Bem-vindo ao Day One
Por Felipe Miranda & Equipe
Caro leitor,
Sou Felipe Miranda, sócio-fundador e estrategista-chefe da Empiricus, a maior publicadora de conteúdo de investimentos do Brasil. Nossa missão é simples: trazer as melhores ideias para fazer você ganhar dinheiro.
A partir de hoje, você terá acesso às minhas ideias de investimento na newsletter Day One, publicação gratuita que chegará todo dia útil, por volta das 10 horas da manhã diretamente na sua caixa de e-mail.
Talvez você pense que, como um especialista do mercado financeiro, eu saiba para onde vão o dólar, a Bolsa e os juros. A verdade, porém, é que eu não sei.
Ninguém sabe.
A única vantagem aqui é que sabemos que não sabemos – humildemente, entendo que essa é uma vantagem das boas.
Resumindo, eu posso fazer por você muito menos do que você imagina. Isso talvez deponha contra mim, mas paciência. É a mais pura realidade.
Acho mesmo que a maior coisa que eu posso fazer por você é evitar que você faça muita besteira. E acredite: isso já é muito.
Ora, se nunca saberemos com certeza a direção dos ativos financeiros, então, na prática, não podemos:
- concentrar muito (colocando todos os investimentos na mesma cesta);
- nos alavancar (fazendo operações com dinheiro além de nosso orçamento);
- precisar do dinheiro no meio do caminho, já que podemos estar lidando com produtos voláteis e de baixa liquidez – como geralmente é boa parte dos investimentos no Brasil.
Se duvidamos de nós mesmos – por favor, duvide de si mesmo; desconfie daqueles que sabem tudo –, precisamos ter em nossas carteiras instrumentos que nos protejam de nós mesmos.
Estar otimista com Bolsa e pessimista com dólar significa que você vai ter Bolsa e dólar no seu portfólio - sim, está escrito certo.
No que eu acredito? Na tentativa e erro.
É claro que você pode ter 100 por cento de taxa de acerto – o time chuta uma bola no gol e faz um gol.
O processo de investimento não implica não errar.
Aqueles que nunca erraram certamente perderam uma série de possibilidades que os fariam mais ricos - eles apenas não perceberam isso, porque a história só conta o que aconteceu, não o que poderia ter acontecido.
O segredo está em acertar mais do que errar, e/ou em ter acertos maiores do que os erros.
Por fim, carrego uma certeza: não ter um mapa é melhor do que ter um mapa errado.
Hoje, em sua maioria, os profissionais de investimentos carregam um mapa errado consigo, todos eles certos de que podem fazer o futuro caber em uma planilha de Excel.
Nesse ambiente, acreditamos que as pessoas físicas podem ter retornos iguais ou até mesmo maiores do que os dos ditos profissionais.
Foi para isso que fundamos a Empiricus em 2009.
Somos obstinados em democratizar os investimentos no Brasil e levar as melhores ideias ao maior número de pessoas possível.
E é por isso que estamos aqui.
Um abraço,
Felipe Miranda
P.S.: Existe uma estratégia perfeita para quem quer acordar todos os dias mais rico. Uma filosofia de investimentos utilizada pelos grandes milionários do mercado financeiro para ganhar dinheiro enquanto dormem. E hoje, isto está disponível para você neste documento.Conheça aqui.
|