Pais e especialistas serão treinados para cuidar de bebês com microcefalia
Jan 13th 2016, 20:56
Agência Brasil
Ministério da Saúde deve abrir 7.500 vagas para treinamento de profissionais que atuarão neste trabalho; último balanço da pasta mostrou que casos da doença por zika chegaram a 3.530 
Secretário de Atenção à Saude, Alberto Beltrame%2C falou hoje sobre os casos de microcefalia no País
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/ Agência Brasil - 13.01.16
O Ministério da Saúde lançou nesta quarta-feira (13) uma orientação para a área médica destinada à estimulação precoce de crianças entre zero a três anos com microcefalia. Segundo o secretário de Atenção à Saúde da pasta, Alberto Beltrame, o documento unifica o tratamento dado para reduzir ao máximo as sequelas da malformação. Os pais deverão ser treinados para dar estímulos adequados aos filhos.
O documento foi elaborado em razão do aumento do número de crianças com a malformação, em decorrência da chegada do zika vírus ao Brasil. Outros protocolos de atenção à criança com retardo no desenvolvimento existem no País, mas este é específico para bebês com microcefalia. O ideal é começar o acompanhamento logo depois do nascimento da criança, mas, de acordo com Beltrame, se todas forem atendidas com até um mês de vida o serviço será satisfatório.
"De zero a três anos, a criança tem uma janela de oportunidades em que a estimulação precoce pode mudar o curso do desenvolvimento ou da consolidação de um eventual falha no desenvolvimento. Esse é o momento essencial em que a maturação neurológica do recém-nascido até os três anos é extremamente importante", explicou o médico.
Segundo o Ministério da Saúde, em todo o País há mais de 1.500 centros especializados em reabilitação, locais onde as crianças terão tratamento especializado. O secretário afirmou que o conteúdo das normas é simples e conta com o apoio da família da criança, que deverá fazer estímulos em casa, de agentes de saúde, e também de especialistas, como médicos, fisioterapeutas, entre outros.
Toda criança com suspeita de microcefalia deve iniciar o tratamento o mais rápido possível, mas, posteriormente, se for descartado o diagnóstico, o acompanhamento pode ser suspenso. Há crianças com a malformação relacionada ao zika vírus com comprometimento da visão, da audição, da cognição, malformações cardíacas e de membros.
O objetivo central da orientação é reduzir danos e a perda de chances de intervir no momento adequado. O ministério promete abrir em março 7.500 vagas para o treinamento de especialistas que atuarão neste trabalho.
"O que se pode esperar da criança vai depender do grau da gravidade da malformação dela", disse Beltrame. Ele prevê que "algumas crianças terão vidas muito próximas da normal, outras vão ter mais dificuldades. Uma criança cega vai ter de ser preparada para ter uma vida funcional adequada e para isso existe uma tecnologia específica de cuidado".
A diretriz aborda também o trabalho psicológico para que a família aceite a malformação da criança. "Uma criança com microcefalia representa um baque para a família, porque não é aquilo que ela estava esperando. O bebê não vai ter um desenvolvimento normal", declara Beltrame, acentuando a importância do acolhimento de toda a família pelo serviço de saúde.
Boletim divulgado pelo ministério informa que há mais de 3.500 casos suspeitos de microcefalia relacionada ao zika vírus, distribuídos em 20 Estados e no Distrito Federal. Apesar de haver um protocolo unificando os procedimentos para o diagnóstico da malformação, o ministério não divulga o número de casos confirmados. "Os Estados e municípios trabalham para fazer as confirmações dos casos com exames. O que precisamos fazer é consolidar os dados", finalizou.
     
|
Milhares de peixes aparecem mortos em praias do Rio
Jan 13th 2016, 20:49
Agência Brasil
Encontrados em praias da zona norte da cidade, peixes podem ter sido descartados devido ao baixo valor de comercializaçãoMilhares de peixes apareceram mortos nesta quarta-feira (13) nas praias do Galeão e São Bento, na Ilha do Governador, zona norte da cidade, próximo da entrada para o Aeroporto Internacional Tom Jobim. Os peixes encontrados boiando na Baía de Guanabara são da espécie "boca-torta", que, devido ao baixo valor de comercialização, comumente são descartados no mar por barcos pesqueiros.

Os técnicos constataram a presença de lixo na água e na areia da praia e quantidade considerável de peixes mortos conhecidos como sardinha "boca-torta"
Foto: Instituto Estadual do Ambiente/Divulgação
O Instituto Estadual do Ambiente (Inea) informou que, em virtude de denúncias de mortandade de peixes nas proximidades do Galeão, realizou nesta quarta-feira uma vistoria na Praia do Galeão e na Ilha do Governador.
Os técnicos constataram a presença de lixo na água e na areia da praia e quantidade considerável de peixes mortos conhecidos como sardinha "boca-torta". Esta espécie, por seu baixo valor comercial, costuma ser objeto de descarte por barcos comerciais pesqueiros, conforme já verificado nesta mesma região em outras ocasiões.
Leia também:
Peixes morrem após lama chegar ao litoral capixaba
Cidade pernambucana controlou o Aedes aegypti com peixes em caixa d´água
Foto de ambientalista comemorando em cima de peixe gigante causa polêmica
Tragédia em MG: Pescadores fazem apelo por WhatsApp para salvar peixes; Assista
Além do lixo flutuante, a vistoria não constatou outras anormalidades visuais na água. Foram coletadas amostras de água para análise em laboratório, conforme é rotina nesses casos. O resultado será divulgado em cinco dias.
De acordo com a Companhia de Limpeza Urbana do Rio (Comlurb), a maioria do pescado ainda não chegou à areia das praias da Ilha do Governador. Por isso, a remoção ainda não foi iniciada.
A maré está levando boa parte dos peixes mortos para a Praia de Ramos, também na Baía de Guanabara, onde 11 homens da Comlurb fazem a remoção com auxílio de dois caminhões e pás mecânicas. O trabalho de remoção deve continuar amanhã (14) até que as praias estejam completamente limpas.
     
