Inspirado em Bill Clinton, Lula diz que cobra R$ 730 mil por palestra
Em depoimento à Polícia Federal, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que cobra tarifa fixa de US$ 200 mil (cerca de R$ 730 mil) por palestra, "nem mais e nem menos".
O depoimento foi divulgado nesta segunda-feira (14). De acordo com a Folha de S. Paulo, as palestas eram contratadas por grandes empresas e instituições. Segundo Lula, o objetivo de suas conferências era "vender" o Brasil, explicar o progresso do país durante seu governo e falar das "grandes oportunidades" de negócios no futuro para atrair investidores.
A Operação Lava Jato investiga as palestras de Lula e se as empresas que o contrataram teriam se beneficiado posteriormente em suas relações com o governo do PT. O ex-presidente nega as acusações.
Lula explica que decidiu dar palestras porque era o rumo "mais decente e mais digno" que poderia tomar. O petista ainda disse que recusou convites para ser conselheiro de multinacionais.
Leia mais no G1