Poda aumenta em até 30% produtividade de cafeeiros canéfora

Nova técnica sistematizada pela Embrapa Rondônia, chamada poda de formação, pode fazer com que os cafeeiros da espécie canéfora (Conilon e Robusta) apresentem aumento de até 30% de produtividade na primeira safra. A prática ainda permite a padronização das podas de produção, já que as hastes formadas apresentarão a mesma idade. A poda dos cafeeiros é praticada por alguns cafeicultores, porém sem critérios e de forma empírica. A sistematização traz embasamento técnico e comprovação de resultados.

Além disso, se os cafeeiros forem plantados no mês de janeiro e a poda realizada em março, a técnica pode evitar que as plantas cresçam o suficiente para florescerem em julho, ou agosto, evitando a colheita do primeiro ano, conhecida como catação, que é muitas vezes inviável para o agricultor, devido ao alto custo e baixo rendimento.


---------------


Curso Online de Auxiliar Administrativo
Sem mensalidades e com certificado gratuito!
Matricule-se: www.wfourcursos.com/auxiliaradministrativo
Tecnologia do Blogger.