|
Avalanche atinge estudantes nos Alpes franceses
Jan 13th 2016, 20:27
BBC
Acidente deixou pelo menos três mortos e cinco desaparecidos, segundo autoridades locais 
Atendimento no local foi realizado por 30 socorristas locais
Foto: Reprodução/Facebook
Uma avalanche atingiu estudantes e um instrutor durante uma aula de esqui nos Alpes franceses, além de turistas que estavam no local, nesta quarta-feira (13).
Veja também:
Natal sem neve em Nova York e no Canadá frustra turistas brasileiros
Duas crianças e um turista ucraniano foram mortos, e cinco pessoas estão desaparecidas, segundo autoridades e a imprensa local.
Policiais disseram à imprensa que equipes de resgate encontraram quatro alunos em estado de parada cardíaca e seu professor inconsciente.
Clique no link abaixo para assistir ao vídeo:
     
|
"Primeira grande epidemia de zika vírus acontece no Brasil", diz infectologista
Jan 13th 2016, 20:03
Agência Brasil
Segundo Marcos Boulos, prefeituras brasileiras erraram em não manter grupo permanente de controle do vetor Aedes aegyptiUm dos mais respeitados infectologistas do Brasil, o professor e ex-diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e coordenador de Controle de Doenças da Secretaria da Saúde de São Paulo, Marcos Boulos, acredita que o País vive atualmente a maior epidemia já registrada no mundo por zika vírus.
Em entrevista ao programa Espaço Público, na TV Brasil, nessa terça-feira (12), o especialista defendeu o combate sistemático ao mosquito Aedes aegypti, transmissor não apenas do zika vírus, mas também da dengue e da febre chikungunya. Para ele, as prefeituras brasileiras erraram ao não manter um grupo técnico permanente de controle do vetor.

Marcos Boulos: "Precisamos conhecer melhor o zika para saber no que ele pode se transformar"
Foto: Divulgação/TV Brasil
Boulos lembrou que a infecção por zika vírus, até então, era considerada uma doença mais branda que a própria dengue, já que causa febre baixa, manchas pelo corpo que desaparecem em dois ou três dias e quadros clínicos menos graves, que dificilmente levam à morte. Foi a associação da doença com casos de microcefalia em bebês que levantou a bandeira vermelha.
O infectologista destacou que, em todos os locais onde foi registrado surto do zika vírus, como na Polinésia Francesa, e em algumas pequenas cidades da África, o cenário não se repetiu posteriormente. "Se isso acontecer, até que não vai ser tão ruim assim. Vamos passar por um momento epidêmico importante e, depois, é provável que exista uma calmaria", afirmou o especialista.
"Precisamos conhecer melhor o zika vírus para saber no que ele pode se transformar. Estamos assustados com os para-efeitos, as coisas que estão acontecendo por causa do vírus", declarou. "É preocupante as pessoas quererem engravidar sabendo que, se houver zika vírus, podem, eventualmente, ter uma criança com problemas e isso vai atrapalhar a vida e o desenvolvimento dessa família."
Leia mais no iG Vigilante
Reduzir casos em dois terços é muito, diz médico sobre vacina da dengue
Casos suspeitos de microcefalia causada por zika vírus crescem 11% em uma semana
Com 44% de aumento, Bahia tem disparada de suspeita de microcefalia por zika
Um novo balanço divulgado nesta terça (12) pelo Ministério da Saúde revela que 3.530 casos suspeitos de microcefalia relacionada ao zika vírus em recém-nascidos foram notificados no País entre 22 de outubro de 2015 e 9 de janeiro. O boletim também traz a confirmação de que a morte de dois recém-nascidos e dois abortos de bebês com a malformação no Rio Grande do Norte foram em decorrência da doença.
As notificações da malformação estão distribuídas em 724 municípios de 21 Estados. Pernambuco, o primeiro a identificar aumento de microcefalia, continua com o maior número de casos suspeitos (1.236), o que representa 35% do total registrado em todo o país. Em seguida, estão Paraíba (569), Bahia (450), Ceará (192), Rio Grande do Norte (181), Sergipe (155), Alagoas (149), Mato Grosso (129) e Rio de Janeiro (122).
O Ministério da Saúde só tem divulgado o número de casos em que há suspeita de que o recém-nascido tem microcefalia relacionada ao zika vírus. Os bebês têm o quadro confirmado ou descartado depois que passam por exames neurológicos e de imagem, como a ultrassonografia transfontanela e a tomografia.
O governo investiga ainda se a morte de outros 46 bebês com microcefalia na região Nordeste também tem relação com o zika. O vírus começou a circular no Brasil em 2014, mas só teve os primeiros registros feitos pelo ministério em maio do ano passado.
Veja no infográfico abaixo curiosidades sobre o mosquito Aedes aegypti:
     
|
Com atraso, Samarco entrega planos de emergência para barragens em Mariana
Jan 13th 2016, 19:54
Agência Brasil
Ministério Público de Minas Gerais informou que o valor da multa aumentaria; mineradora descumpriu duas vezes o prazoApós descumprir duas vezes o prazo de entrega dos planos de emergência das barragens de Santarém e do Germano, a Mineradora Samarco, responsável pelo rompimento da barragem de rejeitos de Fundão, em Mariana (MG), entregou nesta quarta-feira (13) os documentos à Justiça mineira.

As barragens de Santarém e do Germano, também localizadas na região de Mariana, sofreram danos na estrutura após o rompimento da Barragem de Fundão, em novembro
Foto: Divulgação/Instituto Últimos Refúgios
As barragens, também localizadas na região de Mariana, sofreram danos na estrutura após o rompimento da Barragem de Fundão, em 5 de novembro do ano passado, que derramou 32 milhões de metros cúbicos de lama de rejeitos de mineração no Rio Doce. O episódio causou a morte de 17 pessoas, destruiu municípios e continua causando impactos ambientais graves no rio e no oceano.
Ainda na manhã desta quarta-feira, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) havia informado que pediria a elevação da multa inicial de R$ 1 milhão por dia de atraso na entrega dos planos para R$ 5 milhões diários.
Por meio de nota, a Samarco informou que protocolou o novo estudo preliminar de Dam Break, cenário de ruptura hipotética de barragens, no Ministério Público e no Tribunal de Justiça de Minas Gerais na noite dessa terça-feira (12) e entregou a documentação hoje.
Os planos de emergência indicam as possíveis consequências de um novo colapso e apresentam as ações imediatas que serão tomadas pela mineradora para diminuir os impactos, caso isso ocorra.
Leia também:
MP quer multar Samarco em R$ 5 milhões por dia de atraso no plano de emergência
Samarco descumpre pela segunda vez entrega de planos de emergência em MG
Para Samarco, possibilidade de lama em Abrolhos ser de barragem é "muito baixa"
Promotoria vai à Justiça contra Samarco para garantir apoio a famílias atingidas
O MPMG havia definido o dia 3 de dezembro como prazo para entrega do estudo, mas, após pedido da empresa à Justiça, a multa foi suspensa e o prazo prorrogado para 9 de janeiro. Como a data caiu no fim de semana, venceu nessa segunda-feira (11). Portanto, a empresa terá de pagar mais um dia de multa.
De acordo com o MPMG, os valores são cumulativos, ou seja, os R$ 10 milhões contados antes da prorrogação do prazo pela Justiça continuam sendo computados.
"O Ministério Público entende que a sociedade não pode ficar à mercê dos prazos que atendam à conveniência da Samarco. Esses estudos já deveriam ter sido apresentados há muito tempo. A demora coloca vidas humanas em risco desnecessário", afirmou o promotor Mauro Ellovitch.
     
