'Meu compromisso é com a lei', diz Gilmar Mendes ao rebater críticas


Alvo de críticas por ter viajado com a comitiva do presidente Michel Temer a Portugal, nessa segunda-feira (9), ao mesmo tempo em que comanda, como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (STE), o processo de cassação da chapa Dilma-Temer, Gilmar Mendes falou sobre o episódio.

Em conversa com o Blog do Moreno, de O Globo, o ministro disse que mantém com Temer o mesmo nível de relação que manteve com presidente anteriores, e que isso nunca significou conflito de interesses.

"Não vou nem falar das relações que mantenho com o presidente Temer, que são as mesmas que mantive, por exemplo, com o presidente Lula. No caso de Lula, jantei inúmeras vezes com ele no Alvorada e as nossas mulheres inclusive sempre mantiveram um relacionamento de amizade. Mas nunca acenei com facilidades e Lula nunca me pediu nada, assim como Michel Temer. Eles sabem que, independentemente das relações pessoais, estou preso à minha condição de juiz. Meu compromisso é com a Constituição. É com a lei."

E prosseguiu: "Na verdade, quero falar da questão central que algumas pessoas estão colocando sobre o processo e a viagem, como se fossem incompatíveis. Não são porque nunca discuti esse tema com o presidente Temer e ele nunca me abordou sobre esse assunto e creio que jamais abordará. Esse tema só deve ser debatido no seu foro apropriado: o TSE. Mas, quero lembrar uma coisa sobre esse processo. Ele só existe, só está tramitando por minha causa. As pessoas se esquecem que a juiza Maria Tereza o indeferiu e eu é que insisti e lutei para a sua reabertura. E o fiz por considerar isso um dever de ofício."

Gilmar Mender também explicou por que não foi ao velório do ex-presidente português Mário Soares, motivo da viagem presidencial.

"Eu estou de férias em Portugal. Precisei vir ao Brasil para resolver problemas pessoais. O presidente me convidou para voltar com ele. Chegamos em Lisboa por volta das quatro da manhã. A cerimônia ocorreria horas depois. Desembarquei com uma crise de labirintinte. E por isso não fui."

Leia mais no MSN


---------------


Tecnologia do Blogger.