Vendas do comércio crescem 0,5% em abril, diz IBGE

As vendas do comércio varejista brasileiro registraram crescimento de 0,5% em abril na comparação com o mês anterior, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado veio após recuo em março de 0,9%. Em relação a abril de 2015, o volume de vendas do varejo recuou 6,7%, 13ª taxa negativa consecutiva nesse tipo de comparação e o pior da série, iniciada em 2000, segundo Isabella Nunes, gerente de serviços e comércio do IBGE.

Nos quatro primeiros meses, o varejo acumulou queda de 6,9%. Já o acumulado nos últimos 12 meses, com recuo de 6,1%, manteve a trajetória descendente iniciada em julho de 2014.

“Esse primeiro quadrimestre é a queda mais acentuada para quadrimestres ao longo da série inteira, diz Isabella.
A gerente do IBGE ressaltou que, apesar do crescimento de um mês para o outro, “esse 0,5% não é suficiente para trazer os indicadores do varejo para uma situação mais consistente”.

“Embora tenha esse resultado positivo na margem, comparando a passagem do primeiro quadrimestre com o anterior, a gente observa uma ampliação no ritmo de queda”, diz.

A gerente explicou que as principais influências são o “enfraquecimento do mercado de trabalho, restrição do crédito e a elevação da taxa de juros e de preços que vem se mantendo principalmente para hipermercados e combustíveis acima da inflação”.

Leia mais no G1


---------------


Curso Online de Redes Sociais
Sem mensalidades e com certificado gratuito!
Matricule-se: www.wfourcursos.com/redessociais
Tecnologia do Blogger.