|
Policial resgata e amamenta bebê abandonada em mata
Jan 13th 2016, 19:27
O Dia
Recém-nascida foi deixada com poucas horas de vida e ainda carregava parte do cordão umbilical, segundo a agente 
Uma recém-nascida foi salva por uma policial que a amamentou ao resgatá-la em uma mata em Tuluá, na Colômbia. Luisa Urrea teve um filho recentemente e, ao ver a menina faminta, ficou comovida. "Dei à luz há pouco tempo, tenho leite e percebi as necessidades dessa pobre criatura", contou à "Radio Caracol".

Policial resgata e amamenta bebê abandonada em mata
Foto: Reprodução/Internet
Segundo a agente, o bebê tinha poucas horas de vida e ainda carregava parte do cordão umbilical. A bebê foi encaminhada para um hospital da região com ferimentos leves e hipotermia, mas conseguiu se recuperar, de acordo com o comandante da polícia, Javier Martin.
Uma mulher de 59 anos que passou pelo local desconfiou de um barulho e chamou a polícia. Ela pensou que fosse um gato abandonado. A menina foi incluída em um programa de adoção do governo. Autoridades estão em busca de sua mãe, que pode responder por tentativa de homicídio.
Fonte: O Dia
     
|
Túnel em armário e rastros de sangue: o refúgio de 'El Chapo' antes da prisão
Jan 13th 2016, 19:11
BBC
O líder do cartel de Sinaloa, no México, foi recapturado em 8 de janeiro após fugir da prisão de segurança máxima em julho 
A prisão de "El Chapo" ocorreu após um intenso tiroteio entre forças do governo e narcotraficantes. Guzmán tentou escapar por uma passagem secreta, mas acabou preso
Foto: BBC
Se a fuga do narcotraficante Joaquín "El Chapo" Guzmán, líder do poderoso cartel de Sinaloa, de uma prisão de segurança máxima em julho de 2015 constrangeu mundialmente o governo mexicano, sua recaptura em 8 de janeiro deste ano foi um acerto para as autoridades, que não perderam a oportunidade de se vangloriar do feito.
Leia também:
'El Chapo' é o novo Pablo Escobar?
As mulheres que levaram às recapturas do megatraficante 'El Chapo' Alberto Nájar
Após prisão de 'Chapo', quem é o traficante mais procurado do mundo?
Um grupo de jornalistas ─ entre eles, a correspondente da BBC no México, Katy Watson - teve acesso ao último refúgio do narcotraficante na cidade de Los Mochis, em Sinaloa, no noroeste do México.
A prisão de "El Chapo" ocorreu após um intenso tiroteio entre forças do governo e narcotraficantes. Guzmán tentou escapar por uma passagem secreta, mas acabou preso.
Assista ao vídeo no link abaixo:
     
|
Chuvas transbordam rios, destroem estradas e soterram adolescentes em SP
Jan 13th 2016, 18:58
iG São Paulo
Nível do rio Piracicaba triplicou e invadiu casas e pontos turísticos; em Ribeira, desabamento de casa soterrou jovens 
Avenida na região central da cidade de Piracicaba: nível do rio está seis vezes maior ao de 2015
Foto: Paulo Ricardo/Futura Press - 13.01.2016
As fortes chuvas que atingem o interior do Estado de São Paulo desde terça-feira (12) têm gerado o caos em diversas cidades paulistas, que viram rios transbordarem, estradas cederem, águas invadirem casas e barreiras de terra deslizarem sobre rodovias e residências ao longo das últimas horas.
Em Ribeira, município localizado a 360 quilômetros da capital paulista, um deslizamento de terra soterrou dois adolescentes, um de 13 e outro de 15 anos, na casa onde viviam com a família. Eles foram salvos graças aos esforços de vizinhos, que os encontraram nos escombros e os levaram a um pronto socorro local.
Em Piracicaba, o rio de mesmo nome teve seu nível quase triplicado, chegando a seis metros, o que o levou a transbordar e a fechar o tráfego na região mais movimentada da cidade.
Assista à cheia do Rio Piracicaba nesta quarta-feira:
Famílias precisaram deixar suas casas, invadidas pelas águas, e tiveram de ser resgatadas por equipes do Corpo de Bombeiros. Pontos turísticos importantes da cidade, como o Parque do Mirante, foram interditados.
Leia também
Enxurrada causada por chuvas deixa 2 mortos em SP; bombeiros buscam desaparecido
Defesa Civil desocupa 300 casas em Angra dos Reis após fortes chuvas
2.200 famílias são afetadas por chuvas no Rio Grande do Sul
Chuva causa alagamentos e afeta transporte público em São Paulo
A efeito de comparação, em janeiro do ano passado, período em que o Estado de São Paulo viveu o auge de uma estiagem que secou os reservatórios da unidade federativa, o nível chegou a menos de um metro em seu período mais crítico.
Os problemas não se limitaram a Piracicaba. Um trecho da estrada que liga Quintana a Borá cedeu completamente, abrindo uma cratera de 50 metros de profundidade, que engoliu uma caminhonete e uma carreta e, por sorte, não deixou mortos.
Rodovia que liga o litoral paulista ao Vale do Ribeira, a Padre Manoel da Nóbrega viu um trecho de cinco quilômetros ser interditado após uma barreira ceder e invadir suas duas pistas, enchendo-as de lama e galhos de árvores.
Em Itapetininga, um temporal provocou o transbordamento do Ribeirão dos Cavalos. O muro da Escola Municipal José Lauro, na mesma cidade, despencou. Ao menos 18 famílias foram desalojadas e encaminhadas à casa de parentes.
Houve transbordamento de rio também em Lençóis Paulista, o que obrigou equipes de resgate a serem acionadas para remover moradores preventivamente. O Rio São José, em Guapiara, também transbordou.
Equipes da Defesa Civil também foram deslocadas para vistorias nos municípios de Borebi, Pompeia, Água de Lindoia, Bauru, Votorantim, Porto Feliz e Barra do Chapéu, bastante atingidos pelos temporais.
Veja fotos do transbordamento do Rio Piracicaba:

