7 coisas que você precisa saber para a quinta-feira, 14 de janeiro

Zero Hora

7 coisas que você precisa saber para a quinta-feira, 14 de janeiro
Jan 14th 2016, 08:53
7 coisas que você precisa saber para a quinta-feira, 14 de janeiro <p><b>1. Quais os desafios de Sartori para honrar compromissos</b></p><p>Conhecido pela aversão a promessas, Sartori revelou três prioridades de sua gestão: concluir a duplicação da ERS-118 até o fim do mandato, lançar ainda este ano os primeiros editais para a concessão de estradas e apresentar, em fevereiro, projeto de lei para ampliar o número de PMs nas ruas. Confira quais <b> os caminhos e entraves para o governador honrar os compromissos .</b></p> Foto: Diego Vara / Agencia RBS <p><b>2. Prazo para inscrições para o Sisu termina hoje</b><br></p><p>As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) <b> se encerram às 23h59min desta quinta-feira </b>, exclusivamente pela internet. Podem participar os estudantes que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 e não tenham zerado a redação. <b><br></b></p> Foto: Jean Pimentel / Agencia RBS <p><b>3. Avanço na taxa de homicídios coloca RS entre os Estados mais violentos </b></p><p><b> Levantamento nos 11 maiores Estados </b>, onde vivem 78% dos brasileiros de norte a sul do país, aponta que os homicídios — o principal indicador internacional de violência — cresceram somente entre gaúchos e pernambucanos de janeiro a setembro do ano passado, ante igual período de 2014. E, no mesmo intervalo, o Rio Grande do Sul ainda registra os maiores aumentos de assaltos e de roubos de veículos entre sete Estados pesquisados. <br></p> Foto: Diego Vara / Agencia RBS <p><b>4. Série de explosões e tiroteios deixam mortos e feridos na Indonésia </b></p><p>A capital da Indonésia — maior país muçulmano do mundo — foi atingida por <b> uma série de explosões, seguida de diversos disparos de arma de fogo  </b>nesta quinta-feira. De acordo com agências, ao menos quatro pessoas foram mortas em um ataque próximo ao shopping Sarinah, na área central de Jacarta.  <br></p> Foto: BAY ISMOYO / AFP <p><b>5. Grêmio fará evento para "reapresentar" Marcelo Grohe </b><br></p><p>Depois de Maicon e Geromel, é a vez de Marcelo Grohe ser "reapresentado" pelo Grêmio. O goleiro renovou por cinco anos com o clube e participa de um evento especial com sócios nesta quinta. Os jogadores, enquanto isso, seguem com os trabalhos intensos. Roger comandou, na quarta, o primeiro treino com a bola do Gauchão 2016. E ainda segue a <b> expectativa pela apresentação oficial do zagueiro Fred </b>, que treina com o grupo, mas ainda não foi confirmado pelo clube.<br></p> Foto: Marco Souza / Agência RBS <p><b>6. Inter tem dia de folga após empate com o Bayer Leverkusen </b><br></p><p>A quinta-feira será de descanso para os jogadores do Inter. A equipe só volta a treinar na sexta, após o <b> empate em 3 a 3 com o Bayer Leverkusen </b>, na madrugada desta quinta, na estreia colorada na Florida Cup. Sasha, D'Alessandro e Andrigo marcaram os gols na partida contra os alemães. O próximo jogo será no dia 20, contra o Fluminense. <b><br></b></p> Foto: Ricardo Duarte / Divulgação/Internacional <p><b>7.  Segue o calorão, mas com menor intensidade</b></p><p>Nesta quinta-feira, a nebulosidade diminui em grande parte do Rio Grande do Sul. Apenas na faixa Norte é que ainda tem algumas nuvens que provocam chuva isolada. As temperaturas diminuem um pouco na parte da tarde, aliviando a sensação de calor . No entanto, os termômetros seguem registrando marcas elevadas, principalmente no Oeste. <br></p><p class="embed-content"> </p><p><br></p><!-- contentFrom:cms -->
Media files:
17853510.jpg?w=1024&h=768 (image/jpeg)

Luiz Zini Pires: Grêmio define data de lançamento das duas primeiras camisas de 2016
Jan 14th 2016, 08:32
Luiz Zini Pires: Grêmio define data de lançamento das duas primeiras camisas de 2016 <P>Grêmio e Umbro decidem nesta quinta-feira, em São Paulo, a data oficial de lançamentos dos primeiros uniformes da nova temporada. A tendência é de que o time apresente as novas camisas tricolor e branca no amistoso contra o uruguaio Danubio na tarde do próximo dia 23, um sábado, na Arena.</P> <P> <STRONG>Grêmio faz primeiro treino com bola do Gauchão</STRONG> </P> <P>Tudo ainda está na fase das ideias. Mas como os uniformes estão pontos e precisam ser apresentados até o final do mês, o jogo pode colaborar. Com a crise, a verba destinada aos lançamentos encolheu.</P> <P> <STRONG>Visita de Bielsa emociona Roger Machado: "Um dos meus ídolos"</STRONG> </P> <P>O sigilo com o lançamento é total. A Umbro pretende evitar que imagens das camisas vazem na internet, como aconteceu no ano passado. O clube gaúcho tenta negociar os direitos de transmissão do amistoso com a TV.</P> <P> <STRONG>Marcelo Oliveira brinca com o calor da pré-temporada: "Parece o Nordeste"</STRONG> </P> <P><STRONG>Acompanhe o Grêmio no Gremista ZH. Baixe o aplicativo:</STRONG></P> <P> <STRONG>App Store</STRONG> </P> <P> <STRONG>Google Play</STRONG> </P> <P> *ZHESPORTES </P>
Media files:
17879061.jpg?w=1024&h=768 (image/jpeg)

Homem morre após se recusar a parar em abordagem policial em Porto Alegre 
Jan 14th 2016, 08:17
<p>Um homem morreu após se recusar a parar em uma abordagem da Brigada Militar, na madrugada desta quinta-feira, na zona sul de Porto Alegre. De acordo com a polícia, uma guarnição estava parada em um cruzamento da Avenida Otto Niemeyer, no bairro Tristeza, quando o motorista de um Honda Civic passou o sinal fechado em alta velocidade. <b> As informações são da Rádio Gaúcha. <br><br></b>Os policiais desconfiaram que o carro poderia ser roubado e houve perseguição. Uma outra guarnição, que estava na Avenida Wenceslau Escobar, tentou parar o veículo, mas o motorista ameaçou atropelar o policial. O policial efetuou disparos contra o carro, que colidiu em um poste.</p><p> <b>Leia mais notícias do dia.<br></b> <br>O motorista, identificado como Vilmar Mattiello, de 57 anos, morreu quando era atendido pela equipe de socorro. Ele foi atingido por um disparo. Ainda não há confirmação se ele morreu em decorrência do tiro ou do acidente. O motorista era engenheiro.</p><p>De acordo com relato do passageiro do carro, eles haviam bebido e o motorista não quis parar o veículo. O carro não era roubado. O passageiro do carro não ficou ferido.</p><p><br></p><!-- contentFrom:cms -->

Desenho Tático Pós-Jogo: virtudes e defeitos do primeiro Inter de 2016
Jan 14th 2016, 08:08
Desenho Tático Pós-Jogo: virtudes e defeitos do primeiro Inter de 2016 <P>No primeiro jogo do ano do Inter, o <STRONG>empate em 3 a 3</STRONG> diante do Bayer Leverkusen mostrou virtudes e defeitos da equipe de Argel. No vídeo abaixo, André Baibich analisa a atuação colorada nos primeiros 45 minutos, momento em que o time titular esteve em campo.</P> <P> <STRONG>Argel elogia "veia goleadora" de Sasha e qualidade nos passes de Bob</STRONG> </P> <P> <STRONG>Cotação ZH: veja como foram os jogadores do Inter diante do Bayer Leverkusen</STRONG> </P> <P> * ZH Esportes </P>
Media files:
17879784.jpg?w=1024&h=768 (image/jpeg)

Aves e suínos poderão ficar até 15% mais caros
Jan 14th 2016, 08:06
Aves e suínos poderão ficar até 15% mais caros <P>Opções para o consumidor frente o aumento da carne bovina,<STRONG> aves</STRONG> e <STRONG>suínos</STRONG> também ficarão com preços mais salgados. Nos próximos dias, as indústrias devem anunciar <STRONG>reajuste</STRONG>. Conforme a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a estimativa, em função dos custos, é de alta de cerca de 15%.</P> <P>Esse repasse reflete energia mais cara e valorização do milho e do farelo de soja, ingredientes da ração animal. Em janeiro de 2015, a saca de milho era comprada, ao preço médio, por R$ 29. Agora, subiu 37,93%, ficando em torno de R$ 40, conforme a Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav).</P> <P>— Estamos bem preocupados porque essa é uma época do ano em que o consumo diminui. Não há outra opção, a não ser repassar o aumento — diz José Eduardo dos Santos, diretor-executivo da Asgav.</P> <P> Leia mais: desembolso maior na ceia </P> <P>Hoje, a entidade reúne a indústria de aves para debater o assunto. Na próxima semana, a de ovos. Outra medida é a redução na produção. Quanto ao percentual de alta no valor, Santos diz que ainda precisa ser avaliado, mas calcula entre 10% e 15%.</P> <P>Além de mais caro, o milho ficou mais raro. Há restrição de oferta em regiões do país — o grão vem perdendo espaço para a soja.</P> <P>— Entendemos que a valorização do produto é importante para estimular o produtor a plantar. Mas na atual situação, o governo terá de entrar em campo — opina Francisco Turra, presidente da ABPA.</P> <P>Reunião no Ministério da Agricultura foi agendada para segunda. As sugestões são para leilões do estoque público e campanha de estímulo ao plantio da safrinha. </P> <P>O Rio Grande do Sul tem problema extra. Consome mais do que colhe, precisando trazer o milho de outros Estados, gastando com frete. O déficit gira entre 1,5 milhão e 2 milhões de toneladas.</P> <P>— Isso agrava o problema. Mas hoje esse assunto não é unicamente do Estado, é do Brasil — pondera Rogério Kerber, diretor-executivo do Sindicato das Indústrias de Produtos Suínos do RS.</P>
Media files:
17879182.jpg?w=1024&h=768 (image/jpeg)

Luís Filipe Chateaubriand: mudanças no futebol? Dirigentes são contra
Jan 14th 2016, 08:05
<P>Não chega a ser novidade que o futebol brasileiro está em declínio. Vivemos um momento de muitas dificuldades e dissabores. É imperioso admitir que isso não é obra do acaso, mas sim resultado de uma estrutura viciada, arcaica e corrompida.</P> <P> <STRONG>Vicente Majó da Maia: o atendente da lanchonete</STRONG> </P> <P>Os clubes, instituições mais importantes de nosso futebol, têm seus interesses negligenciados pelos seus próprios dirigentes. Os dirigentes são incapazes de exigir um calendário racional. São ineptos para pleitear cotas de televisão mais equânimes. São pusilânimes com os grotescos erros de gestão nas agremiações. </P> <P> <STRONG>Roberto Alves d'Azevedo: por que temer a Libertadores?</STRONG> </P> <P>Veem-se inábeis para lidar de forma pertinente contra as diversas violências presentes no contexto futebolístico. Não se mostram agentes dignos do encetamento de uma visão estratégica para o nosso futebol.</P> <P> <STRONG>Luís Augusto Fischer: é nós de novo</STRONG> </P> <P>Em resumo: em sua maioria, os dirigentes estão mais preocupados consigo mesmos do que com os clubes a que dizem servir. Assim não fosse, poderiam fazer algo relevante para os clubes que representam. Cabe, então, indagar: o que de relevante poderia ser feito?</P> <P>Por exemplo: os clubes poderiam ser insurgir em relação às suas federações estaduais, poderiam se insurgir em relação à Confederação Brasileira de Futebol (CBF), poderiam se insurgir em relação à Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL), poderiam se insurgir em relação à Federação Internacional de Futebol (FIFA); os clubes constituir-se-iam em ligas, seriam agentes de seus destinos.</P> <P>Poderiam instituir um calendário em que as centenas de clubes tivessem calendário ao longo de 10 meses do ano, sem jogos em excesso nem em falta por clube. Poderiam estabelecer cotas de televisão em que, entre os clubes da Série A, quem ganhasse mais ganharia, no máximo, o dobro de quem ganhasse menos. Poderiam estabelecer um padrão de gestão em que maus dirigentes seriam responsabilizados pelos seus atos e em que não se gastaria mais do que se arrecada.</P> <P>Os dirigentes dos clubes poderiam se unir, e dar um "adeus" à estrutura apodrecida, promover a ruptura com o que aí está. Por que não o fazem? Por que não o querem. O futebol brasileiro perde de goleada seu jogo mais importante.</P> <P> * ZH Esportes </P>

