Pesquisadores dizem ter descoberto o maior dinossauro do Brasil
Cientistas de várias instituições do país anunciaram na manhã desta quarta-feira (5) a descoberta do que dizem ser o maior dinossauro já encontrado no Brasil. Com dimensões de 25 metros de comprimento, o fóssil foi encontrado em Presidente Prudente, no interior do Estado de São Paulo.
A descoberta, anunciada no Museu de Ciências da Terra, na Urca, Zona Sul do Rio, revela novas informações sobre as espécies que habitaram o território brasileiro há milhares de anos. O Austroposeidon magnificus, como foi chamado, teve vértebras do pescoço e da coluna vertebral encontradas.
Com base nas características anatômicas, o animal pode ser classificado no grupo dos titanossauros, que eram dinossauros herbívoros com um corpo bem desenvolvido, pescoço e cauda longa e um crânio relativamente pequeno. Habitaram o mundo principalmente durante o período cretáceo, nas áreas onde atualmente são a América do Sul, a África, a Antártida e a Oceania.
A descoberta do fóssil aconteceu na década de 50, pelo paleontólogo Llewellyn Ivor Price, que faleceu em 1980 e não chegou a ver sua descoberta reconhecida. A demora no anúncio se deve ao tempo necessário para estudar o material.
"Price se preocupou em criar um ambiente de pesquisa. É graças a isso conseguimos criar uma equipe que vem trabalhando, um laboratório adequado e fazer os trabalhos científicos que precedem uma grande descoberta", afirmou o diretor do Museu de Ciências da Terra, Diógenes Campos.
Leia mais no G1