Alagamento em Piracicaba - Rio Piracicaba transborda - 13.01.2016
Foto: Paulo Ricardo/Futura Press - 13.01.2016

Alagamento em Piracicaba - Rio Piracicaba transborda - 13.01.2016
Foto: Paulo Ricardo/Futura Press - 13.01.2016

Alagamento em Piracicaba - Rio Piracicaba transborda - 13.01.2016
Foto: Paulo Ricardo/Futura Press - 13.01.2016

Alagamento em Piracicaba - Rio Piracicaba transborda - 13.01.2016
Foto: Paulo Ricardo/Futura Press - 13.01.2016

Alagamento em Piracicaba - Rio Piracicaba transborda - 13.01.2016
Foto: Paulo Ricardo/Futura Press - 13.01.2016
     
|
MP quer multar Samarco em R$ 5 milhões por dia de atraso no plano de emergência
Jan 13th 2016, 17:53
Agência Brasil
Prazo para mineradora entregar planos de emergência para barragens de Santarém e Germano era 3 de dezembro de 2015O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) vai entrar na Justiça para pedir a elevação da multa inicial de R$ 1 milhão por dia de atraso na entrega dos planos de emergência das barragens de Santarém e do Germano, pertencentes à mineradora Samarco. A proposta é que a multa passe para R$ 5 milhões por dia de atraso. As barragens estão localizadas na região de Mariana, em Minas Gerais, e sofreram danos na estrutura após o rompimento da barragem de rejeitos de Fundão, em 5 de novembro do ano passado.

Lama da barragem da Samarco pode ter chegado ao Parque Nacional dos Abrolhos; Samarco diz que possibilidade da lama ser da barragem de rejeitos é muito baixa
Foto: Paulo de Araújo/Ministério do Meio Ambiente
Os planos de emergência exigidos devem apontar as possíveis consequências de um novo colapso e apresentar as ações imediatas que serão tomadas pela mineradora para diminuir os impactos, caso isso ocorra. O Ministério Público de Minas Gerais havia definido o dia 3 de dezembro como prazo para a entrega dos documentos, mas, após pedido da empresa à justiça, a multa foi suspensa e o prazo prorrogado para 9 de janeiro. Como a data caiu no fim de semana, venceu nesta segunda-feira (11).
Leia também:
Samarco descumpre pela segunda vez entrega de planos de emergência em MG
Para Samarco, possibilidade de lama em Abrolhos ser de barragem é "muito baixa"
Promotoria vai à Justiça contra Samarco para garantir apoio a famílias atingidas
Samarco vai pagar renda mensal a 11 mil pescadores e ribeirinhos, diz MPT
O MPMG informou que os valores são cumulativos, ou seja, os R$ 10 milhões contados antes da prorrogação do prazo pela Justiça continuam sendo computados. "O Ministério Público entende que a sociedade não pode ficar à mercê dos prazos que atendam a conveniência da Samarco. Esses estudos já deveriam ter sido apresentados há muito tempo. A demora coloca em risco desnecessário vidas humanas", afirma o promotor Mauro Ellovitch.
Em nota, a Samarco, empresa controlada pela Vale e pela BHP Billiton, informou ter recebido, na noite de segunda-feira, novo estudo de emergência de barragens contratado de uma consultoria especializada. "Técnicos da empresa agora revisam o material para entregá-lo aos órgãos competentes o mais brevemente possível", diz o comunicado, sem definir a data de entrega.
     
|
Avalanche deixa três mortos na França; duas crianças estão entre as vítimas
Jan 13th 2016, 17:49
iG São Paulo
Segundo o jornal "Dauphiné Liberé", há ao menos um aluno morto, outros dois em estado grave e cinco desaparecidos 
Les Deux Alpes
Foto: Reprodução/Facebook
Uma avalanche nos Alpes Franceses atingiu um grupo de 10 estudantes e o professor dos alunos que estavam na estação de esqui Les Deux Alpes, em Isère, nesta quarta-feira (13). Entre as vítimas estão duas crianças.
Veja mais
Acidente aéreo nos alpes: quem eram as vítimas?
Equipes entram no quarto dia de buscas nos alpes franceses
O que se sabe sobre o acidente de avião que matou 150 nos alpes franceses
As informações sobre as condições das vítimas divergem, mas segundo o jornal "Dauphiné Liberé", há ao menos um aluno morto, outros dois em estado grave e cinco desaparecidos.
Uma das vítimas teria morrido de ataque cardíaco e o professor estaria entre os gravemente feridos. O atendimento no local foi realizado por 30 socorristas locais que contam com o apoio de cães farejadores e de três helicópteros, segundo o jornal.
O prefeito de Venosc, Pierre Balme, afirmou à imprensa francesa que, no momento da avalanche, a pista estava fechada para os esquiadores. Os estudantes eram da escola Antoine de Saint-Exupéry, de Lion, na França.
     
|
Em agradecimento, casal de imigrantes sírios dá nome de Merkel à filha
Jan 13th 2016, 17:17
Ansa
Em 2015, no auge da crise imigratória, a chanceler alemã defendeu uma série de medidas de acolhimento de refugiadosPara agradecer a chanceler alemã por conceder asilo, um casal de imigrantes sírios que vive no centro de acolhimento de Duisburg colocou o nome de Angela Merkel na própria filha recém-nascida. "A Alemanha é como uma mãe para nós", disse o pai da criança, Mamon Alhamza, em entrevista ao jornal Westdeutsche Allgemeine Zeitung. "Queremos agradecer a chanceler pelo fato de estarmos aqui".

