Fifa encerra força-tarefa contra racismo
A Fifa encerrou sua força-tarefa contra o racismo declarando que sua missão temporária foi cumprida, de acordo com o jornal The Guardian. Apesar das preocupações com relação a comportamentos discriminatórios na Rússia, sede da próxima Copa, a entidade enviou mensagem aos membros da força-tarefa informando de sua dissolução.
- A força-tarefa da Fifa contra o racismo e discriminação foi criada com sua ajuda em caráter temporário para desenvolver recomendações para a Fifa. Portanto, estamos satisfeitos de informar que todas as recomendações da força-tarefa foram implementadas e todos os projetos resultantes estão em andamento - escreveu Gerd Dembowski, gerente de diversidade e antidiscriminação da Fifa.
A força-tarefa foi criada em 2013 pelo ex-presidente Sepp Blatter e era liderada por Jeffrey Webb, um dos dirigentes preso em 2015 no escândalo de corrupção da Fifa. No ano passado, o comando passou para as mãos de Constant Omari, presidente da federação congolesa, mas Osasu Obayiuwana, membro da extinta força-tarefa, afirma que nenhuma reunião foi realizada desde então.
- Eu gostaria de dizer que estou chocado com a decisão, mas infelizmente não estou. O problema do racismo no futebol continua um tópico muito sério, que precisa de atenção continua. Eu pessoalmente acho que restava muito trabalho sério para a força-tarefa fazer, a Copa de 2018 na Rússia sendo um deles. Mas é evidente que a administração da Fifa tem uma posição diferente – disse Obayiuwana.
Leia mais no GE
