Fujimori é condenado a oito anos de prisão por desvio de dinheiro


O Tribunal Constitucional do Peru ratificou a validade da condenação de 25 anos de prisão imposta ao ex-presidente peruano Alberto Fujimori, em 2009, por crimes contra a Humanidade.

A decisão foi tomada em 14 de outubro, mas publicada somente nesta quinta-feira (08/01), após a Justiça peruana negar recurso e rejeitar pedido de habeas corpus apresentados por Fujimori. Além disso, o ex-presidente foi condenado a outros oito anos de prisão por desvio de fundos do Estado.

Na decisão, publicada em seu site oficial, o tribunal confirmou que não tem competência para determinar se o condenado deve ser libertado "por não representar um perigo para a sociedade" e que sua sentença deva ser anulada "sob a alegação abstrata" de seu estado de saúde e idade avançada.

A condenação de oito anos de prisão foi por ter desviado dinheiro público para tabloides, conhecidos no país como "chicha", para que eles apoiassem sua reeleição em 2000. Pelo crime, Fujimori terá que pagar uma indenização civil de três milhões de sóis peruanos (cerca de 2,6 milhões de reais).

"Eu me considero inocente", afirmou o ex-líder peruano de 76 anos. Durante o julgamento, Fujimori foi flagrado pela transmissão televisiva da audiência escrevendo em um papel "que injusta é a sentença".

Leia mais no MSN.


Tecnologia do Blogger.