Obama pede na ONU que Congresso ponha fim ao embargo contra Cuba

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, pediu nesta segunda-feira (28) durante seu discurso na 70ª Assembleia Geral das Nações Unidas em Nova York, que o Congresso levante o embargo de seu país contra Cuba. Washington e Havana retomaram relações diplomáticas este ano, após uma aproximação mediada pelo Vaticano.

Obama disse estar confiante de que o Congresso "inevitavelmente levantará um embargo que não deveria mais estar em vigor", diante dos aplausos das delegações dos 193 países membros.

O presidente americano reconheceu que a política de Washington em relação a Cuba havia "falhado em melhorar a vida do povo cubano", mas ressaltou que os direitos humanos continuam sendo uma preocupação nas relações com Havana.

O embargo foi denunciado neste fim de semana pelo presidente cubano, Raúl Castro, diante da ONU, que considerou que essa política é "o principal obstáculo para o desenvolvimento econômico" de seu país.

Obama restaurou formalmente os laços diplomáticos com a ilha caribenha, que fica a cerca de 144 quilômetros da Flórida, depois de mais de 50 anos de hostilidade e desconfiança mútua. Mas só o Congresso pode suspender o embargo, em vigor desde 1962, e é improvável que os líderes republicanos o façam.

Leia mais no G1
Tecnologia do Blogger.