Alerta energético
Jan 14th 2016, 08:05
Alerta energético <P>Os sucessivos cortes no fornecimento de energia registrados nos últimos dias em diferentes áreas da Capital provocam transtornos de toda ordem para consumidores e fazem soar o alerta sobre a vulnerabilidade do sistema elétrico no Estado. O verão, que faz o consumo aumentar, está apenas no início. Clientes das concessionárias de energia, tanto pessoas físicas quanto jurídicas, já arcam com valores excessivos de tarifa, incompatíveis com a qualidade do serviço prestado. Não podem, portanto, continuar sob o temor de que, a qualquer momento, o fornecimento venha a ser suspenso, ainda mais por longos períodos. </P> <P>Um dos compromissos assumidos no início do ano passado pela nova gestão da estatal gaúcha foi o de tentar se antecipar aos problemas, agindo de forma preventiva para evitar descontinuidade no abastecimento. Os danos nas redes provocados por tempestades registradas no terceiro trimestre de 2015, porém, mostraram falhas na prevenção não apenas por parte da CEEE, mas também de outras concessionárias. E, em algumas regiões, o restabelecimento dos serviços só ocorreu depois de vários dias, provocando prejuízos que, em muitos casos, não têm como ser reparados.</P> <P>Aumento do consumo nessa época do ano é um fato previsível, que não pode servir de desculpas para as preocupantes falhas do sistema. Esse é o momento de a CEEE e as demais empresas do setor virem a público transmitir com clareza o que está sendo feito para evitar a continuidade desse tipo de problema. </P> <P> <STRONG>Leia outros textos de Opinião</STRONG> </P> <P></P> <P></P> <P></P> <P></P> </STRONG>
Media files:
17641365.jpg?w=1024&h=768 (image/jpeg)

Fuerza Bruta realiza apresentação ao ar livre na praia de Atlântida
Jan 14th 2016, 08:03
Fuerza Bruta realiza apresentação ao ar livre na praia de Atlântida <P>Depois de tirar o fôlego dos gaúchos em 2012 durante o Porto Alegre Em Cena, o Fuerza Bruta está com tudo pronto para repetir a dose com trechos de seus espetáculos na praia de Atlântida, entre os dias 22 e 24 de janeiro, liderando a programação do Pepsi Twist Land – evento que une arte, música e cultura. </P> <P> <STRONG>Drinks Sonidos y Algo Más estreia no 300 Dining Room, em Porto Alegre</STRONG> <BR><BR>Desde 2003 na estrada, o grupo argentino deve atrair ao número 1.200 da Avenida Central um público de 30 mil pessoas em nove apresentações gratuitas a céu aberto, combinando elementos de teatro, performance e apelo pop. </P> <P> <STRONG>Liziane Richter volta a Paris com nova coleção de inverno</STRONG> </P> <P>Para dar conta de tudo isso, a produção conta com 60 pessoas, responsáveis por trazer de Buenos Aires um caminhão de 12 metros de comprimento por 4,3 metros de altura e 5 camarins contêiner. O coordenador-geral, Fábio D'Aquila, aposta na magia das apresentações para encantar quem estiver no evento: <BR><BR>– Esperamos surpreender o público e fazê- los viver uma experiência de alegria intensa. Queremos inspirá-los a ir além de seus limites e liberarem suas emoções. </P> <P>Enquanto a data não chega, dá para conferir uma das apresentações da turma <STRONG> <STRONG>aqui</STRONG> </STRONG>. Agende-se! Amanhã, às 21h, Nando Reis realiza show durante um piquenique noturno no mesmo local.</P>
Media files:
17878343.jpg?w=1024&h=768 (image/jpeg)

AB InBev lança emissão de obrigações de US$ 46 bilhões
Jan 14th 2016, 07:49
<p>A AB InBev, de capital belga e brasileiro, anunciou nesta quinta-feira uma emissão de obrigações para captar 46 bilhões de dólares, com o objetivo de financiar parcialmente a compra da rival britânica SABMiller.</p><p>Esta é uma das maiores emissões da história.</p><p>A operação de compra da SABMiller está avaliada em 117,4 bilhões de dólares, valor que faz desta a quarta maior aquisição registrada na história.</p><p>clp/fp</p><p /><p />

Comboios com ajuda humanitária seguem para três cidades sírias sitiadas
Jan 14th 2016, 07:45
<p>Um novo comboio de ajuda humanitária seguia nesta quinta-feira para a cidade síria sitiada de Madaya, cujos habitantes sofrem de fome extrema.</p><p>Um porta-voz do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) confirmou a saída do comboio de Damasco, com quase 50 caminhões, que transportam alimentos e medicamentos.</p><p>Na segunda-feira, o governo sírio autorizou a passagem de 44 caminhões com ajuda humanitária para a cidade de 42.000 habitantes.</p><p>Além disso, um comboio com 17 caminhões seguia nesta quinta-feira para as localidades xiitas de Fua e Kafraya, na província de Idleb, noroeste, ambas sitiadas pelos rebeldes.</p><p>O CICV solicitou novamente na quarta-feira o fim de tocos os cercos de cidades na Síria, que afetam 400.000 pessoas.</p><p> * AFP </p>

Ataques em Jacarta: cinco criminosos e dois civis mortos
Jan 14th 2016, 07:33
<p>Cinco criminosos e dois civis, um deles um cidadão holandês, morreram nesta quinta-feira em explosões e tiroteios no centro de Jacarta, atos considerados "terroristas" pelo governo da Indonésia.</p><p>"Cinco terroristas morreram", afirmou o ministro da Segurança, Luhut Panjaitan, à imprensa no local dos ataques.</p><p>O ministro informou ainda que um cidadão holandês e um indonésio foram mortos nos ataques.</p><p>O porta-voz da polícia de Jacarta, Muhammad Iqbal, anunciou que cinco policiais, um civil estrangeiro e quatro indonésios ficaram feridos.</p><p>O presidente do país, Joko Widodo, chamou de "atos terroristas" os ataques, que tiveram como alvo sobretudo um café Starbucks próximo a várias agências da ONU e embaixadas.</p><p>A rede internacional Starbucks anunciou o fechamento "até nova ordem" de todos os cafés em Jacarta.</p><p>"Esta unidade e todos os outros Starbucks de Jacarta permanecerão fechados, por precaução, até novo aviso. Acompanhamos de perto a situação", anunciou o grupo em um comunicado divulgado em sua sede em Seattle, Estados Unidos.</p><p>A polícia anunciou recentemente que desbaratou um atentado suicida planejado para a noite de Ano Novo em Jacarta por supostos extremistas, alguns deles vinculados ao grupo Estado Islâmico (EI).</p><p>Mais cedo, a polícia havia anunciado um balanço de quatro mortos.</p><p>A ação começou pouco depois das 10H30 (1H30 de Brasília), afirmou Ruli Koestaman, de 32 anos, que estava perto do local.</p><p>"Escutei uma forte explosão, como um terremoto, e todos seguimos para a rua", disse à AFP.</p><p>"Vimos que o Starbucks do lado havia sido destruído. Vi um estrangeiro, um ocidental, com a mão mutilada, mas vivo", completou.</p><p>"Uma dos funcionários do Starbucks saiu correndo. Ele sangrava pelas orelhas".</p><p>"Todos se reuniram e um terrorista chegou e começou a atirar na nossa direção e contra o Starbucks", disse Koestaman.</p><p>Ele citou uma troca de tiros com a polícia e novas explosões.</p><p>O presidente indonésio pediu aos compatriotas que não se deixem vencer pelo medo.</p><p>"Não seremos vencidos por estes atos terroristas", declarou Widodo ao canal Metro TV.</p><p>Testemunhas citaram pelo menos seis explosões, incluindo uma que atingiu uma delegacia de polícia em uma rua muito movimentada.</p><p>A polícia indonésia estava em alerta máximo durante as festas de Ano Novo, após o anúncio do plano de atentado suicida em Jacarta.</p><p>Em dezembro, a polícia prendeu cinco pessoas suspeitas de integrar uma rede próxima ao Estado Islâmico e outras quatro vinculadas ao grupo extremista Jemaah Islamiyah, responsável por vários atentados na Indonésia.</p><p>As forças de segurança apreenderam material para a fabricação de explosivos e uma bandeira inspirada no EI. </p><p> * AFP </p>

Soldados israelenses matam palestino armado com faca na Cisjordânia
Jan 14th 2016, 07:18
<p>Soldados israelenses mataram nesta quinta-feira em uma área próxima a Hebron, na Cisjordânia ocupada, um palestino que tentou agredir um militar com uma faca, anunciou o exército de Israel.</p><p>"Um agressor palestino armado com uma faca tentou esfaquear um soldado das forças israelenses. As forças presentes no local responderam e atiraram contra o agressor, o que provocou a sua morte", afirma um comunicado militar.</p><p>lal/fp</p><p />

A tragédia nas águas
Jan 14th 2016, 07:11
<P>Entre as muitas notícias dolorosas que os meios de comunicação se veem compelidos a divulgar, nenhuma é tão estupidamente trágica e evitável como a morte de uma criança ou adolescente por afogamento. Compreensivelmente, nos chocamos com o afogamento de refugiados no Mar Mediterrâneo, mas quase todo dia temos cenas idênticas bem aqui ao nosso lado: esse massacre a conta-gotas tira a vida de 6,5 mil brasileiros em média por ano, cerca de 200 dos quais no Rio Grande do Sul, sem que haja perspectiva de reversão da catástrofe.</P> <P>Ao contrário: desde 19 de dezembro, 28 pessoas morreram afogadas no Estado em locais sem salva-vidas, mais que o dobro no mesmo período do verão passado. Entre os mortos, estão duas crianças de oito e nove anos e um tio que tentou socorrê-las quando se banhavam no Rio Cacequi no sábado.</P> <P>Apesar de esforços isolados, essa tragédia só será atenuada se houver uma cultura de responsabilidade no Brasil. Há dois anos, o Grupo RBS e o Ministério Público do Rio Grande do Sul lançaram uma campanha, batizada de Uma Vida Vale Muito, para realçar a percepção de que o cidadão comum também tem a obrigação de prevenir acidentes e zelar pela segurança alheia. Ou seja, o brasileiro deve eliminar a noção de que a responsabilidade pela integridade física é exclusivamente do governo, do Estado ou de terceiros. Quando se trata de acidentes, não é. O dono de uma canoa que a enche de crianças sem coletes salva-vidas para um ingênuo passeio no açude deveria ter consciência de que, na verdade, está levando-as para uma caminhada na corda bamba sobre o abismo.</P> <P>Apenas 15% das mortes por afogamento no Brasil acontecem no mar, e ainda assim geralmente em pontos sem salva-vidas. O restante ocorre em rios, açudes, represas e piscinas. Grande parte destas mortes seria evitada com uma providência simples: ensinar crianças a nadar ou a pelo menos se manter à tona em caso de emergência. Diante de tamanha carnificina nas águas, toda a sociedade, da família ao poder público, deveria centrar esforços no ensino de natação e, portanto, na prevenção daquilo que há de mais importante — a vida de crianças e jovens.</P> <P>Há muito mais a fazer: disseminar o uso de coletes salva-vidas, cercar piscinas caseiras e, principalmente, vigilância, vigilância e vigilância. No ano passado, os assaltos deixaram 141 mortos no Rio Grande do Sul, e isso é chocante. Mas é simplesmente intolerável que um acidente de fácil prevenção mate, sem alarde, um número maior de gaúchos sem provocar nenhuma reação além de luto e lamentos. </P> <P><STRONG> <STRONG>Leia todas as colunas de Marcelo Rech</STRONG> </STRONG></P> <P> </P>

Saiba quais os documentos e os prazos exigidos para quem conquistar uma vaga na UFRGS
Jan 14th 2016, 07:04
Saiba quais os documentos e os prazos exigidos para quem conquistar uma vaga na UFRGS <P>Ufa, as provas do vestibular da UFRGS acabaram, mas em vez de ficar cultivando a ansiedade pelo listão dos aprovados, que deve sair até 23 de janeiro, os candidatos que entraram para valer na disputa podem aproveitar o período para organizar a documentação exigida na hora da matrícula. Deixar para última hora pode ser muito arriscado e significar a perda da vaga conquistada com tanto esforço. </P> <P><STRONG> <STRONG>Leitura na era digital foi o tema da redação da UFRGS<BR></STRONG> </STRONG><STRONG><STRONG> <STRONG><STRONG>Leia as últimas notícias do dia<BR></STRONG></STRONG> </STRONG></STRONG><BR>A Comissão Permanente de Seleção (Coperse) da UFRGS reforça que é preciso se antecipar na organização da papelada, porque empresas e repartições públicas, nesta época do ano, às vezes funcionam em horários especiais de verão, e os prazos para a entrega dos documentos são rígidos e curtos. Especialmente os candidatos que concorreram pelo sistema de reserva de vagas devem começar já a reunir os papéis, porque a lista, divulgada no edital do vestibular 2016, é bastante extensa.</P> <P> </P>
Media files:
17879063.jpg?w=1024&h=768 (image/jpeg)

