o RJ, sai do volume morto



 O reservatório de Santa Branca (SP) saiu do volume morto, segundo dados publicaos nesta terça-feira (24) no boletim diário da Agência Nacional de Águas (ANA). Desta forma todos os dos quatro reservatórios que abastecem o estado do Rio de Janeiro operam no volume útil.

De acordo com a ANA, o nível de água em relação à capacidade do reservatório atingiu 0,08%, já considerado volume útil.

No início de fevereiro, o reservatório de Paraibuna (SP) também já havia saído do volume morto após chuvas elevarem o nível do Rio Paraíba do Sul. Nesta terça, o volume do Paraibuna estava com 1,93% do volume útil, um pouco abaixo da mediçaõ anterior, quando o reservatório atingiu 2,01%.

Especialista alerta que crise hidrológica não acabou
No entanto, a Companhia Estadual de Águas e Esgoto do Rio de Janeiro adverte que a população deve continuar economizando água. "Quando a gente sai de um volume morto e volta a ganhar níveis nos reservatórios é melhor, sem dúvida, mas ainda não é uma situação confortável, ainda estamos em uma crise hidrológica. Embora esses reservatórios estejam tendo uma pequena recuperação, o período chuvoso está para acabar em abril ou final de março e entraremos novamente no período de estiagem, onde a quantidade de chuva diminui bastante. Precisamos continuar tendo muita atenção", afirmou o diretor de Distribuição e Grandes Operações da Cedae, Edes Fernandes.

Leia mais no G1.



Tecnologia do Blogger.