Análise: marcação trava o Corinthians outra vez; Rodriguinho muda o jogo
A Ferroviária ensinou o caminho para conseguir bloquear o Corinthians. No último domingo, a equipe de Araraquara avançou sua marcação, atrapalhou a saída de bola e por muito pouco não acabou com a invencibilidade alvinegra. O São Bento fez o mesmo nesta quarta-feira. De novo, o Timão foi salvo por um gol no fim para seguir invicto em jogos oficiais em 2016. Tite precisará encontrar alternativas.
Paulo Roberto Santos montou uma barreira com quatro e, às vezes, até cinco jogadores na intermediária do campo de ataque. Sem querer dar chutões, como Tite pede, o Corinthians teve muita dificuldade para tocar a bola e sair de trás. Willians nem de longe tem a qualidade técnica de Bruno Henrique para abrir espaços.
Tite tentou de tudo: recuou Guilherme, Maycon e Giovanni Augusto para sair com a bola, trocou os lados de Giovanni e Romero, liberou os lançamentos longos... Nada adiantou. Em desvantagem no placar, o Timão não teve poder para reagir e criar. Pior, encerrou o primeiro tempo com 29 passes errados, número bem acima do que costumeiramente apresenta.
A entrada de Rodriguinho no lugar de Maycon no segundo tempo mudou a partida. O Corinthians ganhou qualidade nos passes, passou a ficar com a bola mais tempo nos pés e fez o São Bento recuar. Enquanto o time da casa se protegia, Tite colocava mais atacantes. Lucca substituiu Romero, e Luciano reforçou a "blitz" na vaga do volante Willians.
O desempenho a partir disso não foi primoroso, mas suficiente para encurralar o Bentão em seu campo. Parecia questão de tempo e de paciência para trabalhar a bola e chegar ao empate. André, aos 43, pegou um desvio de cabeça de Guilherme, dominou e disparou uma bomba no ângulo direito do goleiro. Um gol de alívio para um time que ainda busca sua formação titular.
Leia mais no GloboEsporte