No ano passado, uma imigrante ganesa que vive em Hannover já havia colocado o nome de Angela Merkel em sua filha, também como forma de agradecimento
Foto: Divulgação/Christlich Demokratische Union Deutschlands
A criança nasceu em 27 de dezembro do ano passado, mas o casal chegou à Alemanha há três meses. Os sírios não tiveram problema em registrar a criança no cartório de Duisburg. De acordo com funcionários locais, o registro do nome pode ser feito se não causar nenhum problema à criança ao longo da vida. No ano passado, uma imigrantes ganesa que vive em Hannover já tinha colocado o nome de Angela Merkel em sua filha, como forma de agradecimento.
Leia também:
Merkel quer expulsão de refugiados envolvidos em casos de violência em Colônia
Merkel sofre pressão por entrada de estrangeiros após ataques na Alemanha
Angela Merkel é escolhida personalidade de 2015
"Nossa liberdade é mais forte que o terror", diz Merkel sobre atentados em Paris
No ano passado, quando a Europa enfrentava a pior crise de imigração e de deslocamento forçado desde o fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), Merkel defendeu uma série de medidas de acolhimento de refugiados, apesar das críticas de setores de extrema direita na Alemanha. A chanceler permitiu que o país afrouxasse a concessão de asilos, cujos pedidos passaram de 1,1 milhão, para amenizar a crise.
A maior parte dos refugiados é originária de países em guerra civil ou confrontos com grupos extremistas islâmicos no norte da África e no Oriente Médio. A Síria é um dos países com mais deslocados forçados, já que metade de sua população já foi obrigada a abandonar suas casas e cerca de 4 milhões deixaram a nação.
     
|
Hillary Clinton vê adversário encostar na disputa do Partido Democrata
Jan 13th 2016, 17:07
Ansa
Ex-secretária de Estado tem 48% das intenções de voto em período pré-eleições, contra 41% do senador Bernie Sanders 
Clinton Sanders
Foto: ABC/ Ida Mae Astute
A pré-candidata democrata à Presidência dos Estados Unidos, Hillary Clinton, viu a vantagem para seu principal concorrente no Partido Democrata, o senador Bernie Sanders, diminuir 20% em um mês. Segundo dados divulgados pela pesquisa New York Times/CBS, Clinton tem 48% das intenções de voto contra 41% do senador.
Leia mais:
Candidato socialista critica Donald Trump: "Quer dividir a América"
Hillary acusa Trump de ser o melhor "recrutador" do Estado Islâmico
Por que Donald Trump é popular entre os conservadores nos EUA – e fora deles
Apesar de ainda estar à frente na disputa dentro do partido, a candidata já começou a sentir o efeito da pressão causada por Sanders e iniciou ataques mais agressivos contra seu concorrente em temas como a violência ligada às facilidades na venda de armas - da qual o senador é contra uma maior regulamentação.
O duelo também parece causar uma "divisão de gerações" entre os candidatos, sendo que a maior parte dos eleitores abaixo dos 45 anos preferem o representante de Vermont.
Porém, mesmo entre aqueles que votam em Sanders, cerca de 70% acreditam que Clinton será a escolhida para representar o partido na disputa presidencial deste ano.
     
|
Governo estuda distribuir implante para evitar gravidez na adolescência
Jan 13th 2016, 16:50
Agência Brasil
Sistema Único de Saúde poderá oferecer o DIU e o implante subcutâneo; métodos são contraceptivos de longa duraçãoO governo brasileiro estuda a possibilidade de oferecer, na rede pública de saúde, dois métodos contraceptivos de longa duração para evitar a gravidez entre adolescentes. O primeiro é um implante subcutâneo, colocado no antebraço e que libera o etonogestrel, hormônio que inibe a ovulação. O outro é um tipo de dispositivo intrauterino (DIU) que libera pequenas doses diárias de outro hormônio, o levonorgestrel. Ambos os métodos são reversíveis e têm duração de três e cinco anos, respectivamente.

O pedido de inclusão dos dois métodos no Sistema Único de Saúde (SUS) foi feito pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo)
Foto: Arquivo/Agência Brasil
As duas consultas públicas que tratam do assunto foram abertas em dezembro do ano passado e seguem disponíveis para contribuição da comunidade até o dia 2 de fevereiro no siteda Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS (Conitec). As críticas e sugestões coletadas nesse período serão inseridas em relatórios técnicos para análise dos membros do plenário que, posteriormente, vão emitir uma recomendação final sobre as tecnologias avaliadas.
O pedido de inclusão dos dois métodos no Sistema Único de Saúde (SUS) foi feito pela Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). Em entrevista àAgência Brasil, a presidente da Comissão de Anticoncepção da Febrasgo, Marta Franco Finotti, disse que o número de gestações indesejadas no Brasil e no mundo tem aumentado, mantendo-se em 52% e 49%, respectivamente.
"As adolescentes são uma população mais vulnerável para ter uma gestação planejada. Elas não usam os métodos contraceptivos de maneira regular. Com isso, a eficiência deles fica comprometida. Elas não têm a disciplina, por exemplo, para tomar a pílula anticoncepcional todos os dias, no mesmo horário. Há muito mais chance de uma gravidez não planejada nesses casos", afirmou Marta.
Leia também:
Impeachment, aborto e Cunha: veja 10 temas que dividiram o Brasil em 2015
Papa Francisco oferece 'absolvição' a mulheres que fizeram aborto
Mulheres protestam contra Cunha e PL que dificulta aborto na Avenida Paulista
A médica, responsável pelos dois pedidos de ampliação de métodos contraceptivos de longa duração disponíveis no SUS, lembrou que, tanto o implante subcutâneo quanto o DIU hormonal, depois de colocados, não dependem de nenhum tipo de intervenção da paciente para garantir a eficácia da contracepção.
Marta lembrou ainda que a gravidez na adolescência gera impactos importantes na saúde da mãe e também do bebê – mulheres com menos 20 anos que engravidam, segundo ela, registram o dobro de mortalidade em relação às que estão acima dessa faixa etária. Além disso, a mortalidade no primeiro ano de vida chega a ser quatro vezes maior entre crianças fruto de gravidez na adolescência.
"Do ponto de vista social, 75% das adolescentes abandonam a escola quando engravidam e 57% não estudam, nem trabalham porque ficam com a criança em casa. Isso faz com que se perpetue o ciclo da pobreza e da desigualdade no Brasil. A Organização Mundial da Saúde propõe que todos os tipos de DIU façam parte dos medicamentos a serem oferecidos pelos governos no mundo todo porque são os de maior eficácia", ressaltou a médica.
Em nota, o Ministério da Saúde informou que oferece oito métodos contraceptivos para adolescentes e para as demais faixas etárias da população: o injetável mensal, o injetável trimestral; a minipílula; a pílula combinada; o diafragma; a pílula do dia seguinte; o DIU de cobre e a camisinha (feminina e masculina). "Vale ressaltar que a inclusão de qualquer nova tecnologia no SUS obedece às regras da Conitec, que garantem as melhores escolhas tecnológicas para a eficiência do sistema público de saúde e a proteção do cidadão. Para aprovar uma nova tecnologia e propor sua incorporação na rede pública, a comissão exige documentos e estudos que comprovem evidência clínica consolidada de eficácia, eficiência e custo-efetividade dos medicamentos ou insumos estratégicos."
Leia mais:
SUS oferece 'pílula do dia seguinte' contra HIV
"Drone do aborto" lança pílulas sobre país que proíbe prática
Deputada se arrepende após aprovar projeto que dificulta aborto pós-estupro
Ainda segundo a nota do Ministério da Saúde, mesmo que a solicitação da Febrasgo seja negada, um novo pedido de incorporação poderá ser feito a qualquer tempo, desde que sejam apresentados novos documentos. O prazo médio para análise é 180 dias (prorrogáveis por mais 90 dias), podendo receber prioridade em caso de tratamentos inovadores para uma doença.
A Conitec é formada por representantes do Conselho Federal de Medicina, Conselho Nacional de Saúde, Conselho Nacional das Secretarias Estaduais de Saúde, Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde, Agência Nacional de Saúde Suplementar e Agência Nacional de Vigilância Sanitária, além do próprio ministério.
     
