Edu Piano e Solon Mendes terminam o Baja Jalapão 500 em 3º na UTV Pró


Acelerar por mais de 1.000 quilômetros, no fim de semana, nas areias do Jalapão e ao longo de terrenos  que misturaram cascalho, lombas, piçarras, estradas de fazendas foi o desafio e diversão para a dupla Edu Piano e Solon Mendes, da equipe Território Motorsport. A bordo do Can-Am Maverick X3 X RS, os hexacampeões do Rally dos Sertões subiram ao pódio ao final do Rally Baja Jalapão 500, em Palmas/Tocantins, no 3º lugar da categoria UTV Pró Turbo e em 4º na geral dos UTVs.

Dos 634 quilômetros de trechos cronometrados, 337 foram disputados no domingo, entre São Félix e Palmas. Repleta de dificuldades e com nível técnico elogiado pelos competidores de motos, quadriciclos e UTVs, a Especial foi exigente e seletiva. Piano explica como tiveram de driblar as adversidades do percurso e os problemas que os fizeram perder preciosos minutos e os classificou na 4ª posição na categoria, com 3h39m11s, no segundo dia de prova:

"Prova dura com quilômetros de lombas altas, de cerca de 1 metro, muita areia, um rali bem legal. Mas o que nos prejudicou foi a quebra do pescador do tanque auxiliar e, por isso, não conseguimos transferir combustível dos tanques de baixo para o principal e fomos obrigados a parar a cada 80 quilômetros. Nesses abastecimentos perdemos cerca de 20 minutos e depois mais 6 devido a quebra da correia, que foi a diferença com o ponteiro, mas rali é isso", explicou Piano, que além de piloto é preparador de carros de competição e tem 25 anos de off-road e sete títulos no Rally dos Sertões - um na geral dos carros e mais seis nos caminhões.

No domingo, a dupla #117 largou e manteve um ritmo mais forte pela manhã, tanto que fizeram algumas ultrapassagens, mas os pneus também acabaram prejudicando o rendimento do UTV. Mesmo com esses contratempos, a dupla usou da experiência e estratégia e completou o longo percurso do dia de 571 quilômetros e garantiu pódio.

"Essa prova foi show, uma das melhores que participei e quero voltar para as próximas edições. Disputa bem seletiva e que não deixa a desejar para qualquer prova internacional", elogiou Mendes, o cearense com mais títulos no Rally dos Sertões, seis nos caminhões ao lado de Piano. "Infelizmente tivemos problemas com o tanque e os pneus, se não teríamos mantido um ritmo forte, de qualquer forma, foi bem positivo para adquirimos mais confiança entre piloto e navegador e também para nos adaptarmos com o novo UTV. Valeu demais o fim de semana", ressalta o navegador.

Segundo Piano, o saldo foi positivo para testar algumas modificações do veículo. "Desde março, quando fiz a estreia com esse novo UTV estamos testamos alguns ajustes e melhorias e, sem dúvida, colhemos informações bem valiosas para a preparação para o Sertões", finaliza, referindo a edição de 25 anos da maior prova off-road do país, que acontecerá em agosto.





---------------


Cursos sem mensalidades e 100% online a partir de R$ 29,90
Curso de Fotografia
Dicas para sua carreira
Programa de Afiliados - ----
Tecnologia do Blogger.