Clubes quebram recorde com quase R$ 10 bilhões com reforços
Os clubes não mediram esforços em 2014 para contratarem novos reforços. Isso gerou um valor recorde gasto nas duas janelas de transferência, em janeiro e agosto. Foram quase R$ 10 bilhões (aproximadamente US$ 4 bilhões), segundo dados da FIFA, maior número da história. Além disso, outro número batido foi o de jogadores que se transferiram, com cerca de 11,7 mil trocando de clube nesse período.
Apesar disso, cinco ligas da Europa concentram a maior parte dos investimentos e do número de contratações. R$ 6,8 bilhões, que corresponde a 68% dos gastos foram realizados pelos times da França, Inglaterra, Espanha, Alemanha e Itália, que tem os campeonatos mais fortes do planeta. No total, foram 3,4 mil atletas comprados por times desses países.
A Copa do Mundo teve um peso interessante nesses números, já que a maior parte das transferências foi concretizada depois do torneio, o que também gerou uma inflação no preço dos jogadores. Assim, 26 países gastaram R$ 6,43 bilhões para se reforçar, sendo que 82% foi gasto pelos mesmos times dos cinco países principais.
A grande campeã no ranking é a Inglaterra, que ultrapassou em R$ 460 milhões os gastos de 2013, passando da casa de R$ 2 bilhões de reais. No total, foram 351 jogadores comprados. Na Espanha, os números foram menores, mas ultrapassaram R$ 1 bilhão, número também expressivo para a ida de 237 jogadores ao futebol espanhol.
Quem sofreu com a janela foram os times italianos e franceses, que diminuíram a quantidade de atletas comprados. Na Itália, a queda foi de 371 para 236 jogadores do ano passado para cá. Na França, a queda foi ainda mais brusca. "Apenas" 159 jogadores chegaram, número inferior a metade de 2013, quando 351 se transferiram.
Entre os destaques, ficam as contratações de Luis Suárez, pelo Barcelona, e James Rodríguez, pelo Real Madrid. A do uruguaio foi a mais cara desse período, vindo do Liverpool. A transferência passou dos R$ 240 milhões (80 milhões de euros).
Fonte: MSN