Coisas para fazer em Porto Alegre nesta quinta-feira
Jan 14th 2016, 07:03
Coisas para fazer em Porto Alegre nesta quinta-feira <P><STRONG>Novas peças em cartaz no Porto Verão Alegre</STRONG> <BR> Clique na imagem para ver o benefício </P> <P>A programação do Porto Verão Alegre conta, a partir desta quinta-feira, com mais três espetáculos. Um deles é Homens de Perto 2 (na foto acima), que tradicionalmente faz temporada na programação do festival. Na peça, os personagens de Zé Victor Castiel, Oscar Simch e Rogério Beretta experimentam a estética feminina para tentar entender o que as mulheres pensam, além de satirizarem o separatismo entre o Rio Grande do Sul e o Brasil. As sessões serão no Teatro da Amrigs (Ipiranga, 5.311), de quinta a domingo, sempre às 21h.</P> <P><STRONG> <STRONG>Leia outras notícias sobre entretenimento</STRONG> </STRONG></P> <P>Outra montagem que volta a cartaz é Formas de Falar das Mães dos Mineiros Enquanto Esperam que Seus Filhos Saiam à Superfície – no Teatro do Sesc (Alberto Bins, 665), de quinta a sábado, às 20h. O enredo conta a história de Isabel, que, enquanto espera ser atendida em busca de informações sobre seu filho desaparecido, vê-se envolvida em um jogo de disfarces encenados por uma secretária e seu chefe. </P> <P>A mágica também tem seu lugar na programação do festival. No espetáculo Mágicos do Sul , grandes nomes da arte do ilusionismo se unem para apresentar números que mesclam música, teatro, dança, e, é claro, mágica – sessões quinta e sexta-feira, às 21h, no Teatro Novo DC (Frederico Mentz, 1.561). Confira informações sobre ingressos no roteiro.</P> <P><STRONG> <STRONG>Cinemateca Capitólio reabre para exibir clássicos de David Lean</STRONG> </STRONG></P> <P><STRONG>Funkalister no Ocidente</STRONG><BR>Realizando seu primeiro show do ano, a banda Funkalister se apresenta hoje, às 23h, no Ocidente. O grupo, formado por Chico Paixão (guitarra), Everton Velasques (baixo), Leonardo Boff (teclados), Cristiano Bertolucci (bateria) e Rodrigo Siervo (sax), sobe ao palco acompanhado das participações especiais de Anjinho (trompete) e Willians (trombone). O repertório trará músicas dos três discos da banda, além de releituras de nomes da black music que influenciam o grupo, como Kool & The Gang; Earth, Wind & Fire e Stevie Wonder, entre outros. Ingressos a R$ 30, à venda na hora.</P> <P><STRONG> <STRONG>Protagonista da série "Making a Murderer", Steven Avery pede anulação de seu julgamento</STRONG> </STRONG></P> <P><STRONG>Cia. Espaço em Branco estreia espetáculo</STRONG><BR>Um dos coletivos mais inventivos da Capital, a Cia. Espaço em BRANCO cumpre temporada de estreia do espetáculo Roleta Russa/Maçã do Amor, no qual o ator e diretor Lisandro Bellotto investiga identidades contemporâneas por meio de linguagens como performance e vídeo. As sessões são às quartas e quintas, às 20h, até o dia 28, na Sala 504 da Usina do Gasômetro, com ingressos a R$ 20. A programação de verão da companhia inclui uma oficina de performance com João de Ricardo, entre os dias 19 a 24, com inscrições abertas pelo e-mail joaodericardo@gmail.com .</P><STRONG> <P><STRONG>"Carol" narra de maneira delicada flerte entre duas mulheres nos anos 1950</STRONG></P> </STRONG>
Media files:
17878945.jpg?w=1024&h=768 (image/jpeg)

Ronald Krummenauer: e o brasil de amanhã?
Jan 14th 2016, 07:02
<P>O Brasil já passou por inúmeras crises políticas e econômicas, mas com esse "ingrediente" moral da que passamos atualmente, penso ser a nossa estreia. As discussões se limitam a "quem rouba menos?", "quais as propostas que podemos levar a sério?", "quem faz o que promete?". Em resumo: em quem podemos confiar? O fato é que deixamos a crise moral ganhar uma proporção maior do que as demais. E isto, agora, é irremediável.</P> <P>A cada ano, mais partidos políticos são criados. A maioria digna de riso. Estão em busca de um espaço político e de uma representatividade que não existe e de uma verba partidária generosa que, esta sim, existe. Os hotéis de Brasília estão sempre lotados, abarrotados de governadores e prefeitos de todos os Estados do país em busca de verbas que geralmente são migalhas ou promessas que nunca serão cumpridas. Tudo isso porque concentramos no governo federal mais de 60% de todos os tributos que arrecadamos. Ou seja, os impostos que pagamos imaginando ser para melhorar a nossa cidade, o nosso bairro, nossa rua, estão, a maior fatia, com a União.</P> <P>Enquanto isso, o déficit da previdência no Brasil já gira em torno de R$ 100 bilhões. O jovem que entra hoje no mercado de trabalho já começa a sua carreira com a incerteza de um dia poder se aposentar. Não falta muito para virar uma certeza: não conseguirá. Irá trabalhar até morrer. É imperativo alterar a idade mínima para aposentadoria. Não podemos ter trabalhadores se aposentando aos 50 anos de idade, ou menos, enquanto a expectativa de vida do brasileiro, felizmente, se aproxima dos 80. Já temos exemplos de pessoas que estão há mais tempo inativas do que estiveram trabalhando.</P> <P>O básico da economia, que não é reforma e sim lógica, é a despesa menor do que a receita. Quando iremos adotar no poder público esta obviedade? Lamento o fato de não termos amenizado esta conjuntura previamente, com ações políticas e econômicas. Espero, para o bem do país, que as decisões em relação ao futuro sejam rápidas.</P> <P><STRONG> <STRONG>Leia outros textos de Opinião</STRONG></P> </STRONG>

Crocodilo arranca a mão de mulher no noroeste da Austrália
Jan 14th 2016, 06:54
<p>Um crocodilo arrancou a mão de uma mulher em um riacho de uma pequena cidade do noroeste da Austrália, onde a polícia foi mobilizada para tentar localizar o animal.</p><p>A mulher, de quase 60 anos, estava na quarta-feira à tarde em Three Mile Creek em Wyndham, 3.200 km ao norte de Perth, quando foi atacada, afirmou à AFP o Departamento de Saúde do governo local.</p><p>De acordo com informações de fontes médicas citadas pelo canal ABC, a mulher caminhava pela beira do riacho quando o crocodilo saiu da água.</p><p>A vítima foi levada para um hospital de Darwin, na região vizinha do Território do Norte, em situação estável.</p><p>A polícia isolou a área, mas não conseguiu encontrar o animal.</p><p>Uma porta-voz do Departamento de Parques e Fauna afirmou que o animal pode ser um crocodilo de água salgada. O governo pretende aumentar o número de efetivos para "deter e sacrificar" o animal, disse.</p><p>Os crocodilos são comuns no norte tropical da Austrália, onde o número de exemplares aumentou desde a aprovação de leis proteção em 1971. </p><p>O governo calcula a população de todo o país em 100.000 animais. Na média, os crocodilos matam duas pessoas a cada ano na Austrália.</p><p /><p>grk/fp</p><p />

Ataques em Jacarta deixam pelo menos seis mortos
Jan 14th 2016, 06:51
<p>Ao menos seis pessoas morreram nesta quinta-feira em explosões e tiroteios no centro de Jacarta, atos considerados "terroristas" pelo governo da Indonésia.</p><p>De acordo com a polícia, quatro suspeitos morreram, incluindo dois homens-bomba.</p><p>"Quatro criminosos morreram: dois homens-bomba e dois que foram abatidos no tiroteio com as forças de segurança", afirmou o diretor adjunto da polícia nacional, Budi Gunawan. </p><p>Dois civis, um deles estrangeiro, também morreram, segundo um balanço provisório da polícia.</p><p>O presidente do país, Joko Widodo, chamou de "atos terroristas" os ataques, que tiveram como alvo sobretudo um café da rede Starbucks próximo a várias agências da ONU e embaixadas.</p><p>A rede internacional Starbucks anunciou o fechamento "até nova ordem" de todos os cafés em Jacarta.</p><p>"Esta unidade e todos os outros Starbucks de Jacarta permanecerão fechados, por precaução, até novo aviso. Acompanhamos de perto a situação", anunciou o grupo em um comunicado divulgado em sua sede em Seattle, Estados Unidos.</p><p>A polícia anunciou recentemente que desbaratou um atentado suicida planejado para a noite de Ano Novo em Jacarta por supostos extremistas, alguns deles vinculados ao grupo Estado Islâmico (EI).</p><p>Mais cedo, a polícia havia anunciado um balanço de quatro mortos.</p><p>A ação começou pouco depois das 10H30 (1H30 de Brasília), afirmou Ruli Koestaman, de 32 anos, que estava perto do local.</p><p>"Escutei uma forte explosão, como um terremoto, e todos seguimos para a rua", disse à AFP.</p><p>"Vimos que o Starbucks do lado havia sido destruído. Vi um estrangeiro, um ocidental, com a mão mutilada, mas vivo", completou.</p><p>"Uma dos funcionários do Starbucks saiu correndo. Ele sangrava pelas orelhas".</p><p>"Todos se reuniram e um terrorista chegou e começou a atirar na nossa direção e contra o Starbucks", disse Koestaman.</p><p>Ele citou uma troca de tiros com a polícia e novas explosões.</p><p>O presidente indonésio pediu aos compatriotas que não se deixem vencer pelo medo.</p><p>"Não seremos vencidos por estes atos terroristas", declarou Widodo ao canal Metro TV.</p><p>Testemunhas citaram pelo menos seis explosões, incluindo uma que atingiu uma delegacia de polícia em uma rua muito movimentada.</p><p>A polícia indonésia estava em alerta máximo durante as festas de Ano Novo, após o anúncio do plano de atentado suicida em Jacarta.</p><p>Em dezembro, a polícia prendeu cinco pessoas suspeitas de integrar uma rede próxima ao Estado Islâmico e outras quatro vinculadas ao grupo extremista Jemaah Islamiyah, responsável por vários atentados na Indonésia.</p><p>As forças de segurança apreenderam material para a fabricação de explosivos e uma bandeira inspirada no EI. </p><p> * AFP </p>

A Polônia será a nova Hungria?
Jan 14th 2016, 06:44
<p>A Polônia corre o risco de ser reduzida pelo governo do Partido da Lei e da Justiça (PLJ), eleito em outubro, a uma ¿democracia iliberal¿. O diagnóstico não é de nenhum ideólogo ligado ao presidente russo, Vladimir Putin, e sim do historiador britânico Timothy Garton Ash, insuspeito de simpatia por Moscou. A terminologia, aqui, é de suma importância. Uma democracia iliberal pode ser imperfeita, deformada, dominada por burocracias ou oligarquias. Continua sendo, porém, uma democracia, preferível a autocracias ou ditaduras.<br><br>Aos fatos: o governo do PLJ anulou nomeações de cinco juízes para o Tribunal Constitucional e, diante da resistência da Corte, aprovou uma lei impondo quórum de dois terços para que suas decisões sejam válidas. Reforçou o controle oficial sobre o serviço público de mídia, aprovando lei que dá ao Executivo o poder de nomear os chefes das emissoras estatais de rádio e TV. Nomeou um servidor condenado por abuso de poder para a chefia dos serviços de segurança. A ofensiva acendeu o sinal amarelo em Bruxelas, onde as autoridades europeias se preocuparam especialmente com a interferência no Judiciário. Ontem, a Comissão Europeia decidiu iniciar uma investigação inédita para apurar se existe ou não na Polônia ¿ameaça sistêmica em relação ao Estado de direito¿.<br><br>O PLJ flerta com a pior espécie de nacionalismo na região: autoritário, violento, antimigração (o governo já afirmou que só aceita refugiados cristãos) e antissemita (em Wroclaw, foi queimado o boneco de um judeu ortodoxo com a bandeira da União Europeia). Até o momento, a condenação europeia e mundial é tímida. Será a Polônia a nova Hungria?<br></p><!-- contentFrom:cms -->

Novo comboio humanitário segue para cidade sitiada na Síria
Jan 14th 2016, 06:43
<p>Um novo comboio de ajuda humanitária seguia nesta quinta-feira para a cidade síria sitiada de Madaya, cujos habitantes sofrem de fome extrema.</p><p>O comboio tem quase 50 caminhões e transporta alimentos e medicamentos, segundo uma correspondente da AFP. </p><p>Um porta-voz do Comitê Internacional da Cruz Vermelha confirmou a saída do comboio de Damasco.</p><p> * AFP </p>

Temer sem medo de Renan
Jan 14th 2016, 06:39
<p>Michel Temer (SP) aceita o desafio do grupo de Renan Calheiros (AL). Quer enfrentar o senador ou Romero Jucá (RR) na disputa pela presidência do PMDB. Vale o controle da legenda, que ensaia candidatura ao Planalto em 2018. Principal aliado do vice, Eliseu Padilha (RS) prepara a campanha até a convenção de março. ¿Para nós, que queremos a unidade do PMDB, enfrentar outra chapa faz parte da democracia interna do partido¿, diz o gaúcho. Renan tem apoio dos líderes Eunício Oliveira (CE) e Leonardo Picciani (RJ). Seu grupo fala em renovação (Temer preside a sigla desde 2001) e promete mais diálogo nas decisões internas. Renan é insuflado pelo Rio de Janeiro, Estado de maior peso no colégio eleitoral, com 72 dos 661 votantes. Já Temer tem seu esteio no Sul e em São Paulo. Aposta no domínio da máquina e na condição do rival, alvo de seis inquéritos na Lava-Jato. Como as negociações voam, a guerra dos caciques terá muitos rounds. E pode terminar sem novidades, com um acordo de Renan para reeleição de Temer.</p><p></p><p><b>MIGUELITO</b><br>Multicampeão pelo Grêmio, Carlos Miguel está escalado no time do gabinete do deputado federal Carlos Gomes (PRB-RS). É assessor parlamentar lotado no Estado. Em 2012, Miguelito tentou sem sucesso ser vereador em Cachoeirinha. Deve repetir a candidatura.</p><p><b>PARCELANDO</b><br>O Dnit liberou o pagamento de R$ 1 bilhão em atrasados. Dá fôlego às empresas que não receberam e assegura continuidade de obras nos Estados. A previsão é colocar o caixa em dia no primeiro semestre. Cerca de R$ 2 bilhões seguem pendentes.</p><p><b>RURAL</b><br>O deputado Heitor Schuch (PSB-RS) monitora a reforma da Previdência em gestação. Está preocupado com mudanças na aposentadoria dos trabalhadores rurais. Para barrar alterações, conta com a Fetag e a Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, presidida pelo próprio Schuch.</p><p><b>CHAMADA</b><br>Os deputados José Stédile (PSB), Mauro Pereira (PMDB) e Pepe Vargas (PT) não faltaram a sessões da Câmara em 2015. Foram os mais assíduos da bancada gaúcha. O líder em ausências foi Onyx Lorenzoni (DEM), que teve 46 faltas, 39 justificadas. Onyx enfrentou dois tratamentos de saúde no ano.</p><!-- contentFrom:cms -->

