Servidores do Itamaraty marcham até o Planalto para cobrar reajuste

Servidores do Ministério das Relações Exteriores marcharam do Palácio do Itamarary até o do Planalto nesta sexta-feira (9) para cobrar equiparação salarial com outras carreiras do Executivo, como policiais federais, analistas tributários e agentes de inteligência. Em greve há 18 dias, eles rejeitam a proposta do Planejamento, que oferece reajuste de 27,9% escalonado em três anos. De acordo com os manifestantes, cerca de 200 pessoas participaram do ato.

O grupo fez um "buzinaço" e carregou faixas cobrando "dignidade" no trabalho. Os manifestantes deixaram o Itamaraty por volta das 11h e seguiram até o Planalto pela calçada da via N1. A Polícia Militar bloqueou uma das seis faixas – a da direita – para acompanhar o ato.

Atualmente, um diplomata ganha R$ 15 mil no início da carreira e R$ 21,39 mil no fim da carreira. A categoria quer que os salários passem para R$ 21,64 mil e R$ 28,89 mil respectivamente. Oficiais de chancelaria ganham R$ 7,20 mil no início de carreira e R$ 10,67 mil no fim da carreira. O movimento quer que os salários passem para R$ 14,38 mil e R$ 20,71 mil respectivamente.

Já assistentes de chancelaria recebem R$ 3,62 mil no começo da carreira e R$ 7,7 mil ao fim. Com os reajustes almejados, os salários iriam para R$ 7,28 mil e R$ 12,51 mil. No Brasil, há cerca de 1,5 mil servidores do Ministério de Relações Exteriores. Além deles, há 2 mil servidores lotados em representações fora do país.


Leia mais no G1

---------------

Tecnologia do Blogger.