Contra o Vitória, Grêmio inicia novo "campeonato" para tentar vaga no G-6


A Conmebol deu no último fim de semana um novo ânimo para o Grêmio na reta final do Brasileirão. Hoje na nona colocação, o Tricolor dificilmente teria condições de conquistar uma das vagas do G-4 à Libertadores de 2017 nas 10 rodadas que faltam. Mas, com a nova configuração da competição continental e a ampliação para G-6, o time de Renato Gaúcho inicia um novo “campeonato” a partir das 19h30 desta quarta-feira, diante do Vitória, em Salvador.

Na tabela atual do Brasileiro, Palmeiras, Flamengo, Atlético-MG e Santos têm praticamente assegurados seus passaportes para a Libertadores. A partir daí, segundo o site Infobola, do matemático Tristão Garcia, nove times brigam por duas vagas: Fluminense, Atlético-PR, Corinthians, Botafogo, Grêmio, Ponte Preta, Chapecoense, Coritiba, Vitória e São Paulo. Para Tristão, quem obter 61 pontos tem praticamente certo um lugar no G-6.

Nos 10 campeonatos brasileiros disputados na fórmula atual – 20 clubes e pontos corridos –, o sexto colocado terminou com média de 58 pontos (veja na tabela ao lado). O aproveitamento médio é de 50%, o mesmo do Atlético-PR, atualmente na sexta posição, com 42 pontos. Assim, hoje com 40 pontos, o Grêmio precisaria de seis ou sete vitórias na reta final para se garantir na Libertadores.

Leia mais no GE


---------------

Tecnologia do Blogger.