Criminosos explodem agência bancária em Bom Retiro do Sul
Jan 14th 2016, 06:35
Criminosos explodem agência bancária em Bom Retiro do Sul <p>Uma agência do Banrisul foi explodida, na madrugada de quinta-feira, em Bom Retiro do Sul, no Vale do Taquari. O ataque ocorreu por volta das 3h. <b> As informações são da rádio Gaúcha. </b><br><br>O local está isolado para os trabalhos da perícia. Ainda não há informações sobre quantos bandidos participaram da ação. A polícia faz buscas. <br><br>Não houve feridos.<br></p><!-- contentFrom:cms -->
Media files:
17879856.jpg?w=1024&h=768 (image/jpeg)

EUA: loteria com prêmio recorde de US$ 1,6 bilhão tem ao menos um vencedor
Jan 14th 2016, 06:33
<p>Ao menos um bilhete vencedor foi vendido nos Estados Unidos para o Powerball, uma loteria que esta semana estabeleceu um novo recorde mundial de premiação, de quase 1,6 bilhão de dólares.</p><p>Os números sorteados foram 8, 27, 34, 4 e 19, além do adicional 10. A loteria dominou o noticiário americano nas últimas semanas.</p><p>"Temos um vencedor na Califórnia!", anunciou a loteria do estado da costa oeste dos Estados Unidos no Twitter.</p><p>Os resultados de outros estados ainda são aguardados e é possível que existam mais vencedores do prêmio colossal.</p><p>No caso de apenas um ganhador, o feliz proprietário do bilhete premiado ficará com 930 milhões de dólares (antes de impostos), caso deseje receber o dinheiro de imediato, ou quase 1,6 bilhão de dólares se optar pelo pagamento em 30 anos. </p><p>A probabilidade de vencer é de uma em 292 milhões, tão remota que uma pessoa tem uma chance 246 vezes maior de ser fulminado por um raio, segundo o jornal The New York Times.</p><p>O bilhete da loteria Powerball custa dois dólares.</p><p>"Muitos apostam 10 ou 20 dólares, mas na terça-feira um homem apostou 280 dólares", afirmou Ahsanul Kabir, dono de uma loja na Terceira Avenida de Nova York.</p><p>Mesmo depois do pagamento dos impostos, no caso de apenas um vencedor, esta pessoa seria mais rica, por exemplo, que o craque argentino Lionel Messi, o tenista suíço Roger Federer ou a estrela da música Beyoncé.</p><p /><p>jm-pst/fp</p><p></p><p />

George Alexandre Freire Gomes: brasileiro, mostra a tua cara
Jan 14th 2016, 06:31
<P align=right> "O problema de Faoro, contudo, não é o Estado, e sim a natureza que ele assume nas condições históricas brasileiras (...), a dificuldade senão impossibilidade histórica do Estado racional liberal-democrático (...)" </P> <P align=right> Gabriel Cohen, prefácio de Os Donos do Poder, de Raymundo Faoro </P> <P>Em tempos de crise global política e econômica, quando os velhos planos da racionalidade absoluta já não dão conta mais das contingências do mundo, quando a volatilidade das relações humanas parece mais caótica do que nunca, é possível visualizar uma grande chance para a nação brasileira.</P> <P>Em tempos de um Brasil no qual as vozes do "complexo de vira-lata" bradam cada vez mais alto, mostrando um país incapaz de reverter seu próprio rumo histórico, um sentimento paira no ar e parece teimar em unir esquerdistas, direitistas, liberais, socialistas, conservadores, progressistas e tantos outros. É a necessidade urgente e inconteste de limpar o ambiente político do país e a corrupção endêmica que o assola, desde que nos conhecemos como tal.</P> <P>Em tempos de modernidade líquida, para usar a expressão do sociólogo Zygmunt Bauman, temos uma oportunidade de nos unirmos contra um mal antes onipresente, mas sub-reptício, e que hoje começa a mostrar as garras explicitamente, nu e cru, em todas as mídias possíveis, saindo do imaginário do país para se concretizar em escândalos políticos cada vez maiores.</P> <P>Em tempos como estes, em que se fala da retirada de direitos e do enfraquecimento do Estado para enfrentamento da crise, apresenta-se a chance ao povo brasileiro de extirpar de vez o mal congênito da politicagem, cortar na própria pele, arrancar o câncer que se alimenta desta nação e a impede de fazer valer os desígnios antigos que a nomeavam como o "país do futuro".</P> <P>Esse país do futuro, grande por natureza, grande porque seríamos capazes da miscigenação de raças, sem ódios ou extermínios vistos alhures, está nas nossas mãos, aguardando uma ordem nossa para surgir exuberante e capaz de encabeçar uma nova ordem mundial.</P> <P>Esse país do futuro é o da concretização das promessas constitucionais de 1988 que refundaram a nação e a desenharam como uma República democrática e de direito, capaz de resolver suas desigualdades. Não tenhamos dúvidas, o Brasil do futuro que sonhamos, diferente daquele que Eric Hobsbawn chamou de "um monumento à negligência social", passa pelo devido respeito ao Direito e pela real efetividade da Constituição.</P> <P><STRONG> <STRONG>Leia outros textos de Opinião</STRONG></P> </STRONG>

Ataques em Jacarta deixam pelo menos quatro mortos
Jan 14th 2016, 06:23
<p>Ao menos quatro pessoas morreram nesta quinta-feira em explosões e tiroteios no centro de Jacarta, atos considerados "terroristas" pelo governo da Indonésia.</p><p>De acordo com a polícia, quatro suspeitos morreram, incluindo dois homens-bomba.</p><p>O presidente do país, Joko Widodo, chamou de "atos terroristas" os ataques, que tiveram como alvo sobretudo um café da rede Starbucks próximo a várias agências da ONU e embaixadas.</p><p>A polícia anunciou recentemente que desbaratou um atentado suicida planejado para a noite de Ano Novo em Jacarta por supostos extremistas, alguns deles vinculados ao grupo Estado Islâmico (EI).</p><p>"Quatro pessoas morreram, um policial e três civis", afirmou à AFP o porta-voz da polícia nacional, Anton Charliyan.</p><p>Os corpos permaneciam nas ruas, enquanto as forças de segurança rastreavam a região, advertindo para o risco de novos ataques.</p><p>A ação começou pouco depois das 10H30 (1H30 de Brasília), afirmou Ruli Koestaman, de 32 anos, que estava perto do local.</p><p>"Escutei uma forte explosão, como um terremoto, e todos seguimos para a rua", disse à AFP.</p><p>"Vimos que o Starbucks do lado havia sido destruído. Vi um estrangeiro, um ocidental, com a mão mutilada, mas vivo", completou.</p><p>"Uma dos funcionários do Starbucks saiu correndo. Ele sangrava pelas orelhas".</p><p>"Todos se reuniram e um terrorista chegou e começou a atirar na nossa direção e contra o Starbucks", disse Koestaman.</p><p>Ele citou uma troca de tiros com a polícia e novas explosões.</p><p>O presidente indonésio pediu aos compatriotas que não se deixem vencer pelo medo.</p><p>"Não seremos vencidos por estes atos terroristas", declarou Widodo ao canal Metro TV.</p><p>Testemunhas citaram pelo menos seis explosões, incluindo uma que atingiu uma delegacia de polícia em uma rua muito movimentada.</p><p>A polícia indonésia estava em alerta máximo durante as festas de Ano Novo, após o anúncio do plano de atentado suicida em Jacarta.</p><p>Em dezembro, a polícia prendeu cinco pessoas suspeitas de integrar uma rede próxima ao Estado Islâmico e outras quatro vinculadas ao grupo extremista Jemaah Islamiyah, responsável por vários atentados na Indonésia.</p><p>As forças de segurança apreenderam material para a fabricação de explosivos e uma bandeira inspirada no EI. </p><p> * AFP </p>

Atentado no sudeste da Turquia deixa cinco mortos e 39 feridos
Jan 14th 2016, 06:23
<P>Cinco pessoas morreram e 39 pessoas ficaram feridas nesta quinta-feira em um ataque com carro-bomba executado por rebeldes curdos do PKK (Partido dos Trabalhadores do Curdistão) contra uma delegacia do sudeste da Turquia.</P> <P>O ataque inicial com um carro-bomba matou duas pessoas na cidade Cinar. Três pessoas faleceram quando um edifício próximo desabou em consequência dos danos, anunciou o governo da província de Diyarbakir. As autoridades locais atribuíram o ataque ao PKK.</P> <P><STRONG> <STRONG>Ataques em Jacarta, na Indonésia, deixam pelo menos quatro mortos</STRONG> </STRONG></P> <P>As imagens divulgadas pela imprensa local mostram os grandes danos provocados pela explosão no edifício residencial utilizado por oficiais da polícia e suas famílias, com a fachada destruída pela explosão.</P> <P>As vítimas fatais são todas civis, mas entre os feridos também estão policiais, segundo o governo de Diyarbakir. </P> <P><STRONG> <STRONG>Ataque em Istambul matou nove alemães</STRONG> </STRONG></P> <P>Depois da explosão do carro-bomba, integrantes do PKK prosseguiram com o ataque e utilizaram lança-foguetes. A polícia respondeu e os combates demoraram 40 minutos.</P> <P>Depois de dois anos de cessar-fogo, os combates entre as forças de segurança turcas e o PKK foram retomados no ano passado, o que acabou com as negociações de paz iniciadas em 2012 para tentar acabar com um conflito que deixou mais de 40 mil mortos desde 1984.</P> <P>Além das habituais emboscadas do PKK contra as forças oficiais em zonas rurais e montanhosas, várias cidades do sudeste da Turquia, de maioria curda, também registram confrontos entre as Forças Armadas e jovens partidários do movimento.</P> <P>O PKK iniciou uma ofensiva contra o Estado turco em 1984 com o objetivo de obter a independência da região curda, mas agora luta mais para conquistar uma autonomia maior, assim como direitos para a minoria étnica mais importante do país. </P> <P> * AFP </P>

Bolsa de Tóquio fecha em forte queda
Jan 14th 2016, 06:22
<p>A Bolsa de Tóquio encerrou a sessão de quinta-feira em queda expressiva de 2,68%.</p><p>O índice Nikkei perdeu 474,68 pontos, a 17.240,95 unidades. </p><p>bur-pb/fp</p><p /><p />

