Encontrada em Marte nave espacial britânica perdida desde 2003


A sonda espacial britânica Beagle 2, que estava perdida desde 2003, foi encontrada em Marte por um satélite da Nasa que orbita em torno do planeta vermelho, confirmou nesta sexta-feira a Agência espacial do Reino Unido.

O Beagle-2 "foi encontrado parcialmente implantado na superfície do planeta, acabando com o mistério sobre o que ocorreu com a missão há mais de uma década", disse a agência em um comunicado.

A descoberta demonstra que "a sequência de entada, descida e aterrissagem do Beagle 2 funcionou e a sonda pousou com êxito em Marte no Natal de 2003", acrescentou a agência sobre esta nave batizada em homenagem ao barco "Beagle" com o qual o pai da teoria da evolução, Charles Darwin, fez suas pesquisas.

A nave precisava se implantar completamente depois de aterrissar para entrar em funcionamento, já que era necessária a abertura total dos painéis solares para expor a antena RF, que iria transmitir os dados e receber os comandos a partir da Terra.

Leia mais no MSN.


Tecnologia do Blogger.