Japonês da Federal é transferido da Superintendência da PF para o Cope

O policial federal Newton Ishii, que foi preso na tarde de terça-feira (7), em Curitiba, foi transferido da Superintendência da Polícia Federal (PF) para o Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), da Polícia Civil, por volta das 22h30 de quarta-feira (9).

Newton Ishii é conhecido como "o japonês da Federal" e foi preso após ter sido condenado pelo crime de facilitação do contrabando. O processo transitou em julgado, ou seja, não cabe recurso. Ao saber da decisão, Ishii se apresentou espontaneamente na Superintendência da Polícia Federal da capital paranaense.

A transferência foi determinada pelo juiz Matheus Gaspar, da 4ª Vara de Execução Penal da Justiça Federal, em Foz do Iguaçu.

Segundo a PF, Newton foi transferido ainda na quarta porque o cumprimento da pena só pode ser descontado a partir da detenção na Polícia Civil. Ishii foi condenado a quatro anos, dois meses e 21 dias em virtude da Operação Sucuri, deflagrada em 2003, que descobriu envolvimento de agentes na entrada de contrabando no país.

As investigações mostraram que os agentes facilitavam a entrada de contrabando pela fronteira com o Paraguai.


Leia mais no G1

---------------


Curso Online de Redes Sociais
Sem mensalidades e com certificado gratuito!
Matricule-se: www.wfourcursos.com/redessociais
Tecnologia do Blogger.