Países correm para garantir maior influência sobre a Antártica
Jan 14th 2016, 06:07
Países correm para garantir maior influência sobre a Antártica <P>Em uma ilha repleta de geleiras, fiordes e elefantes marinhos, a Rússia construiu a primeira igreja ortodoxa da Antártica em uma montanha com vista para a base de pesquisa, trazendo toda a madeira para a construção da Sibéria. A menos de uma hora de viagem de trenó motorizado, trabalhadores chineses reformaram a Estação da Grande Muralha, um dos pilares no plano chinês de operar cinco bases na Antártica, incluindo uma quadra fechada de badminton, domos para proteger estações de satélite e alojamentos para 150 pessoas.<BR><BR>Sem medo da competição, a base futurística de Bharathi, construída pela Índia a partir de 134 contêineres de navio interligados, parece-se com uma nave espacial. A Turquia e o Irã também anunciaram planos de construir bases na região.<BR><BR><STRONG> <STRONG>Obra de reconstrução da Estação Antártica Comandante Ferraz deve começar em janeiro</STRONG> </STRONG><BR><BR>Mais de um século se passou desde que os exploradores hastearam suas bandeiras no final do planeta e, nas próximas décadas, esse continente promete ser convertido em uma reserva científica, onde atividades militares e de mineração serão proibidas.<BR><BR>Contudo, diversos países correm para garantir uma maior influência sobre a região, de olho não apenas no final desses tratados de proteção, mas também nas oportunidades estratégicas e comerciais que existem neste momento.<BR><BR>— Novos países estão se envolvendo no que veem como uma arca do tesouro de recursos naturais — afirmou Anne-Marie Brady, pesquisadora da Universidade de Canterbury, na Nova Zelândia, especializada na política da Antártica.<BR><BR>Alguns dos investimentos se concentram nos recursos que já estão à disposição dos exploradores da Antártica, incluindo os abundantes animais marinhos. A China e a Coreia do Sul, que operam bases de última geração no continente, estão pescando cada vez mais krill, crustáceos parecidos com camarões encontrados em abundância no Oceano Austral, ao passo que a Rússia acaba de impedir a criação de um dos maiores santuários marinhos do mundo na região.</P> <P>Alguns cientistas examinam a possibilidade de extrair água dos icebergs, que compõem a maior reserva de água doce do planeta. Os países também estão desenvolvendo projetos de pesquisa aeroespacial e de satélite com o objetivo de expandir sua capacidade de navegação global.<BR><BR> <STRONG>Uma jornada pela vida animal na Antártica</STRONG> <BR><BR>Construindo a partir das bases soviéticas, a Rússia está expandindo suas estações de monitoramento da Glonass, a versão russa do GPS. Ao menos três estações russas já estão em operação na Antártica, como parte da iniciativa do país de concorrer com a dominância do GPS norte-americano, e novas estações foram planejadas em locais como a base russa, que fica ao lado da Igreja Ortodoxa da Santíssima Trindade.<BR><BR>Em outras regiões da Antártica, os russos se gabam de terem descoberto reservas de água doce do tamanho do Lago Ontário, após escavarem por quilômetros de gelo.<BR><BR>— Você pode ver que viemos para ficar — afirmou Vladimir Cheberdak, 57 anos, chefe da Estação Bellingshausen, enquanto bebia chá sob um retrato de Fabian Gottlieb von Bellingshausen, oficial e almirante da Marinha Imperial Russa, que explorou a costa da Antártica em 1820.<BR><BR>As reservas minerais, petrolíferas e de gás natural são o prêmio de longo prazo. O tratado que impede a mineração no continente — protegendo minas de ferro, carvão mineral e cromo — deve chegar ao fim em 2048 e pode ser colocado em questão até antes disso. Os pesquisadores encontraram recentemente depósitos de kimberlita que indicam a existência de diamantes. E, embora as avaliações variem drasticamente, os geólogos estimam que a Antártica tenha ao menos 36 bilhões de barris de petróleo e gás natural.<BR><BR>Além dos tratados, existem obstáculos enormes que impedem a exploração desses recursos, como a deriva de icebergs que podem colocar em risco as plataformas petrolíferas. Além disso, a Antártica é bastante isolada e conta com depósitos de minerais espalhados por regiões distantes em um continente maior do que a Europa, onde as temperaturas chegam a 57 graus negativos no inverno.<BR><BR>Contudo, avanços na tecnologia podem tornar a Antártica muito mais acessível daqui a três décadas. E até antes disso, os cientistas tentam determinar se o aquecimento global pode facilitar o acesso a determinadas regiões, possivelmente desestabilizando a camada de gelo do continente ou deslocando as populações de krill do Oceano Austral.<BR><STRONG><BR> <BR><BR>Pressão para renegociar tratados pode aumentar</STRONG></P> <P>Os especialistas também destacam que a demanda por recursos em um mundo sedento por energia poderia aumentar a pressão para renegociar os tratados da Antártica, possibilitando o desenvolvimento de operações comerciais muito antes do final das proibições.<BR><BR>As estações de pesquisa na Ilha do Rei George oferecem indícios do futuro nesse continente coberto de gelo, à medida que os países se posicionam de forma mais assertiva e colocam em xeque os acordos financiados por países como Estados Unidos, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia.<BR><BR>Ficar na Antártica significa se habituar à vida no continente mais seco, frio e com os ventos mais fortes do planeta, ainda que cada país tente fazê-lo lembrar de sua terra natal.<BR><BR>Sacerdotes russos realizam cultos frequentes na igreja ortodoxa frequentada pelos cerca de 16 russos que passam o inverno na base, quase todos cientistas polares especializados em glaciologia e meteorologia. O número de especialistas chega a 40 nos meses de verão.<BR><BR> <STRONG>Empresa chinesa reconstruirá estação brasileira na Antártica</STRONG> <BR><BR>A China é, sem dúvida, a que expande mais rapidamente suas operações na Antártica. Os chineses abriram sua quarta estação em 2014 e já tem planos adiantados de construção de uma quinta. O país já está construindo seu segundo navio quebra-gelo e está instalando uma base de pesquisa em um domo de gelo a 4.091 quilômetros acima do nível do mar em um dos lugares mais frios do planeta.<BR><BR>As autoridades chinesas afirmam que sua expansão na Antártica prioriza a pesquisa científica, mas também reconhecem preocupações com a "segurança de recursos" em suas ações.<BR><BR>À medida que alguns países expandem suas operações na Antártica, os Estados Unidos mantêm três estações que operam o ano todo no continente e contam com mais de mil pessoas durante o verão no hemisfério sul, incluindo os especialistas da Estação Amundsen-Scott, construída em 1956, com uma elevação de 2.753 quilômetros, em um platô no Polo Sul. Contudo, os pesquisadores norte-americanos reclamam dos cortes de verbas e do acesso a muito menos navios quebra-gelo que os pesquisadores da Rússia, o que limita o alcance dos EUA na Antártica. Os especialistas alertam que o fluxo político da Antártica pode apagar a distinção entre atividades civis e militares muito antes que os tratados precisem ser renegociados, especialmente em partes do continente ideais para interceptar sinais de satélite, ou adaptar sistemas de satélite, o que poderia melhorar o alcance das operações de inteligência eletrônica.<BR><BR> <STRONG>Nova licitação para construção de estação brasileira na Antártica pode chegar a R$ 245,6 milhões</STRONG> <BR><BR>Alguns países enfrentam dificuldades na região. O Brasil abriu uma estação de pesquisa em 1984, que foi quase totalmente destruída por um incêndio que matou duas pessoas em 2012, o mesmo ano em que uma barcaça cheia de óleo diesel afundou perto da base. Se não fosse o bastante, um avião brasileiro de transporte militar C-130 Hercules continua na pista da base aérea chilena desde que se acidentou durante um pouso em 2014.<BR><BR>Ainda assim, essa falta de sorte criou oportunidades para a China e, em 2015, uma empresa chinesa faturou o contrato de US$100 milhões para reconstruir a estação brasileira.<BR><BR>Em meio a todas essas mudanças, a Antártica continua a ser um destino atraente. A Coreia do Sul abriu sua segunda base em 2014, descrevendo-a como uma forma de testar robôs desenvolvidos na Coreia para serem usados sob condições extremas. Com a ajuda da Rússia, Belarus está se preparando para construir sua primeira base na Antártica. Em 2015, a Colômbia também planejou se unir a outros países sul-americanos com bases no continente.<BR><BR>— Os velhos tempos em que a Antártica era dominada apenas pelos interesses e desejos dos europeus, australianos e norte-americanos acabaram. A realidade é que a Antártica é um continente geopoliticamente disputado — afirmou Klaus Dodds, pesquisador da Universidade de Londres, especializado na Antártica.</P>
Media files:
17879465.jpg?w=1024&h=768 (image/jpeg)

"Será cada vez mais difícil ocultar dinheiro", garante advogado especializado em crimes econômicos
Jan 14th 2016, 06:06
<P>Autor de um livro sobre lavagem de dinheiro que foi mostrado pelo desembargador Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), no momento de seu voto no processo penal 470, conhecido como <STRONG>mensalão</STRONG>, o advogado gaúcho <STRONG>André Callegari</STRONG> está acompanhando um caso relacionado à Operação Lava-Jato na defesa do senador Fernando Bezerra (PSB-PE).</P><STRONG> <P><STRONG>Leia mais entrevistas da seção Respostas Capitais </STRONG></P> <P> </STRONG>Especializado em crimes econômicos quando o assunto ainda engatinhava no Brasil, com poucas leis e menos ainda investigações, Callegari afirma que não se deve esperar da <STRONG>Lava-Jato </STRONG>uma limpeza de costumes no país, mas que há uma tendência internacional, pressionada até pelo controle do terrorismo, de impor mais controles a atividade econômica e transações financeiras. À coluna, expôs sua experiência e impressões sobre o caso.</P> <P><STRONG></STRONG> </P> <P><STRONG>Qual sua vinculação à Operação Lava-Jato?</STRONG></P> <P>Fomos contratados pelo senador Fernando Bezerra, porque montamos um escritório em Brasília com Gabriela Rollemberg, a filha do governador do Distrito Federal, Rodrigo Rollemberg, que é do PSB, como o senador. Houve uma reunião de avaliação de nomes para defendê-lo e ele acabou nos contratando.</P><STRONG> <P><STRONG>Leia mais da coluna de Marta Sfredo</STRONG></P> <P> </STRONG><STRONG>Qual sua posição sobre a validade das delações premiadas?</STRONG></P> <P>Ao menos uma coisa tem de bom: o STF já se manifestou, várias vezes, que a delação, por si só, não serve como elemento de prova para condenação. Precisa ser corroborada por outros elementos. O colaborador tem de indicar, quando faz a delação, onde existem provas que atestem a veracidade da delação. É preciso separar a Lava-Jato, tem a parte empresarial, que já tem várias condenações, e a dos políticos, que em decorrência do foro privilegiado está em ritmo mais lento.</P> <P><STRONG>O que é mais grave, delações sem comprovação ou alguma denúncia sem investigação?</STRONG></P> <P>A PF tem feito bem isso, inclusive no núcleo político. No primeiro grau, para quem não tem foro privilegiado, a investigação anda mais rápido, até porque as pessoas estão presas, o que significa que os prazos são menores para o fim do inquérito e a acusação formal pelo MP. Como os políticos têm foro privilegiado e têm de designar hora para serem ouvidos na PF, as investigações dependem de um ministro do Supremo, porque um juiz não pode autorizar. Mas a PF tem usado todos os mecanismos à sua disposição para verificar contratos, empresas que pertencem a políticos, transações bancárias, financeiras. Várias medidas de busca e apreensão e quebra de sigilo foram deferidas nos últimos meses.</P> <P><STRONG>Do ponto de vista de quem está atuando na defesa, o prejulgamento se tornou mais forte do que a prova?</STRONG></P> <P>Costumo lembrar do caso da Escola de Base, em São Paulo, quando houve acusação de molestar crianças. A escola foi fechada, eles quase sofreram linchamento público, e foram inocentados. Tem vazado muita coisa, e o perigo dos vazamentos é que estamos na fase inquisitorial, de inquérito, que pode levar ao arquivamento, porque o procurador pode não ter elementos suficientes para denunciar, ao pedido mais diligências ou ao oferecimento a denúncia, que é a formalização da acusação. Mas mesmo com a acusação formalizada não significa que a sentença será condenatória. A gente tem de ter um pouco de cuidado, porque estamos construindo tudo com base em duas delações — Alberto Youssef e Paulo Roberto Costa. Agora até há mais, mas a origem de tudo são essas duas.</P> <P><STRONG>Ao dizer que a PF está agindo bem, significa que a investigação até agora tem boa base, do ponto de vista da defesa?</STRONG></P> <P>Sim, há indicativos de pessoas que participaram, material apreendido apareceram contratos de empresas de fachada, empresas que receberam dinheiro sem base. Em outros casos, a gente ainda está na expectativa do que virá com base nos documentos apreendidos.</P> <P><STRONG>Há críticas ao que seria a PF manteria suspeitos presos por longo prazo, em tese para forçá-los a fazer delação premiada...</STRONG></P> <P>Eu também questiono. O Código de Processo Penal estabelece requisitos para manter a prisão preventiva: por garantia da ordem pública — que a pessoa solta não vá continuar com a conduta criminosa —, por conveniência da instrução criminal — que a pessoa solta não vá interferir na colheita da prova, ameaçar pessoas, destruir documentos — e por garantia da aplicação da lei penal — que não fuja. Se examinarmos, todos os requisitos caem. Todas as provas foram colhidas, terminou essa fase. As pessoas foram ouvidas. Os passaportes foram recolhidos. E a garantia da ordem pública, que ninguém sabe exatamente o que é, mas seria o fato de manter o delito, fica garantida se as empresas ficarem impedidas de participar de licitação pública ou de contratos com o poder público ou impedidos de exercer sua função. Estamos mantendo as pessoas presas para dar o exemplo de que colarinho branco também vai preso no Brasil.</P> <P><STRONG>Dado o perfil carcerário do Brasil, isso não é importante, desde que seja justo?</STRONG></P> <P>É salutar, sempre defendi, mesmo como advogado criminalista, a prisão preventiva quando necessária. Mas não pode se banalizar. Não podemos usar para mostrar à população de que temos de prender empresários. Pode haver a prisão, desde que seja necessária. Se tivermos fundamentos para que se mantenha essa prisão, se alguém estiver destruindo provas, manipulando a investigação criminal ou houver risco de fuga, estou de acordo, como para qualquer pessoa da população.</P> <P><STRONG>A expectativa de que a Lava-Jato transforme as relações público-privadas e até as relações de negócio é realista?</STRONG></P> <P>Sim, não é só a Lava-Jato. O julgamento do Mensalão foi um momento de transformação, porque foi aplicada a Lei de Lavagem de Dinheiro. Até 1998, a lei incriminava só um rol taxativo de delitos, para caracterizar precisava se enquadrar em um daqueles crimes. Em 2012, houve uma alteração que seguiu a terceira geração das leis de lavagem. Agora, qualquer delito que gere bens, dinheiro ou valores, pode ser crime antecedente ao de lavagem. Antes, nem o jogo do bicho poderia ser enquadrado em lavagem porque não é crime, é contravenção. Nesse aspecto, a lei, mais do que o julgamento, reforça uma tendência mundial. Há um crescimento do direito penal econômico. Há 20 anos, ninguém falava nisso, havia a Lei 7492, a Lei da Usura e mais algumas leis esparsas. A mudança de paradigma da justiça penal foi o foco em delitos econômicos. Será cada vez mais difícil ocultar o dinheiro. As transações serão cada vez mais fiscalizadas, por normas de cumprimentos, transações bancárias, acordos internacionais, até para controle do terrorismo.</P> <P><STRONG>A Lava-Jato para o Brasil será como a Mãos Limpas para a Itália, depois de finda tudo volta a ser como antes, ou haverá redução da corrupção?</STRONG></P> <P>Não tem grande expectativa de mudança. Teremos mais controle, isso é fato, mas que vai elidir a corrupção, que vamos acabar com esse tipo de prática, é difícil. Até porque há uma análise econômica do Direito, que é o cálculo do custo/benefício de uma operação. O poder de fiscalização é pequeno, muitas vezes por amostragem. Então do ponto de vista de que faz, pode valer a pena correr o risco. Se for pego tem um X de condenação ou de multa, mas ainda é um risco tolerável.</P> <P><STRONG>É possível desequilibrar a essa relação custo/benefício?</STRONG></P> <P>Temos de profissionalizar a administração. As pessoas têm de demonstrar que são probas para exercer a função pública, preferencialmente funcionários de carreira, apresentem declaração de renda quando ingressam e quando saem, com controle fiscal e bancário aberto do início ao fim. E esses cargos em comissão, que são de nomeação direta de diretores e presidentes, não podem estar nas mão de pessoas com palavra final sobre a negociação e os contratos administrativos que serão firmados. É preciso que um colegiado tome as decisões. Quanto mais fiscalizar administrativamente, mais fácil é de impedir esse resultado. </P>
Media files:
17879358.jpg?w=1024&h=768 (image/jpeg)

