Ministério Público Federal denuncia Lula, dono da Odebrecht e mais nove por esquema em Angola



O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi denunciado, nesta segunda-feira (10), pelo MPF (Ministério Público Federal) do Distrito Federal por, supostamente, atuar junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Social) para a liberação de recursos para a empreiteira Odebrecht realizar obras de infraestrutura em Angola. Em retribuição, a empresa teria repassado cerca de R$ 30 milhões em valores atualizados.

Além de Lula, o dono da empreiteira, Marcelo Odebrecht, o "sobrinho" do ex-presidente Taiguara Rodrigues dos Santos e outras oito pessoas foram denunciadas. Eles vão responder por cinco crimes: corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro, tráfico de influência e organização criminosa. De acordo com o MPF, os crimes ocorreram entre 2008 e 2015.

Taiguara é filho de um amigo de Lula, Jacinto Ribeiro dos Santos, o Lambari. Jacinto é irmão da primeira mulher do ex-presidente, que já morta. Portanto, Taiguara é um sobrinho de Lula por consideração.

O MPF indicou que, na primeira etapa dos crimes, entre 2008 e 2010, Lula ainda era presidente do País, na condição de agente público, praticou corrupção passiva. Depois, entre 2011 e 2015, após deixar a Presidência da República, cometeu tráfico de influência em benefício dos envolvidos.

Os procuradores pedem ainda que Lula responda por lavagem de dinheiro, crime que, na avaliação dos investigadores, foi praticado 44 vezes e que foi viabilizado, por exemplo, por meio de repasses de valores justificados pela subcontratação da empresa Exergia Brasil, criada em 2009 por Taiguara Rodrigues dos Santos, “sobrinho” de Lula e também denunciado na ação penal.



---------------


Curso de Photoshop
Curso de Informática
Curso de Fotografia
Curso de Facebook Marketing
Curso de AutoCAD
Tecnologia do Blogger.