ACAV aposta em segundo semestre mais forte


Diego Comolatti, presidente da ACAV, a Associação Brasileira dos Concessionários MAN Latin America, prevê um segundo semestre melhor para o mercado de pesados. “O recuo nas vendas de caminhões e ônibus foi um ciclo pelo qual o setor passou em 2014, mas não avaliamos com preocupação”, afirma.

De acordo com Comolatti, o mercado permaneceu em alta por bastante tempo, e agora é natural que aconteça a queda. Ele lembra que o desempenho do segmento está diretamente ligado ao momento pelo qual passa o País. “O enfraquecimento da atividade econômica contribuiu para a queda na demanda de cargas, o que nos atingiu em cheio. É um mercado muito cíclico.”

Apesar da expectativa mais otimista para o segundo semestre, o presidente da ACAV acredita que as revendas, independentemente da marca, terão de se ajustar para enfrentar a fase que vem pela frente. “Esperamos um cenário positivo no segundo semestre. No entanto, o mercado de pesados passará por um período de crescimento módico, no qual as margens tendem a ficar cada vez menores. Quem não estiver atento a esse movimento, vai sofrer as consequências.”



Comolatti ressalta, ainda, que o mercado está cada vez mais profissionalizado, e não existe espaço para amadores. “Os clientes estão mais exigentes e especializados. Por isso, a ACAV investe alto em treinamentos para os colaboradores da Rede, em todos os processos de venda e atendimento ao cliente”, destaca.

Atualmente, cinco mil profissionais são treinados por ano pela Fábrica, parte deles com subsídio da entidade . “Não adianta ter um caminhão maravilhoso, se o pós-venda não for de alto nível. Além disso, é preciso contar com uma ótima estrutura nas oficinas e ter um preço coerente com o serviço oferecido.”


Tecnologia do Blogger.