Telecom Itália estuda proposta de fusão para unir TIM e Oi no Brasil


Em uma reviravolta que pode mudar os rumos do movimento de consolidação no mercado de telecomunicações no País, a Telecom Itália, controladora da TIM Brasil, estaria analisando uma parceria com a Oi, segundo o jornal italiano 'Il Sole 24 Ore'. A proposta, se concretizada, tem como objetivo evitar que a TIM Brasil se torne alvo de compra da própria Oi, que contratou o BTG, no mês passado, para intermediar uma proposta de compra da TIM.

A estratégia estaria sendo costurada pelo presidente do grupo italiano, Marco Patuano, que aguarda a assembleia de acionistas da companhia, marcada para o dia 25, para discutir o futuro da TIM Brasil, segunda maior operadora de celular no País. Fontes ouvidas pela Bloomberg afirmaram que o grupo já teria consultado assessores financeiros sobre a possibilidade de usar a TIM para comprar a Oi (quarta maior operadora brasileira).



O grupo trabalha com duas propostas: a venda da TIM, diante de uma oferta estratosférica, e a segunda opção é promover uma aliança ou fusão, criando uma nova companhia. A Oi ainda não foi comunicada oficialmente. Procuradas, Oi e TIM não comentaram o assunto.

"A consolidação é uma realidade. O fato é que a Oi será protagonista desse movimento seja qual for a decisão que será tomada", disse uma fonte familiarizada com o assunto. A Oi trabalha, neste momento, com o cenário de ser uma consolidadora. A América Móvil, dona da Claro, informou na semana passada que considera a proposta de participar do fatiamento da TIM. A Telefônica, segundo fontes, também deverá participar, mas aguarda concluir as negociações para comprar a GVT, que pertence à francesa Vivendi.

A Telecom Itália foi preterida pela Vivendi e busca se consolidar no Brasil. Pesa contra a Oi o fato de a operadora ser alavancada, com dívidas de R$ 46,2 bilhões e valor de mercado de R$ 14,2 bilhões. O valor de mercado da TIM é avaliado em US$ 14 bilhões.

Leia mais no MSN.


Tecnologia do Blogger.