Do que o mundo precisa
Jan 14th 2016, 06:05
<P>Dona Ethel morreu. Dona Ethel, já escrevi sobre ela, ela tinha 103 anos de idade. Faria 104 em agosto. Dona Ethel era dona de uma pequena loja na Harvard Street. Não se podia dizer que fosse uma tabacaria, porque cigarros não vendia. Talvez um "armarinho", na definição de seus tempos de mocinha. Lá havia cartões, brinquedos, quinquilharias do tipo que via na minha infância num lugar perto da casa do meu avô, uma lojinha com um nome que me fazia cismar: Ao Carancho.</P> <P>Dona Ethel era judia-polonesa. Fugiu da guerra em 1939, homiziou-se nos Estados Unidos e por aqui ficou. Casou-se no mesmo ano e, no mesmo ano, abriu a loja com o marido. Nunca deixou de trabalhar, e o fazia com alegria. Dona Ethel atendia com um pequeno cartaz colado ao peito, onde se lia, escrito à mão: "Eu amo os meus clientes".</P> <P>Os clientes também a amavam. Sua morte, se não causou choque, espalhou consternação pela comunidade. Muitos desconhecidos mandaram flores para a família. As pessoas passam na frente do armarinho e ficam olhando tristemente através das vitrines, como que esperando vê-la lá dentro.</P> <P>Eu às vezes ia à lojinha de dona Ethel e comprava qualquer coisa de que não precisava só para conversar um pouco com ela. Comprei um carrinho com a tinta descascada para o meu filho. Comprei pistolas de plástico que disparam bolinhas de borracha. Comprei um baralho com fotos da II Guerra Mundial. Dona Ethel sempre me recebeu com afeto.</P> <P>Soube ontem de sua morte. Fiquei triste. Mais pelo mundo, que está menos agradável sem ela; menos por ela, que viveu uma vida agradável, além de longa.</P> <P>Aliás, sobre pessoas agradáveis: agora mesmo, quando estava no Brasil, li uma das seções de que mais gosto na Zero Hora, o Obituário, e lá deparei com a resumida história de outra senhora. Chamava-se Maria José de Bittencourt Alcalde, era dona de casa e morreu aos 84 anos. O texto breve contava que dona Maria José foi casada durante meio século com o seu Hildelbrando, a quem conheceu num bonde de Porto Alegre. E que ela era "uma cozinheira de mão cheia". Fazia doce de abóbora, pudim de coco, ambrosia e musse de maracujá, o preferido do velho companheiro. Uma neta lembrou que ela adorava "tomar seu famoso traguinho de Underberg com cachaça" e que, num momento de dificuldade na vida, ajudou a família vendendo sonhos que ela mesma preparava.</P> <P>A história de dona Maria José fez-me sentir uma macia melancolia. Deitei o jornal nos joelhos e olhei para o mar. Quase pude vê-la na cozinha, tirando da fôrma o pudim de coco. Sorri e suspirei. Deve ter sido bom ser neto de dona Maria José.</P> <P>Dona Maria José decerto era uma pessoa agradável, como dona Ethel foi. E o mundo não precisa de muito mais do que isso. As pessoas não precisam lutar pela justiça, as pessoas não precisam vencer, as pessoas não precisam nem estar certas. Basta que sejam agradáveis, e já farão diferença. Os brados dos heróis, a grandeza dos defensores de causas, tudo isso observo a distância. Perto de mim quero a brandura. Quero mais donas Ethel e Maria José. Que falta elas farão. Que falta faz ao mundo um pouco mais de suavidade.</P> <P><STRONG>Leia todas as colunas de David Coimbra</STRONG></P>

Confira as dicas de um dos candidatos que gabaritaram matemática no Enem
Jan 14th 2016, 06:03
Confira as dicas de um dos candidatos que gabaritaram matemática no Enem <P> Depois de formado no colégio, o paulista de 19 anos se dedicou quase que exclusivamente a dar aulas particulares de exatas junto à avó, professora de física, para estudantes do Ensino Médio. Nesse tempo, ele foi aprendendo com os alunos e ainda descobriu o que gostava de fazer, sem ter de abrir mão dos hobbies, como a música, e do trabalho voluntário. Mathias acertou todas as 45 questões na prova de matemática e atingiu a pontuação recorde do exame, algo que nem ele acreditava que fosse possível. O próximo desafio é a Fuvest, já que o sonho é cursar Física na USP.  </P> <P><STRONG> <STRONG>Cai desempenho de participantes do Enem em matemática e redação<BR></STRONG> </STRONG><BR><STRONG>Você se dedicou a dar aulas de reforço escolar no último ano. Como foi estudar nessa rotina?<BR><BR></STRONG>No terceiro ano do colegial, comecei a fazer bicos, tinha um movimento muito grande. Então, eu dava uma ajudazinha aqui e ali com o projeto da minha avó. Tentei no terceiro ano passar em Medicina, mas não me dediquei muito na época do colegial. No colégio, a minha rotina era lotada, tinha muito sono durante as aulas porque não dormia bem à noite. Isso fez eu me atrasar um pouco nos meus estudos. Sempre gostei muito de aprender, mas não gosto de estudar sozinho, acho entediante, por isso empurrava com a barriga, tirava notas medianas. Comecei a estudar mesmo para dar aula. Como não passei no vestibular para Medicina quando me formei (em 2014), comecei a pensar mais e veio a dúvida se eu faria Medicina ou Física. Na física, se não for com pesquisa, a opção é dar aula. Então, foi nesse período que comecei a dar quase 10 horas de aula por dia, até nos finais de semana, e me apaixonei por isso. <BR>Foi dando aula que consegui expor minhas dúvidas e aumentar minhas notas nos vestibulares. Dar aula exige uma preparação. No dia anterior, você tem de selecionar alguns exercícios para os alunos, tem de pensar sobre uma determinada dúvida que surge e também tem mais contato com a matéria. Mas, além disso, também tive muita sorte para não cair em pegadinhas.</P> <P><STRONG> <STRONG>Confira a nota do Enem 2015<BR></STRONG> Veja quantas vagas são oferecidas pelo Sisu no RS<BR> </STRONG> <BR><STRONG>Quais são as dicas para se sair bem em uma prova do Enem?<BR></STRONG><BR>Minha dica é arrumar um parceiro de estudo. Convide um amigo para vocês se darem aula um para o outro. Quando eu explicava a matéria, falando o conteúdo em voz alta, eu expunha muito bem as minhas dúvidas e isso faz uma grande diferença. Discorra sobre as suas dúvidas e as do seu colega e você vai acabar estudando de uma forma mais divertida e fixar melhor a matéria, em vez de ficar só focado em uma leitura.<BR> <BR><STRONG>E o que o candidato deve lembrar em um dia de prova?<BR></STRONG><BR>O que faz muita gente cometer erros são as pegadinhas. As questões do Enem são excepcionalmente extensas, então ter de ter o costume de ler. Prejudica muito a concepção de que algumas matérias você simplesmente sabe ou não sabe o que está sendo pedido. Na matemática, alguns acham que ou você está preparado ou não está e não vai muito a fundo nas questões. Não é verdade, ao menos no Enem. É muito importante entrar na prova pronto para deduzir as questões e usar a lógica. E o ideal é ler de novo todas as questões. Sempre tem pegadinha. No Enem, ainda mais no dia da matemática, o tempo é um problema sério, e a prova, é cansativa. Quem tem o costume de fazer as questões muito rapidamente, tire o tempo que falta para revisar. Sair mais cedo do que o tempo máximo é uma afronta.</P>
Media files:
17878944.jpg?w=1024&h=768 (image/jpeg)

Clube do Assinante realiza pré-estreia de "Joy: o Nome do Sucesso"
Jan 14th 2016, 06:02
Clube do Assinante realiza pré-estreia de <BR> Clique na imagem para ver o benefício <P>O <STRONG>Clube do Assinante</STRONG> está preparando a pré-estreia do filme Joy: o Nome do Sucesso . A sessão será realizada na próxima segunda-feira (18/1), às 21h10min, no GNC Moinhos. Para participar, é preciso se inscrever no <STRONG> <STRONG>link</STRONG> </STRONG>. Os primeiros 50 sócios a preencherem o formulário terão direito a curtir de graça o filme com um acompanhante. Os contemplados receberão um e-mail de confirmação com todas as informações sobre a sessão.</P> <P><STRONG> <STRONG>"Carol" narra de maneira delicada flerte entre duas mulheres nos anos 1950</STRONG> </STRONG><BR><BR>Um dos filmes cotados à lista de indicados ao Oscar que será divulgada hoje, Joy: o Nome do Sucesso conta a história real de uma empreendedora que se torna bem-sucedida nos Estados Unidos por uma série de invenções. A trama acompanha Joy Mangano (Jennifer Lawrence), uma mulher criativa desde a infância que entrou na vida adulta conciliando a jornada de mãe solteira com a de inventora. A virada em sua vida ocorre após a invenção do chamado Magic Mop , um esfregão mágico que dá início à sua marca. Após uma série de outros inventos de sucesso, Joy vende a sua empresa por um contrato milionário.</P> <P><STRONG> <STRONG>Elenco de "Friends" confirmado em reunião para especial de duas horas</STRONG> </STRONG><BR><BR>A direção é de David O. Russell, conhecido por longas como O Lado Bom da Vida (2012) e Trapaça (2013). Além de Jennifer Lawrence, Joy conta no elenco com nomes como Robert De Niro e Bradley Cooper. A estreia no circuito está prevista para a quinta da semana que vem (21/1).</P> <P> <STRONG>Leia as últimas notícias de cinema</STRONG> </P> <P><STRONG>Programe-se<BR></STRONG><BR>O Clube do Assinante apresenta sessão de pré-estreia de Joy: o Nome do Sucesso . Será na próxima segunda-feira (18/1), às 21h10min, no GNC Moinhos.</P> <P><STRONG>Para participar:</STRONG> sócios do Clube devem se inscrever no <STRONG> <STRONG>link</STRONG> </STRONG>. Os primeiros 50 sócios a preencherem o formulário terão direito a curtir de graça o filme com um acompanhante. Os contemplados receberão um e-mail de confirmação. Informações no fone (51) 3218-8200.</P> <P><STRONG>Assista ao trailer de Joy </STRONG></P>
Media files:
17878937.jpg?w=1024&h=768 (image/jpeg)

