Mozilla explica porque todos os add-ons do Firefox quebraram de uma só vez

O diretor de tecnologia do Firefox, Eric Rescorla, escreveu uma postagem detalhada no blog explicando exatamente como os complementos do navegador chegaram a quebrar de uma só vez na semana passada, como foi corrigido e como a empresa evitará outro 'armagadd-on' no futuro.

A empresa já explicou que a desativação em massa de complementos foi devida ao vencimento de um certificado de assinatura, já que ele enviava atualizações e corria para corrigir o problema em um final de semana.

Agora, temos muito mais detalhes sobre como o certificado pode expirar e por que isso afetou as pessoas em momentos diferentes.

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Rescorla explica que a Mozilla notou o problema por volta das 18h de sexta-feira à noite, presumivelmente quando a equipe de tecnologia estava se preparando para fechar o final de semana. Nesse ponto, nem todos os usuários foram afetados, porque "os complementos são verificados a cada 24 horas, com o tempo do cheque sendo diferente para cada usuário". Depois que a instalação de um usuário do Firefox iniciou a verificação, ele encontrou o certificado de assinatura relevante expirado e desativou todos os complementos assinados por ele - que era a maioria deles.

Rescorla entra em grandes detalhes sobre as correções que foram consideradas e, eventualmente, implantadas, mas a questão-chave que muitos Firefox está procurando em seu artigo é por que demorou tanto?

Em primeiro lugar, o CTO esclarece que a equipe enviou uma correção "às 2:44 AM, ou após menos de 9 horas, e depois demorou outras 6-12 horas antes que a maioria de nossos usuários a tivesse. Isso é realmente muito bom começar."

Ele continua a detalhar as razões pelas quais consertar algo como isso não é tão simples quanto parece, incluindo o próprio protocolo de segurança da empresa sendo "boa prática", mas "um pouco inconveniente se você quiser emitir um novo certificado em caráter de emergência".

Mesmo agora, Rescorla diz que nem todos os usuários receberam uma correção - incluindo pessoas usando versões mais antigas. Conforme mencionado em nossa cobertura anterior sobre esse problema , algumas pessoas mantêm intencionalmente versões desatualizadas por vários motivos, geralmente porque um complemento específico parou de ser atualizado após essa versão ou porque estão usando sistemas operacionais mais antigos.

O Firefox diz que não pode oferecer a essas pessoas uma solução e, em vez disso, recomenda que elas atualizem para uma versão mais nova e mais segura do navegador.

Finalmente, o post detalha algumas lições que o Firefox estará tomando de todo o desastre, melhorou significativamente o rastreamento de problemas potencialmente sensíveis ao tempo e uma maneira de enviar atualizações urgentes quando o próprio sistema de atualização não está funcionando.

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Além de dizer que a empresa emitirá uma formal 'post mortem' da questão e seu tratamento na próxima semana, a Rescorla contesta as reclamações dos usuários de lentidão com o comentário:

"Como alguém que se sentou na reunião em que isso aconteceu, posso dizer que as pessoas estavam trabalhando muito duro em uma situação difícil e que muito pouco tempo foi desperdiçado."

Você pode encontrar o post inteiro no blog da Mozilla aqui . Suspeitamos que outras equipes de navegadores estejam lendo com interesse.



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