Governo russo pede atletas limpos nos Jogos; Putin ordena criação de comitê

Depois de a Corte Arbitral do Esporte (CAS) vetar a participação de 68 nomes do atletismo da Rússia na Olimpíada de 2016 por causa do escândalo de doping, o Governo russo defendeu a participação dos atletas limpos nos Jogos do Rio de Janeiro. Nesta sexta-feira, o Kremlin disse que ainda espera uma liberação por parte do Comitê Olímpico Internacional (COI), que se reúne neste domingo para decidir sobre a exclusão ou não do Comitê Olímpico Russo.

- Consideramos que os atletas que não tenham sido atingidos por suspeitas, que não tenham sido declarados (dopados) ou que não sejam alvos de nenhuma acusação de doping devem ter o direito de participar dos Jogos Olímpicos. Esperamos uma decisão neste sentido. É lamentável que esta decisão chegue às vésperas dos Jogos Olímpicos, o que faz com que fiquemos limitados no tempo para tomar medidas legais para defender os direitos de nossos atletas - afirmou o porta-voz do Kremlin, Dmitri Peskov.

Também nesta sexta, o presidente russo, Vladimir Putin, ordenou a criação de uma comissão independente para combater o doping no país. A função desse órgão não-governamental será controlar um plano nacional de luta contra o doping, e Putin já indicou um nome para comandar este missão: Vitaly Smirnov, de 80 anos, membro de honra do COI desde janeiro, que já foi vice-presidente da entidade por três períodos (1978-82, 1990-94 e 2001-2005).

Leia mais no GE


---------------


Curso Online de Redes Sociais
Sem mensalidades e com certificado gratuito!
Matricule-se: www.wfourcursos.com/redessociais
Tecnologia do Blogger.