|
Deslizamento de terra interdita rodovia em SP
Jan 13th 2016, 16:35
iG São Paulo
Fortes chuvas derrubaram árvores e deixaram mar de lama em trecho de quatro quilômetros da Padre Manoel da Nóbrega 
Veículos passam por rodovia quase 20 horas após deslizamento de terra, nesta quarta-feira
Foto: Facebook/Reprodução - 13.01.2016
Desde às 17h de terça-feira (12), um trecho de quatro quilômetros da Rodovia Padre Manoel da Nóbrega segue interditado após um deslizamento de terra causado pelas fortes chuvas, na região de Pedro de Toledo, no Vale do Ribeira, interior de São Paulo.
Leia também
Mais de mil pessoas deixam Morro da Boa Vista após deslizamento em Vila Velha
Deslizamento de terra deixa três mortos em SP
Deslizamento atinge parque industrial na China e deixa 40 desaparecidos
O mau tempo deixou a pista em ambos os sentidos completamente tomada pela lama e por árvores que acabaram arrancadas por ventos e chuvas, entre os quilômetros 381 ao 385.
Até o início da manhã desta quarta-feira (13), a Polícia Rodoviária Federal desviava o tráfego de quem seguia do litoral paulista para o Vale do Ribeira pela Rodovia Régis Bittencourt.
Aos poucos, a passagem de veículos era liberada em uma das pistas – a outra, ao lado da barreira, seguia interditada até o início da tarde.

Passagem de veículos era limitada a apenas uma das pistas%2C no final da manhã desta quarta
Foto: Facebook/Reprodução - 13.01.2016
     
|
Limpadores de janela são resgatados do 71º andar de arranha-céu nos EUA
Jan 13th 2016, 16:20
BBC
Plataforma onde homens trabalhavam ficou pendurada e eles ficaram presos do lado de fora do prédio, no estado do Texas 
Momento do resgate de limpadores de janela que ficaram presos em prédio nos EUA
Foto: Reprodução
Dois limpadores de janela ficaram presos do lado de fora de um dos prédios mais altos dos Estados Unidos. O incidente ocorreu no 71º andar do Chase Tower, em Houston, no Estado americano do Texas. O edifício tem 75 andares.
Vídeo: Veja aqui o momento do resgate
A plataforma onde eles trabalhavam teve um problema no motor e ficou pendurada em um ângulo de 45 graus. Os bombeiros foram chamados e tiveram que retirar uma das janelas para o resgate dos dois.
     