Carlos Gerbase: Não leia "Mein Kampf"
Jan 14th 2016, 06:01
<P>Nada contra suas reedições, que devem acontecer em larga escala, agora que os direitos autorais estão liberados, 70 anos depois que uma Walther 7,65, empunhada pela mão de um homem cansado, doente e recém-casado fez um buraco na sua têmpora direita. Livros não devem ser proibidos, muito menos queimados, por mais abjetos e mal escritos que sejam, como é o caso. Livros devem ser lidos e interpretados. E os leitores devem ter educação suficiente para que essa interpretação não seja rasa. Talvez valha a pena dar uma olhada numa nova edição comentada, mas pelos comentários, não pelo texto original. O autor era ruim demais. Não tinha talento como pintor, nem como escritor, nem como estrategista militar. Tinha talento como orador, mas, nesse caso, é mais interessante ver e ouvir seus discursos em O Triunfo da Vontade , de Leni Riefenstahl.</P> <STRONG style="LIST-STYLE-TYPE: none; PADDING-BOTTOM: 0px; PADDING-TOP: 0px; PADDING-LEFT: 0px; MARGIN: 0px; PADDING-RIGHT: 0px; -webkit-font-smoothing: antialiased">Leia outras colunas de Carlos Gerbase</STRONG> <P></P> <P>Leia, por favor, Hitler , de Ian Kershaw. É fruto das pesquisas de um grande historiador e, acima de tudo, é bem escrito (e bem traduzido por Pedro Maia Soares). Consumi suas 1004 páginas (sem contar as notas) em menos de 15 dias. Acompanhe a trajetória de um jovem de classe média, amante de óperas, que vagabundeou em Viena até dilapidar uma herança considerável, atingir a linha da pobreza e viver em abrigos de moradores de rua. Saiba que esse homem encontrou no exército a salvação, foi um soldado razoável e absorveu velhos preconceitos até moldar, alguns anos depois, uma visão de mundo tão distorcida quanto poderosa, pois era capaz de oferecer a uma nação envergonhada uma explicação suficientemente simples para todos os seus males.</P> <P>Hitler, sozinho, não explica a II Guerra Mundial nem o Holocausto. Mas ele é parte fundamental da explicação, ou, como muito melhor do que eu, explica Kershaw: "A forma extrema de mando pessoal que um pouco instruído demagogo de cervejaria e racista preconceituoso, um pretenso salvador nacional narcisista e megalomaníaco, pôde obter e exercer numa terra moderna, economicamente avançada e culta, conhecida por seus filósofos e poetas, foi absolutamente decisiva no terrível desenrolar dos eventos". Compreender Hitler e suas circunstâncias é compreender esses nossos tempos, em que fanatismos e totalitarismos ainda insistem em assombrar o futuro da humanidade.</P> <STRONG style="LIST-STYLE-TYPE: none; PADDING-BOTTOM: 0px; PADDING-TOP: 0px; PADDING-LEFT: 0px; MARGIN: 0px; PADDING-RIGHT: 0px; -webkit-font-smoothing: antialiased"><FONT size=4>Leia mais sobre cultura e entretenimento</FONT></STRONG> </FONT> <P> </P>

Série de explosões é registrada próximo a shopping de Jacarta, capital da Indonésia
Jan 14th 2016, 05:31
Série de explosões é registrada próximo a shopping de Jacarta, capital da Indonésia <p>Ao menos quatro pessoas morreram nesta quinta-feira em explosões e tiroteios no centro de Jacarta, atos considerados "terroristas" pelo governo da Indonésia.<br>De acordo com a polícia, quatro suspeitos morreram, incluindo dois homens-bomba.<br><br>O presidente do país, Joko Widodo, chamou de "atos terroristas" os ataques, que tiveram como alvo sobretudo um café da rede Starbucks próximo a várias agências da ONU e embaixadas.<br><br>A polícia anunciou recentemente que desbaratou um atentado suicida planejado para a noite de Ano Novo em Jacarta por supostos extremistas, alguns deles vinculados ao grupo Estado Islâmico (EI). <br>— Quatro pessoas morreram, um policial e três civis — afirmou à AFP o porta-voz da polícia nacional, Anton Charliyan.<br><br><b> Atentado deixa 15 mortos em centro de vacinação no Paquistão </b><br><br>Os corpos permaneciam nas ruas, enquanto as forças de segurança rastreavam a região, advertindo para o risco de novos ataques.A ação começou pouco depois das 10h30min (1h30min no horário de Brasília), afirmou Ruli Koestaman, de 32 anos, que estava perto do local.<br>— Escutei uma forte explosão, como um terremoto, e todos seguimos para a rua. Vimos que o Starbucks do lado havia sido destruído. Vi um estrangeiro, um ocidental, com a mão mutilada, mas vivo — completou Koestaman. </p><p>— Uma dos funcionários do Starbucks saiu correndo. Ele sangrava pelas orelhas.  Todos se reuniram e um terrorista chegou e começou a atirar na nossa direção e contra o Starbucks — disse Koestaman.Ele citou uma troca de tiros com a polícia e novas explosões.<br><br>Jeremy Douglas, representante regional do escritório da ONU sobre Drogas e Crimes, disse no Twitter que uma das explosões parecia ser de  um ataque suicida e que ouviu seis explosões. <br></p><p class="embed-content"><blockquote class='twitter-tweet' lang='pt'><p lang='en' dir='ltr'>The latest from office window. No view of scene. Seeing tactical teams going in, pic.twitter.com/abkxHNganC </p>¿ Jeremy Douglas (@jdouglasSEA) 14 janeiro 2016 </blockquote> </p><p draggable="false"></p><p><br>Ainda de acordo com os tweets de Douglas, "pessoas no escritório acham que é um ataque parecido com o ocorrido em Paris, feito por apoiadores do Estado Islâmico". </p><p class="embed-content"><blockquote class='twitter-tweet' lang='pt'><p lang='en' dir='ltr'>And folks in office saying think it is a #Paris type #foreignfigthers #ISIS supporters attack. Given 500 in #Syria wouldn't be huge surprise</p>¿ Jeremy Douglas (@jdouglasSEA) 14 janeiro 2016 </blockquote> </p><p> <br>O presidente indonésio pediu aos compatriotas que não se deixem vencer pelo medo.<br>— Não seremos vencidos por estes atos terroristas — declarou Widodo ao canal Metro TV.<br><br>Testemunhas citaram pelo menos seis explosões, incluindo uma que atingiu uma delegacia de polícia em uma rua muito movimentada.A polícia indonésia estava em alerta máximo durante as festas de Ano-Novo, após o anúncio do plano de atentado suicida em Jacarta.<br><br>Em dezembro, a polícia prendeu cinco pessoas suspeitas de integrar uma rede próxima ao Estado Islâmico e outras quatro vinculadas ao grupo extremista Jemaah Islamiyah, responsável por vários atentados na Indonésia.As forças de segurança apreenderam material para a fabricação de explosivos e uma bandeira inspirada no EI.   </p><p><i>* Com agências</i></p><!-- contentFrom:cms -->
Media files:
17879807.jpg?w=1024&h=768 (image/jpeg)

Quais os desafios de Sartori para honrar compromissos assumidos
Jan 14th 2016, 05:04
Quais os desafios de Sartori para honrar compromissos assumidos <P>Se quiser honrar os compromissos assumidos em entrevistas concedidas quinta-feira passada, o governador José Ivo Sartori terá de superar uma série de entraves. Conhecido pela aversão a promessas, <STRONG>Sartori revelou três prioridades de sua gestão</STRONG> : concluir a duplicação da ERS-118 até o fim do mandato, lançar ainda este ano os primeiros editais para a concessão de estradas e apresentar, em fevereiro, projeto de lei para ampliar o número de PMs nas ruas.</P> <P>Nenhuma das iniciativas depende exclusivamente da vontade do chefe do Poder Executivo. O caso mais emblemático é o da ERS-118, na Região Metropolitana. Desde 2006, quando as máquinas iniciaram o trabalho — suspenso há mais de ano —, sucessivos governos prometeram a conclusão. Nenhum cumpriu.</P> <P> <STRONG>Sartori admite problemas na segurança, mas evita fazer promessas para 2016</STRONG> <BR> <STRONG>Sartori se posiciona contra o impeachment de Dilma Rousseff</STRONG> <BR><BR>Com o agravamento da crise, o sonho parece ainda mais distante. Sartori inicia o segundo ano de gestão sem nem sequer ter um plano definido em relação à rodovia (veja quadro abaixo). Segundo o secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, "duas ou três propostas estão sendo finalizadas", e as obras serão concluídas a tempo. Mas, na prática, não há garantias.<BR> <BR>Quanto ao plano de concessões, Sartori depende da Assembleia para levar a iniciativa adiante. Se conseguir a aprovação e lançar os editais no prazo estipulado, ainda terá desafio maior pela frente: torcer para que apareçam interessados e fechar bons negócios para o Estado.</P> <P> <STRONG>Entidades repudiam declarações de Sartori sobre salários de servidores</STRONG> <BR> <STRONG>Piratini destinará R$ 90 milhões para dívidas com municípios e hospitais</STRONG> </P> <P>Como o tema ganhou status de tabu, o líder do governo no parlamento, Alexandre Postal (PMDB), sabe que terá trabalho para convencer os aliados a darem o primeiro passo:</P> <P>— Não vai ser uma coisa tranquila, mas vamos fazer o possível pela aprovação.</P> <P>No caso dos PMs cedidos que atuam em áreas administrativas e poderiam estar policiando as ruas, também há dúvidas. A proposta não está clara e dependerá de aval do Legislativo. Há incertezas quanto a sua efetividade e restrições de entidades como a Associação de Cabos e Soldados (Amabf) e a Associação dos Oficiais da Brigada Militar (Asof).</P> <P> <STRONG>Por austeridade, governo reduz gastos no primeiro ano de mandato</STRONG> <BR> <STRONG>Veja mais notícias sobre Sartori</STRONG> </P> <P>— Nem de longe isso vai solucionar a defasagem de efetivo. É mais um paliativo para iludir a população — afirma o presidente da Asof, coronel Marcelo Frota.</P> <P>O comandante-geral da BM, coronel Alfeu Freitas defende a mudança:</P> <P>— Diante das atuais circunstâncias, qualquer reforço é bem-vindo.</P> <P> </P>
Media files:
17867475.jpg?w=1024&h=768 (image/jpeg)

MEC lança programa para integrar cursos de pós-graduação de países do Brics
Jan 14th 2016, 05:02
MEC lança programa para integrar cursos de pós-graduação de países do Brics <P>Uma espécie de Ciências sem Fronteiras voltado para a pós-graduação está prestes a ser implementada no Brasil e demais países que formam o grupo dos Brics. Com o objetivo de ampliar o processo de internacionalização no Ensino Superior – ainda incipiente no país –, o Ministério da Educação (MEC) lançou, com os governos de Rússia, Índia, China e África do Sul, a Universidade em Rede do Brics. Para quem integrar essa iniciativa, o título de mestrado ou doutorado será automaticamente válido em todos os países participantes.<BR><BR>A comparação com o Ciências sem Fronteiras, que previa a concessão de 101 mil bolsas de estudo no Exterior para alunos de graduação, doutorado e <BR>pós-doutorado, porém, encerra-se na semelhança dos objetivos. Sem o alcance desse programa, a universidade em rede deve ser muito mais restrita, com distribuição de apenas algumas dezenas de bolsas por país, mas pretende atrair tantos estudantes quanto enviar pós-graduandos para se aprimorar fora do Brasil.</P> <P><STRONG> <STRONG>Confira o edital de seleção dos programas de pós-graduação<BR></STRONG> </STRONG><BR>– O Ciências sem Fronteiras foi o primeiro passo quântico para ampliarmos esse diálogo com as universidades de outros países. Já a Universidade em Rede do Brics é a materialização de uma necessidade de internacionalizar nossa educação, o que vai se traduzir em mais um passo em termos de ciência, tecnologia e inovação – disse o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, em entrevista a ZH.</P> <P>A proposta abre caminho para a criação de um novo centro de pesquisa e inovação mundial, conforme o diretor de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Para Arlindo Philippi Jr., a Universidade em Rede do Brics contempla a necessidade de o Brasil se tornar mais presente na comunidade acadêmica internacional – podendo ter papel protagonista na construção de um grande polo do conhecimento.</P> <P>– A internacionalização é inexorável. Se o Brasil quer fazer parte das melhores universidades do mundo, e já definiu isso, os programas de pós-graduação daqui precisam trabalhar essa parceria com outros países – diz Arlindo.</P> <P> <STRONG>Gaúchos com experiências na China relatam importância do mandarim<BR></STRONG>  <BR><STRONG>Quatro áreas já foram definidas<BR></STRONG> <BR>As primeiras áreas escolhidas – economia, energia, tecnologia e meio ambiente – foram definidas em conjunto entre os países. Cada nação poderá indicar dois programas em cada uma das áreas temáticas. Como há poucas vagas, as exigências são grandes: as pós-graduações devem ter disciplinas em inglês, nota 6 ou 7 na avaliação da Capes e estrutura para ensino a distância. Podem participar universidades públicas e privadas. Neste início do projeto, somente mestrados e doutorados já existentes serão aceitos, mas um dos objetivos é criar programas em conjunto com os países do bloco.<BR><BR>– Pretende-se chegar a uma universidade realmente em rede, em que um programa de doutorado, por exemplo, possa ser feito parte no Brasil, parte na Rússia, parte na China, e com o apoio de todos esses países – explica o presidente da Associação Brasileira de Educação Internacional, José Celso Freire Junior.</P> <P><STRONG> <STRONG>Argentina é boa opção de destino para intercâmbio rápido<BR></STRONG> </STRONG><BR>Além dessa universidade descentralizada, será criada a Liga de Universidades do Brics, que deve contar com as principais instituições de cada país – a UFRGS, possivelmente, entre as brasileiras – para promover a formação superior em nível internacional. A iniciativa do MEC pretende oferecer bolsas adicionais aos programas já existentes e dar início ao processo de seleção dos estudantes ainda neste ano.</P> <P><STRONG>Países do brics ainda precisam acertar os detalhes da universidade em rede, mas já há algumas regras<BR></STRONG> <BR>A Universidade em Rede do Brics, por enquanto, não passa de um projeto. Mas ainda no primeiro semestre devem ser divulgadas as instituições escolhidas para representar o Brasil na elite de Ensino Superior dos países emergentes.</P> <P><STRONG> <STRONG>Cursos rápidos de inglês no Exterior são uma boa opção para reforçar o idioma e imergir em outra cultura<BR></STRONG> </STRONG><BR>Muito ainda precisa ser feito. O objetivo é distribuir bolsas, mas falta definir como será o financiamento. Estudantes poderão fazer estágios e disciplinas na China, na Índia, na Rússia ou na África do Sul, mas ainda não se sabe como eles serão selecionados. Também não foi decidido se a universidade em rede terá uma representação física nesses países ou contará somente com a estrutura das próprias instituições participantes. As universidades interessadas têm até 29 de janeiro para se inscrever, e a seleção de estudantes deve começar no segundo semestre.</P> <P> </P> <P> </P>
Media files:
17878922.jpg?w=1024&h=768 (image/jpeg)

