O que foi a Conferência de Copenhague
Conferência de Copenhague - COP-15
A 15ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do
Clima foi realizada entre os dias 7 e 18 de dezembro de 2009, na cidade
de Copenhague (Dinamarca). A Conferência Climática reuniu os líderes de
centenas de países do mundo, com o objetivo de tomarem medidas para
evitar as mudanças climáticas e o aquecimento global. A conferência
terminou com um sentimento geral de fracasso, pois poucas medidas
práticas foram tomadas. Isto ocorreu, pois houve conflitos de interesses
entre os países ricos, principalmente Estados Unidos e União Européia, e
os que estão em processo de desenvolvimento (principalmente Brasil,
Índia, China e África do Sul).
De última hora, um documento, sem valor jurídico,
foi elaborado visando à redução de gases do efeito estufa em até 80%
até o ano de 2050. Houve também a intenção de liberação de até 100
bilhões de dólares para serem investidos em meio ambiente, até o ano
de 2020. Os países também deverão fazer medições de gases do efeito
estufa a cada dois anos, emitindo relatórios para a comunidade
internacional.