Diferente e eficiente: Palmeiras muda marcação e vê defesa em alta


Apenas cinco gols sofridos em nove partidas. Com média de um gol contra a quase dois jogos, o Palmeiras abre a 10ª rodada do Campeonato Paulista como a melhor defesa da competição (um gol sofrido a menos que o rival Corinthians) e em momento de afirmação após passar invicto pela série mais complicada na temporada até o momento – empate com o Atlético Tucumán e vitórias sobre São Paulo, Jorge Wilstermann e Santos.

No geral, o Palmeiras sofreu nove gols em 13 partidas disputadas em 2017 - média de 0,69. No ano passado, o Verdão já havia terminado o Brasileirão como a melhor defesa do campeonato, empatado com o Atlético-PR.

De 2016 para a atual temporada, o Palmeiras apresentou mudanças táticas importantes. Adepto do esquema 4-1-4-1, o técnico Eduardo Baptista utiliza apenas volante de origem mas cobra dos outros jogadores participação na marcação.

A diferença para a temporada passada é que, com Cuca, a marcação era agressiva, com atacantes perseguindo e sufocando os defensores adversários. Com Eduardo Baptista, o time também marca mais à frente, mas ocupando mais os espaços.

– O sistema de marcação mudou, isso todo mundo já sabe. Com o Cuca era um time mais agressivo, até por usar marcação individual. Agora somos um time que propõe mais o jogo – avaliou Prass.

Leia mais no GE


---------------


Cursos sem mensalidades e 100% online a partir de R$ 29,90
Curso de Empreendedorismo
Curso de Redes Sociais
Curso de Inglês
Tecnologia do Blogger.