Ebola pode ter chegado ao Brasil. Veja como se prevenir


Autoridades sanitárias brasileiras investigam o primeiro caso suspeito de ebola no país. O caso foi comunicado na noite desta quinta-feira pelo governo do Paraná ao Ministério da Saúde. Informações preliminares indicam que o paciente, que está internado em Cascavel, veio de Conacre, capital da Guiné.

O homem que tem 47 anos, segundo a secretaria de Saúde paranaense, foi encaminhado para um hospital de referência e teve material coletado para exames. A expectativa é que nesta sexta-feira as amostras sejam enviadas para o Instituto Evandro Chagas, onde será feita a análise para confirmar se ele é ou não portador da doença.


A notícia ocorre no mesmo dia em que o Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, afirmar que, embora baixo, existia o risco de o Brasil registrar um caso da doença. Pela manhã, ele garantiu que o sistema de vigilância montado era adequado e que instituições de saúde estavam em treinamento constante para identificar casos suspeitos e para adotar as medidas de segurança necessárias, caso isso ocorresse.

Já foram acionadas algumas medidas de controlo na África Ocidental, nomeadamente isolamento, monitorização ativa dos casos e vigilância reforçada nas fronteiras. Se tem mesmo de viajar para um dos países afetados, siga os conselhos da DGS.

Cumpra as regras de higiene básicas indicadas pelas autoridades de saúde locais. A principal é lavar as mãos com frequência, pois o vírus é facilmente eliminado pela ação do sabão, da lixívia, da secagem ou da luz solar (sobrevive pouco tempo em superfícies expostas ao sol).

Evite estar próximo de pessoas com suspeita ou confirmação da doença. A regra também se aplica aos cadáveres, antes e durante as cerimónias fúnebres.

Não mexa em nenhum material ou objeto usado no tratamento dos doentes.

Não contacte com animais selvagens, vivos ou mortos (macacos, morcegos, antílopes, entre outros), nem consuma a sua carne.

Cozinhe muito bem os alimentos de origem animal (carne e leite) antes de os consumir. A refrigeração e a congelação não inativam o vírus.

Procure imediatamente um médico se tiver algum dos sintomas da doença.

Durante a viagem (aérea ou marítima), informe a tripulação se sentir algum sintoma.

Leia mais no ZH.


Tecnologia do Blogger.