Volkswagen do Brasil encerra 2015 como a maior exportadora do setor automotivo, com crescimento de 35%

A Volkswagen do Brasil é a maior exportadora de veículos em 2015, com um crescimento de 35% nas vendas ao exterior em relação ao ano anterior, totalizando 124.959 unidades embarcadas para 16 países. Esse desempenho representa um crescimento superior em 10 pontos percentuais ao registrado pelo setor automotivo brasileiro, que teve aumento de 24,8% nas exportações, segundo dados divulgados pela Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores). Segundo a instituição, o setor como um todo exportou 416.955 unidades em 2015, dos quais a Volkswagen foi responsável por 30% dos embarques.

“A Volkswagen do Brasil encerra mais um ano como a líder na exportação de veículos do País, o que reforça o compromisso inquestionável com o Brasil. As exportações são importantes na tentativa de um melhor equilíbrio financeiro, mesmo diante de uma queda expressiva nas vendas do setor automotivo no mercado interno. Seguimos em busca de novos negócios, por meio do incremento do portfólio de produtos para a ampliação de nossa atuação nos mais diversos mercados”, diz o presidente da Volkswagen do Brasil, David Powels.

Além de maior exportadora do setor em unidades embarcadas, a Volkswagen também é a maior exportadora do setor em valores, o que também a coloca entre as 25 maiores empresas exportadoras do País em 2015, considerando todos os setores, segundo os dados divulgados pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC). No acumulado do ano, a marca totalizou US$ 1.279.911.551,00 nas exportações, com um aumento de 12,2% em relação ao ano passado.

O modelo mais exportado foi o Gol, com 54.834 unidades, seguido do Voyage  (22.406), Saveiro (19.883), up! (16.554). O principal mercado externo da marca no exterior continua sendo a Argentina, com 68.788 unidades embarcadas. A Volkswagen foi a marca líder em vendas no país vizinho e o Gol, que é produzido nas fábricas brasileiras de São Bernardo do Campo e Taubaté, foi o modelo mais vendido no ano entre todos os veículos comercializados no mercado argentino.

Em 2015, a Volkswagen iniciou as exportações do modelo up! para o Uruguai, México e Peru além da Argentina, onde o modelo já é vendido desde seu lançamento no Brasil. No total, o up! já tem 24.600 unidades exportadas, entre 2014 e 2015. A empresa também diversificou o seu portfólio de exportações com o retorno do CrossFox para o México e o início da venda da Saveiro Cross Cabine Dupla na Argentina.

“O real desvalorizado contribui para o aumento das exportações, mas não é o único fator e nem o mais relevante em nosso caso. É importante destacar que alguns países da América Latina também sofrem com a desvalorização das suas moedas. Porém, mesmo diante desses desafios, a Volkswagen reforçou sua estratégia de exportação e incrementou o portfolio com novos produtos, como up! por exemplo, que tem tido uma excelente aceitação nesses mercados, conseguindo com isso impulsionar as exportações da marca", afirma o vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil, Jorge Portugal.

A Volkswagen totaliza mais de 3,4 milhões de unidades embarcadas para 147 países em toda a sua história. Em 2015, comemorou 45 anos do primeiro embarque de veículos para mercado no exterior, quando foram exportadas 13 unidades dos modelos Kombi e Variant, com destino ao México e países da América do Sul (1970).



---------------
Tecnologia do Blogger.