Projeto Libertadores e Mundial: as metas do Palmeiras para 2017
Depois de um primeiro semestre para ser esquecido e um segundo quase perfeito, o Palmeiras usa o aprendizado de 2016 para se dar bem na temporada que se inicia hoje.
Eliminado na fase de grupos da Libertadores do ano passado, o Verdão não quer esquecer o desempenho da equipe no torneio. Pelo contrário. Os erros cometidos servem como aprendizado para o planejamento de 2017.
Na Libertadores de 2016, a aposta foi na comissão técnica comandada por Marcelo Oliveira e nas contratações pontuais. Fracasso total. O time só embalou com Cuca, já no Brasileirão. Mas o técnico campeão desejou sair, e a diretoria se viu forçada a mudar de novo o comando do time. Chegou Eduardo Baptista, ex-Ponte Preta. E ele terá um elenco que perdeu sua maior estrela (Gabriel Jesus, para o Manchester City), mas ganhou ótimos reforços.
A diretoria palmeirense tenta mudar o perfil da equipe. A ideia é que, com as chegadas de Alejandro Guerra, Felipe Melo e Michel Bastos, o time ganhe experiência para a disputa da Libertadores.
A prioridade pela disputa da competição sul-americana, que não é vencida pelo Verdão desde 1999, não é nenhum segredo no clube. Alexandre Mattos, por exemplo, já explicou e falou abertamente sobre os principais objetivos da equipe para a nova temporada.
– O Palmeiras está procurando mudar um pouquinho seu perfil, porque temos a Libertadores. O aprendizado passa pelo ano passado, que não foi nada prazeroso. Estamos procurando uma, duas, três pecinhas com perfil um pouco mais voltado para essa competição, que é nosso sonho nesse momento. Não que a gente não queria o Brasileiro, não que a gente não queria o Paulista, mas a Libertadores é um grande sonho – disse o dirigente, na semana passada, em entrevista à Rádio Jovem Pan.
Leia mais no GE