|
'El Chapo' é o novo Pablo Escobar?
Jan 13th 2016, 16:05
BBC
Semelhanças entre os dois são muitas: ambos viraram líderes de enormes organizações criminosas usando esperteza, ambição e crueldade e "aprenderam" com criminosos famosos 
El Chapo estava foragido há seis meses%3B governo chegou a oferecer recompensa de US%24 3%2C8 mi
Foto: Reprodução/Twitter
Fugas surpreendentes, inclusão na lista dos mais ricos da revista Forbes, a reputação de criminoso mais procurados do mundo e um indiscutível talento para enganar autoridades. São características que fizeram a fama do notório traficante colombiano Pablo Escobar, mas que poderiam tranquilamente descrever a trajetória do traficante mexicano Joaquín 'El Chapo" Guzmán, recapturado na última passada.
Um marcou com violência a história de seu país nas décadas finais do século 20. O outro se tornou o traficante mais procurado do mundo no início do século 21. "El Chapo" foi recapturado na sexta-feira (8) e agora enfrenta a ameaça que Pablo Escobar tanto tentou evitar: a extradição para os Estados Unidos. Então, seria "El Chapo" Guzmán o "novo Pablo Escobar"?
Vida paralelas
As semelhanças entre um e outro são muitas. Os dois viraram líderes de enormes organizações criminosas usando esperteza, ambição e crueldade. Ambos também "aprenderam" com criminosos famosos.
Em seu livro "El Patrón del Mal", o jornalista colombiano Alonso Salazar conta como, nos anos 1970, o jovem Pablo Escobar virou guarda-costas de Alfredo González, contrabandista colombiano conhecido como "El Padrino". Assim ele conheceu rotas de contrabando e os segredos do submundo, que seriam extremamente úteis depois.
Da mesma forma, "El Chapo" Guzmán aprendeu sua "profissão" nos anos 1980, ao lado de Miguel Ángel Gallardo, o "Chefe dos chefes", líder do cartel de Guadalaraja, que, nesta época, chegou a controlar quase todo o tráfico de drogas do México para os EUA.
Gallardo foi detido em 1989 pelo assassinato do agente da DEA Enrique "Kiki" Camarena. Segundo o jornalista mexicano Ricardo Ravelo, em seu livro "Los capos, las narco-rutas de México", foi neste mesmo ano, no de sua prisão, o "Chefe dos chefes" decidiu dividir seu império. O livro diz que "El Chapo" ficou com as cidades de Mexicali, no Estado Baja California, e de San Luis Río Colorado, em Sonora.
Leia também
As mulheres que levaram às recapturas do megatraficante 'El Chapo'
Vídeo mostra violento cerco a traficante 'El Chapo'
Após prisão de 'Chapo', quem é o traficante mais procurado do mundo?
Outra coincidência é que ambos conduziram sangrentas guerras contra cartéis rivais – que em outros momentos chegaram a ser aliados. Quando estiveram na prisão – Escobar em La Catedral, e Chapo em Puente Grande –, viviam cercados de luxo e continuaram a controlar suas organizações.
Escobar, inclusive, fez com que fossem levados à cadeia alguns de seus rivais e os assassinou ali mesmo. Os dois fugiram quando assim o julgaram necessário – e sem maiores problemas.
Em 21 de julho de 1992, Escobar deixou La Catedral porque soube que seria levado para outra prisão. "El Chapo" fugiu duas vezes: em 19 de janeiro de 2001, porque, segundo Anabel Hernández no livro "Los señores del narco", temia ser extraditado para os EUA; e em 13 de julho do ano passado, por um túnel de 1,5 km de extensão do presídio de segurança máxima Altiplano.
Os dois também tinham uma forte ligação com suas regiões de origem – Antioquia e Sinaloa – onde os dois foram capturados. E o destino reservou a eles uma outra irônica coincidência: Pablo Escobar foi rastreado e acabou sendo morto em 1 de dezembro de 1993, em um bairro de classe média de Medellín, devido a uma chamada feita por celular.
Além disso, um nova coincidência pode estar por vir: enquanto Escobar foi retratado em duas séries de TV (O Patrão do Mal e Narcos, esta última com o brasileiro Wagner Moura no papel do traficante), "El Chapo" inspira uma série da TV mexicana prevista para estrear no final do ano.
Diferenças
Mas as diferenças também são grandes. Ao contrário de Pablo Escobar, que chegou a ser eleito suplente na Câmara, "El Chapo" Guzmán nunca se envolveu diretamente com política. Há relatos de que Escobar, em algum momento, teria chegado a alimentar, brevemente, o sonho de conseguir a independência do Estado de Antióquia – evitando, assim, sua extradição para os EUA.
Mas "El Chapo", pelo que se sabe, não tem pretensões políticas. Também não se conhece nenhum esforço seu para criar uma base social de apoio, com a construção de habitações sociais ou campos de futebol, como fazia Escobar. Este não escondia suas ambições e intenções de se converter em figura pública; e isso acabou levando os jornais colombianos – principalmente o El Espectador, cujo diretor, Guillermo Cano, foi morto a mando de Escobar – a vasculhar a vida do líder do cartel de Medellín e expô-lo como traficante.

Um dos traficantes mais conhecidos do mundo, Pablo Escobar foi morto pela polícia em 1993
Foto: BBC
Além de se manter mais discreto, Guzmán não iniciou um confronto direto contra o Estado, como Escobar, que entre o final dos anos 1980 e início dos 1990, colocou o governo contra a parede – conseguindo até que a extradição fosse especificamente proibida pela Assembleia Constituinte de 1991.
Até o final, Escobar foi o chefe indiscutível do cartel de Medellín, que desapareceu após sua morte. O cartel de Sinaloa, de acordo com especialistas mexicanos, é mais uma "federação" de organizações, e "El Chapo", ainda que seja o rosto mais conhecido do cartel, é apenas um de seus chefes.
Além de ser uma "federação", o cartel de Sinaloa opera como uma enorme multinacional, com múltiplos negócios (como a metanfetamina) e com tentáculos que se estendem por vários continentes - segundo agência de segurança dos EUA, atuam em mais de 50 países. Chegaram onde o cartel de Medellín apenas sonhou chegar.
     
|
De Ferrari a time de futebol: o que comprar com US$ 1,5 bi da loteria dos EUA
Jan 13th 2016, 15:38
BBC
Bolsa recorde acumulada é a maior da história do país e levou a corrida frenética por compra de bilhete; sorteio é nesta quarta 
Milhões de pessoas nos Estados Unidos vão parar tudo na noite de quarta-feira para acompanhar o sorteio do segundo maior prêmio de loteria já acumulado na história - apostadores de 45 dos 50 Estados americanos estarão envolvidos - há relatos de que pessoas de regiões que não têm a loteria e mesmo do vizinho Canadá viajaram para comprar bilhetes.

A equipe de Fórmula 1, Ferrari, está avaliada como mais valiosa na categoria: US$ 1,35 bilhão
Foto: Reprodução
Depois de diversas semanas sem ganhador, o Powerball agora está "inchado" com US$ 1,5 bilhão. É menos do que os US$ 2,4 bilhões recentemente acumulados pela loteria espanhola "El Gordo". No entanto, o prêmio europeu foi para milhares de apostadores, enquanto nos EUA uma única pessoa poderá receber a bolada.
Leia também: EUA caminham para modelo brasileiro de identificação racial, diz sociólogo americano
A rigor, o valor nominal do prêmio é de US$ 930 milhões com o desconto dos impostos, caso um ganhador opte por um pagamento imediato em vez de depósitos anuais de US$ 50 milhões durante 29 anos. Mas ainda assim é dinheiro suficiente para realizar alguns "sonhos malucos". Veja o que essa grana pode comprar.

O Antilia, erguido em Mumbai, na Índia, só é mais "barato" que o Palácio de Buckingham
Foto: Reprodução/Facebook
A casa mais cara do mundoTrata-se do Antilia, um "edifício-mansão" erguido em Mumbai, na Índia, pelo empresário Mukesh Ambani. Precisa de "apenas" 600 funcionários para manter tudo em ordem. O Antilia, avaliado em US$ 1 bilhão, é o segundo imóvel residencial mais caro do mundo, perdendo apenas para o Palácio de Buckingham, em Londres, em que vive a rainha Elizabeth 2ª.

