Valdéz confirma eleição em janeiro e, candidato, promete abrir a Conmebol

O uruguaio Wilmar Valdéz, que preside a Conmebol desde a prisão de Juan Ángel Napout, no início de dezembro, confirmou que a eleição na entidade será disputada no próximo dia 26 de janeiro. O pleito escolherá presidente, três vices e dois membros que irão representar o futebol da América do Sul na Fifa: um vice-presidente e um integrante do Comitê Executivo.

Valdéz também confirmou que será candidato a presidir a Conmebol até 2019. Ainda não há registros de outras candidaturas. Interessados terão até 15 dias antes, ou seja, 11 de janeiro, para formalizarem a concorrência.

O uruguaio criticou duramente o obscurantismo que marcou as últimas gestões da Conmebol, que tem seus últimos três presidentes detidos, envolvidos em esquemas de corrupção investigados pelo FBI. Valdéz prometeu publicar balanços financeiros e abrir a entidade à participação de todas as federações sul-americanas.

– Há medidas de aplicação imediata. Não concebo uma Conmebol se não for presidida com alto grau de transparência, com portas abertas às federações de todos os países, sem publicar seus resultados financeiros. Não concebo uma Conmebol sem processos administrativos claros, finanças claras e seus controles correspondentes, e não concebo uma Conmebol fechada como nos últimos 30 anos. Não é o que quero como homem e dirigente de futebol – afirmou, em completo tom de discurso político.

Leia mais no GloboEsporte


---------------
Tecnologia do Blogger.