Como posso aprender Delphi
Posso aprender a programar Delphi? Como posso aprender?
Na minha opinião pessoal (programo Delphi desde a versão 2.0), sozinho é impossível.
O Delphi em si (a ferramenta e seus recursos) você domina em questão de horas.
Agora a linguagem (Delphi Language, uma espécie de sucessora do Object Pascal) é bem complexa e vai requerer estudo pra caramba.
Se pra você, aprender sozinho é sinônimo de estudo (incluindo leitura e prática), o que você pode fazer é ler algumas apostilas básicas, como as encontradas aos montes pela web e, depois disto, estudar documentações mais parrudas e bem escritas.
O próprio Help do Delphi, por exemplo, é matador: possui explicações e exemplos de códigos aos montes.
É bom que você estude também programação orientada a objetos especificamente para a Delphi Language (para criação de componentes e objetos diversos por você mesmo).
Dois bons livros (mas que atualmente são difíceis pra caramba pra achar, além de ser caros) são a Bíblia do Delphi 7, do Marco Cantù, e o Borland Delphi 7 Curso Completo, do Marcelo Leão.