O Etihad, estádio do clube inglês Manchester City, é avaliado em US$ 1,39 bilhão
Foto: Divulgação
Manchester City Futebol Clube
Avaliado em US$ 1,39 bilhão na lista de organizações esportivas mais valiosas do mundo, o Manchester City pertence à família real de Abu Dhabi, um dos Emirados Árabes Unidos. Além de um elenco de estrelas como o argentino Sergio Aguero e o espanhol Davi Silva, o clube possuiu o Etihad Stadium, a suntuosa arena na região leste de Manchester.
Leia também: Por que você ainda vai tomar 'água da privada'
Leia também: As mulheres que levaram às recapturas do megatraficante 'El Chapo'
FerrariNão estamos falando de carros, mas sim da equipe de Fórmula-1, uma marca tão forte no automobilismo que mesmo os seis anos de ausência de títulos mundiais ainda não a derrubou do posto de mais valiosa na categoria - US$ 1,35 bilhão. E apesar de gastar um bocado em motores e pilotos, a equipe em 2013 teve receita de quase US$ 500 milhões. Difícil seria convencer a montadora Fiat a vender o negócio...
Ostentação nos céusO dinheiro da loteria seria suficiente para a compra de três Airbus 380, o "avião-cidade" que conta até com suítes particulares. Cada aeronave sai por US$ 400 milhões. Custos com piloto e gasolina não estão incluídos.
O 'barquinho' de AbramovichCom 70 tripulantes e até um submarino, o iate "Eclipse" pertence ao magnata russo do petróleo Roman Abramovich, dono também do clube de futebol Chelsea. Tem 162 metros de comprimento, 24 cabines. Por medida de segurança, conta com um lançador de mísseis. Está avaliado em pelo menos US$ 1 bilhão.
![]()
O mais recente filme da saga "Star Wars" custou US$ 200 milhões
Foto: Divulgação
Sete novos 'Guerra nas Estrelas'Se o vencedor da loteria for fã da conhecida e altamente influente série cinematográfica de ficção científica Star Wars, ele poderá bancar pelo menos sete novos filmes da série, a julgar pelo orçamento de O Despertar da Força (US$ 200 milhões).
Um bilhão de bocasDe acordo com cálculos de várias ONGs, 50 milhões de pessoas poderiam ser alimentadas durante 24 horas com US$ 1 bilhão. Difícil imaginar tamanha generosidade de um ganhador da loteria, mas não custa oferecer a opção.
     
|
Prefeitura é chamada de racista por usar foto de europeus em post de festa na BA
Jan 13th 2016, 15:14
iG São Paulo
Página da prefeitura de Santo Amaro é inundada por críticas a imagem que foi retirada de sites húngaros voltados ao turismo 
Imagem com jovens loiros e sorridentes é facilmente encontrada em páginas internacionais
Foto: Facebook/Reprodução
A Prefeitura de Santo Amaro (BA) usou uma maneira nova para divulgar a sua tradicional Festa de Nossa Senhora da Purificação. Em vez de ilustrar o cartaz de anúncio do evento com as tradicionais baianas, optou por usar jovens com visual moderno para atrair turistas para as procissões e shows que marcam a festa. Mas acabou dando um tiro no pé.
Desde a noite de terça-feira (12), críticas e mais críticas ao governo municipal da cidade têm proliferado em sua página no Facebook devido ao fato de ter usado imagem com apenas pessoas loiras e brancas para a divulgação – o que gerou uma série de acusações de racismo contra a prefeitura.
Leia também
Advogado relata racismo após criança negra pedir sorvete no Leblon
Governador do Rio diz que assassinato de cinco jovens não foi racismo
Delegacia registrou este ano 75 denúncias de racismo em São Paulo
"Não como banana por causa de comparação com macacos", relata vítima de racismo
"Que imagem racista! Decepcionante me deparar com esse post hoje, uma cidade formada por descendentes de negros escravizados, símbolo da resistência do samba de roda e da capoeira, abrir mão de sua negritude para de maneira hipócrita arianizar uma festa que é símbolo da cidade", escreveu um internauta. "Esse prefeito e sua equipe não conhecem a história da cidade a qual governa, sinceramente é um homicídio da cultura de Santo Amaro", ecoou um outro.
Em várias postagens, internautas criticam a imagem questionando se os modelos usados nela haviam sido buscados na Europa. E, por incrível que pareça, eles estão corretos. Basta uma rápida busca na internet para se encontrar diversas páginas com a mesma foto ( clique aqui para conferir), usada para divulgar a turistas a vida noturna da cidade de Budapeste, na Hungria – esta, sim, formada em sua maioria por pessoas brancas, bem distante da miscigenação brasileira.
O iG procurou a prefeitura de Santo Amaro para comentar as críticas dos internautas e o "furto" da foto europeia para a divulgação da festa, mas não conseguiu contato até a publicação desta reportagem.

Participantes da Festa da Purificação de Santo Amaro%2C em 2011%3A bem diferente do cartaz
Foto: Divulgação
     
|
Pastor suspeito de tráfico de drogas é preso
Jan 13th 2016, 14:08
O Dia
Kleber Elias dos Santos, de 29 anos, foi detido portando pedras de crack e cocaína em Campo Grande, Mato Grosso do SulUm missionário religioso de 29 anos foi preso, na noite desta terça-feira (12), por tráfico de drogas em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. Kleber Elias Pereira dos Santos foi detido portando pedras de crack e cocaína.

Kleber Elias Pereira dos Santos, de 29 anos, foi detido portando pedras de crack e cocaína
Foto: Divulgação / Polícia Militar
Veja também
Mulher é detida após jogar balde com fezes e urina em pastor durante culto no MT
De acordo com o jornal Correio do Estado, a polícia chegou ao suspeito após receber uma denúncia de um furto. Ao chegar no local, o autor do crime contou que furtou a vítima para pagar uma dívida de drogas com o pastor evangélico e que os pertences que havia levado no furto tinham sido entregues ao missionário. Ele também disse que Kleber Elias abastecia o tráfico de drogas na região.
O pastor foi localizado pela polícia e confessou que os pertences do furto estava em sua casa. O material foi apreendido e Kleber Elias foi encaminhado à Depac (Delegacia de Pronto Atendimento Comunitário) do Centro.
FONTE/ O DIA
     
|
|