Cantareira tem chuva 17% acima da média em fevereiro
O nível de água do Sistema Cantareira subiu nesta segunda-feira (29) e está agora em 53% da sua capacidade, segundo dados divulgados pela Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). O número considera a capacidade total do sistema, inclusive a área ocupada pelo volume morto. Se considerado apenas o volume útil, o nível é de 23,7%, mais do que o registrado no domingo (28), quando a marca estava em 23,4%.
O sistema fecha o mês de fevereiro com uma chuva acumulada de 236,4 mm, o equivalente a 16,7% acima do esperado para todo o mês. Em 26 dos 29 dias do mês, o nível de água subiu.
Apesar da chuva acima da média, a precipitação no mesmo mês no ano passado foi ainda maior - 61,9% acima da média. Aquele mês marcou uma 'virada' no regime de chuvas, antes marcado por uma seca histórica.
Em 30 de dezembro de 2015, o Sistema Cantareira deixou a dependência do volume morto após 19 meses. Segundo a Sabesp, o sistema Cantareira atende agora 5,7 milhões de pessoas na região metropolitana. Já o Sistema Guarapiranga, que foi o maior produtor de março a dezembro de 2015, atende 5,2 milhões.
Com exceção do Alto Cotia, os demais sistemas que abastecem a Grande São Paulo registraram alta no nível dos seus mananciais. Veja como está o nível de todos os sistemas que abastecem a Grande São Paulo.
- Cantareira: 1.269 bilhões de litros (com o volume morto) e está com 53% da capacidade
- Alto Tietê: 573,8 bilhões de litros e está com 33,5% da capacidade
- Guarapiranga: 171,2 bilhões de litros e está com 85,6% da capacidade
- Alto Cotia: 16,5 bilhões de litros e está com 100,7% da capacidade
- Rio Grande: 112,2 bilhões de litros e está com 90,3% da capacidade
- Rio Claro: 13,7 bilhões de litros e está com 91,4% da capacidade
Leia mais no G1
---------------
O sistema fecha o mês de fevereiro com uma chuva acumulada de 236,4 mm, o equivalente a 16,7% acima do esperado para todo o mês. Em 26 dos 29 dias do mês, o nível de água subiu.
Apesar da chuva acima da média, a precipitação no mesmo mês no ano passado foi ainda maior - 61,9% acima da média. Aquele mês marcou uma 'virada' no regime de chuvas, antes marcado por uma seca histórica.
Em 30 de dezembro de 2015, o Sistema Cantareira deixou a dependência do volume morto após 19 meses. Segundo a Sabesp, o sistema Cantareira atende agora 5,7 milhões de pessoas na região metropolitana. Já o Sistema Guarapiranga, que foi o maior produtor de março a dezembro de 2015, atende 5,2 milhões.
Com exceção do Alto Cotia, os demais sistemas que abastecem a Grande São Paulo registraram alta no nível dos seus mananciais. Veja como está o nível de todos os sistemas que abastecem a Grande São Paulo.
- Cantareira: 1.269 bilhões de litros (com o volume morto) e está com 53% da capacidade
- Alto Tietê: 573,8 bilhões de litros e está com 33,5% da capacidade
- Guarapiranga: 171,2 bilhões de litros e está com 85,6% da capacidade
- Alto Cotia: 16,5 bilhões de litros e está com 100,7% da capacidade
- Rio Grande: 112,2 bilhões de litros e está com 90,3% da capacidade
- Rio Claro: 13,7 bilhões de litros e está com 91,4% da capacidade
Leia mais no G1