Ex-presidente uruguaio apoia Lula e diz que crise não deve afetar economia
O ex-presidente e senador do Uruguai, José Mujica, voltou a defender nesta terça-feira (15) o ex-presidente Lula, de quem se diz amigo. As declarações foram feitas em uma entrevista coletiva pouco antes de falar aos alunos da Universidade Federal de Integração da América-Latina (Unila), em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná, da qual foi convidado para conduzir a aula inaugural do ano letivo.
Na sexta-feira (11), - um dia após o mandado de prisão expedido contra Lula - “Pepe” Mujica e outros 13 ex-chefes de Estado e de governo da América Latina e da Europa assinaram uma declaração de apoio ao ex-presidente. Os líderes afirmam, na nota divulgada pelo Instituto Lula, que “preocupa à opinião democrática [...] a tentativa de alguns setores de destruir a imagem deste grande brasileiro”.
“Eu sempre o apoiei e não tenho que demonstrar nada. Que o investiguem. Não sei o que o Brasil deve fazer. Mas, Lula é meu amigo. Tenho amigos que vou visitar na prisão também”, apontou.
Questionado sobre se Lula pode se tornar um preso político, recusou comentar e respondeu com uma comparação entre ex-presidentes populistas. “Todos os estados brasileiros têm hoje uma rua importante que se chama Getúlio Vargas, menos São Paulo.”
Ainda sobre o que Lula aponta se tratar de um golpe contra ele e o governo, o senador rebateu com um ditado bastante popular no Uruguai. “Não acredito em bruxas, mas que elas existem, existem”, brincou. “Há muita paixão política e que pode haver interesses preocupados em acabar com a carreira de Lula. Todos sabem que ele é carismático e fez uma obra importante no Brasil. O que não concordo é que destrocem o Brasil. O povo brasileiro está pagando um preço que não merece”, observou.
Leia mais no G1
---------------
Na sexta-feira (11), - um dia após o mandado de prisão expedido contra Lula - “Pepe” Mujica e outros 13 ex-chefes de Estado e de governo da América Latina e da Europa assinaram uma declaração de apoio ao ex-presidente. Os líderes afirmam, na nota divulgada pelo Instituto Lula, que “preocupa à opinião democrática [...] a tentativa de alguns setores de destruir a imagem deste grande brasileiro”.
“Eu sempre o apoiei e não tenho que demonstrar nada. Que o investiguem. Não sei o que o Brasil deve fazer. Mas, Lula é meu amigo. Tenho amigos que vou visitar na prisão também”, apontou.
Questionado sobre se Lula pode se tornar um preso político, recusou comentar e respondeu com uma comparação entre ex-presidentes populistas. “Todos os estados brasileiros têm hoje uma rua importante que se chama Getúlio Vargas, menos São Paulo.”
Ainda sobre o que Lula aponta se tratar de um golpe contra ele e o governo, o senador rebateu com um ditado bastante popular no Uruguai. “Não acredito em bruxas, mas que elas existem, existem”, brincou. “Há muita paixão política e que pode haver interesses preocupados em acabar com a carreira de Lula. Todos sabem que ele é carismático e fez uma obra importante no Brasil. O que não concordo é que destrocem o Brasil. O povo brasileiro está pagando um preço que não merece”, observou.
Leia mais no G1