Moradores ainda visitam ruínas de Bento Rodrigues 1 ano após tragédia


O silêncio que imperava em Bento Rodrigues logo depois de ser sepultado pela lama deu lugar ao barulho das máquinas da Samarco que estão construindo diques para conter o que sobrou de rejeitos na barragem de Fundão. A lama secou e o mato cresceu entre as ruínas das casas do distrito, a 24 km de Mariana. Enquanto aguardam pela construção do novo Bento Rodrigues, os antigos moradores ainda visitam o lugar, quase um ano depois da tragédia.

Segundo Francisco de Paula Felipe, toda semana a defesa civil acompanha famílias em visitas. “O pessoal que vem aqui quer matar saudade, andar aqui, ver onde era a casa deles. Muita gente até se emociona quando vem, porque o que ficou é saudade do que a gente viveu aqui”, diz.

Francisco morou por 35 anos em Bento Rodrigues, onde estudou, casou na igreja de Nossa Senhora das Mercês e teve as duas filhas. Logo na entrada do distrito, ele mostra as casas da parte alta, onde morava, e que não chegaram a ser atingidas pela lama. Mas foram saqueadas depois que as famílias foram retiradas de lá.

Os imóveis estão sem portas, janelas, telhas, grades, vasos sanitários e pias. Homens em caminhões teriam ido até Bento Rodrigues, quando a área não estava sendo vigiada pela polícia, e levado tudo.

Leia mais no G1

---------------


Curso de Marketing
Curso de Empreendedorismo
Curso de Auxiliar Administrativo
Curso de AutoCAD
Tecnologia do Blogger.