Polícia realiza operação na Sydney Opera House 
Jan 14th 2016, 05:02
Polícia realiza operação na Sydney Opera House  <p>A Opera House de Sydney foi isolada devido a uma operação policial realizada por volta das 14h (horário local) nesta quinta-feira. <br><br>A polícia confirmou que as ações foram realizadas na Opera House e no subúrbio perto da praia de Manly, mas não forneceu mais detalhes. </p><p><b> Leia mais notícias internacionais </b><br><br>Segundo informações do <b> The Sidney Morning Herald </b>, a operação teria sido desencadeada devido a uma ameaça de bomba em uma balsa que faz o transporte para Manly. Uma viagem de balsa para Manly foi cancelada e uma segunda foi adiada. <br><br>Todos os passeios da Opera House foram cancelados para o dia, segundo um funcionário informou a uma agência de notícias. <br></p><!-- contentFrom:cms -->
Media files:
17879828.jpg?w=1024&h=768 (image/jpeg)

Steve Jobs ganha nova cinebiografia
Jan 14th 2016, 05:01
Steve Jobs ganha nova cinebiografia <P> Steve Jobs é tudo menos uma cinebiografia convencional. A história de um dos maiores gênios da informática e cofundador da Apple não é apresentada no filme, que estreia esta quinta na Capital, como usualmente Hollywood conta a trajetória dos homens notáveis, desenhando um arco cronológico que dê conta dos principais episódios da existência do personagem. Para traçar o retrato do cultuado inventor e empreendedor, o roteiro de Aaron Sorkin, premiado com justiça no último domingo com o Globo de Ouro, optou por concentrar a dramatização em apenas três momentos chave da carreira de Steve Jobs (1955 – 2011). A opção narrativa não empolgou o público americano, que talvez tenha achado o recurso sofisticado demais para falar de um ícone da cultura pop – mas Steve Jobs acaba sendo bem sucedido na difícil tarefa de lançar alguma luz sobre a complexa personalidade do visionário que revolucionou o mercado de computadores e a maneira como nos relacionamos com a tecnologia.</P> <P> <STRONG>Veja os indicados ao Framboesa de Ouro, que premia os piores filmes do ano</STRONG> </P> <P>O longa tem direção do inglês Danny Boyle, premiado com o Oscar por Quem Quer Ser um Milionário? (2008). Em Steve Jobs , o cineasta conduz com ritmo e segurança o desenvolvimento da trama, que vai revelando, aos poucos, o caráter intratável do protagonista e de suas conturbadas relações com colaboradores, amigos e familiares ao mostrar os bastidores que antecederam três grandes lançamentos de computadores concebidos pelo empresário tecnológico: o Macintosh em 1984, o NeXT em 1988 e o iMac em 1998.</P> <P> <STRONG>Protagonista da série "Making a Murderer", Steven Avery pede anulação de seu julgamento</STRONG> </P> <P>Quem encarna Jobs é o ator Michael Fassbender – que esteve recentemente em cartaz nos cinemas protagonizando Macbeth: Ambição e Guerra (2015). Um dos mais celebrados intérpretes do cinema atual, Fassbender constrói sua atuação em cima das ambiguidades do papel, criando uma espécie de quase-vilão fascinante.</P> <P> <STRONG>Cineasta brasileiro concorre a prêmio do Sindicato dos Diretores dos EUA</STRONG> </P> <P><STRONG>Jobs unia genialidade e inabilidade social</STRONG></P> <P>Nos poucos minutos que antecedem o trio de eventos cobrindo 16 anos, Jobs conversa – na verdade, discute – com um mesmo grupo de pessoas próximas: a chefe de marketing Joanna Hoffman (Kate Winslet, que levou o Globo de Ouro de atriz coadjuvante), Steve Wozniak (Seth Rogen), cofundador da Apple, e John Sculley (Jeff Daniels), CEO da empresa, entre outros personagens. A tensão aumenta ainda mais nas discussões com a ex-namorada Chrisann Brennan (Katherine Waterston), que insiste em convencer o egoico magnata da informática a assumir a paternidade de sua filha.</P> <P> </P> <P>A homogeneidade de atuações do ótimo elenco está à altura da agilidade exigida pelos duelos verbais escritos por Sorkin – roteirista de filmes como A Rede Social (2010) e das séries West Wing e The Newsroom . A concepção de Steve Jobs em três atos, em que cada um ecoa o anterior, é um acerto dramático que facilita acompanhar a evolução das pendências e dilemas do controverso anti-herói. Ainda que a parte final suavize excessivamente o tom, buscando resgatar a humanidade de Jobs, o filme é eficaz em prender a atenção do público em sua dissecação desse homem singular – que conciliava a capacidade excepcional de enxergar o futuro com a cegueira em relação aos sentimentos e à vida ordinária.</P> <P> <STRONG>Cineclube ZH promove exibição e debate sobre o filme "Spotlight"</STRONG> </P> <P><STRONG>STEVE JOBS<BR></STRONG>De Danny Boyle<BR>Drama, EUA, 2015, 122min. Estreia quinta no circuito de cinemas.<BR>Cotação: 4<BR><STRONG>Cinemark Ipiranga 6</STRONG> (14h30, 17h20, 20h20)<BR><STRONG>Espaço Itaú 3</STRONG> (14h10, 19h10)<BR><STRONG>Espaço Itaú 6</STRONG> (21h10)<BR><STRONG>GNC Iguatemi 6</STRONG> (16h40, 22h)<BR><STRONG>GNC Moinhos 3</STRONG> (13h50, 19h)<BR><STRONG>GNC Praia de Belas 6</STRONG> (17h15, 19h40, 22h10)<BR><STRONG>Guion Center 3</STRONG> (14h20, 21h05)</P> <P><STRONG>MAIS JOBS NAS TELAS<BR></STRONG>Ashton Kutcher tinha encarnado antes o gênio da informática em Jobs (2013), uma cinebiografia superficial do personagem. Já o documentário Steve Jobs: Visionary Genius (2012) é uma reverência ao empresário. Ao contar as histórias de nascimento da Apple e da Microsoft, o filme Piratas da Informática: Piratas do Vale do Silício (1999) colocou lado a lado os gurus da tecnologia Steve Jobs e Bill Gates.</P>
Media files:
17878285.jpg?w=1024&h=768 (image/jpeg)

Marco Aurélio: verão gaúcho
Jan 14th 2016, 04:44
Marco Aurélio: verão gaúcho <!-- contentFrom:cms -->
Media files:
17879769.jpg?w=1024&h=768 (image/jpeg)

VÍDEO: Piffero diz que Inter está "muito mais rápido" e elogia gurizada na estreia colorada
Jan 14th 2016, 04:38
VÍDEO: Piffero diz que Inter está <p class="embed-content"> </p><p>O presidente do Inter gostou do que viu na noite desta quarta-feira, quando o <b> Inter ficou no 3 a 3 com o Bayer Leverjusen </b>, pela Florida Cup. Vitorio Piffero elogiou a movimentação colorada em campo e viu um time "muito mais rápido". <br><br>– Boa movimentação, time está muito mais rápido. Eles (Bayer Leverkusen) são rápidos, fortes. Estão mais treinandos que nós, obviamente – afirmou o dirigente colorado.  <br><b><br> Argel elogia "veia goleadora" de Sasha e qualidade nos passes de Fernando Bob </b> <br><br>Piffero ainda destacou a atuação dos jogadores oriundos da base, como Alisson Farias e Andrigo – o primeiro deu o passe para o segundo marcar o terceiro gol colorado no empate no ESPN Wide World of Sports.</p><p>– Atingiu o objetivo de estreia. Gurizada correu bastante, gostei. Vale pela estreia. <br><br><b>Confira a galeria de fotos de Bayer Leverkusen:</b></p><p class="embed-content"> </p><p style="list-style: none; -webkit-font-smoothing: antialiased;"><strong style="margin: 0px; padding: 0px; list-style: none; -webkit-font-smoothing: antialiased;">Acompanhe o Inter no Brasileirão através do Colorado ZH. Baixe o aplicativo:</strong></p><p style="list-style: none; -webkit-font-smoothing: antialiased;"><strong style="margin: 0px; padding: 0px; list-style: none; -webkit-font-smoothing: antialiased;">IOS</strong></p><p style="list-style: none; -webkit-font-smoothing: antialiased;"><strong style="margin: 0px; padding: 0px; list-style: none; -webkit-font-smoothing: antialiased;"> </strong><strong style="margin: 0px; padding: 0px; list-style: none; -webkit-font-smoothing: antialiased;"> <strong style="margin: 0px; padding: 0px; list-style: none; -webkit-font-smoothing: antialiased;">Android</strong> </strong></p><p style="list-style: none; -webkit-font-smoothing: antialiased;"><strong style="margin: 0px; padding: 0px; list-style: none; -webkit-font-smoothing: antialiased;"> </strong></p><p style="list-style: none; -webkit-font-smoothing: antialiased;">*ZHESPORTES</p><!-- contentFrom:cms -->
Media files:
17879785.jpg?w=1024&h=768 (image/jpeg)

Iotti: na mira de Cerveró
Jan 14th 2016, 04:33
Iotti: na mira de Cerveró <!-- contentFrom:cms -->
Media files:
17879771.jpg?w=1024&h=768 (image/jpeg)

Jogadores do Inter destacam atuação e projetam bom rendimento para temporada 
Jan 14th 2016, 04:09
Jogadores do Inter destacam atuação e projetam bom rendimento para temporada  <p>Mais importante do que o resultado, após o <b> empate em 3 a 3 com o Bayer Leverkusen </b>, foi a atuação do Inter na primeira partida em 2016. Os colorados destacaram a boa atuação diante dos alemães na estreia na Florida Cup, na madrugada desta quinta-feira, em Orlando. E a projeção dos jogadores é de uma boa temporada.</p><p> <b>Argel elogia "veia goleadora" de Sasha e qualidade nos passes de Fernando Bob</b> <br></p><p>– Foi muito bom, acho que com 10 dias de trabalho deu para ver que a gente vai se condicionando. O Bayer já vem com ritmo, e tanto no primeiro tempo quanto no segundo nós jogamos de igual para igual. Ficamos felizes de passar por essa prova – explicou o capitão D'Alessandro, autor do segundo gol do Inter. O argentino fez questão de ressaltar, porém, que não é possível avaliar grandes mudanças na equipe: – Não tem como saber se melhorou em 10 dias. O objetivo da pré-temporada é se condicionar ao que vem pela frente.</p><p class="embed-content"> </p><p> <b>Cotação ZH: veja como foram os jogadores do Inter diante do Bayer Leverkusen</b> <br></p><p>Anderson foi outro a falar na saída de campo. E o meia, que cometeu o pênalti que resultou no primeiro gol dos alemães, fez questão de elogiar o amigo e ex-companheiro Chicharito Hernández – com quem jogou no Manchester United – antes de dizer que as negociações com o futebol chinês ainda estão em aberto.</p><p> <b>Luiz Zini Pires: Inter fez um bom começo de partida, envolveu os europeus e depois caiu</b> <br></p><p>– O Chicha é um grande jogador. Joguei com ele no Manchester e ganhamos quase tudo. É uma pessoa fantástica. Jogamos de igual para igual com eles, que estão no meio da temporada, enquanto nós estamos no primeiro jogo. Nossa equipe está de parabéns. Me senti à vontade com o Fernando Bob. E, como falei, sou jogador do Inter, tenho quatro anos de contrato e estou muito feliz. Mas estamos negociando e, se tiver que sair, ok. Mas estou muito feliz aqui no Inter, que abriu as portas para a minha volta – afirmou.</p><p class="embed-content"> </p><p>Autor do terceiro gol do Inter na partida, o garoto Andrigo comemorou a oportunidade de mostrar seu futebol logo na largada da temporada.</p><p>– É importante para mim, mas também para o clube. Defendemos a instituição. O importante é dar o máximo dentro de campo, em uma briga sadia com os companheiros, cada um buscando seu espaço. Acho que fizemos uma bela apresentação, e para mim foi importante, meu primeiro gol pelo clube. Sei que posso ajudar muito mais.</p><p> <b>Bayer Leverkusen x Inter: estatísticas e escalações, saiba como foi a partida</b> <br></p><p>Já o atacante Marquinhos, um dos reforços colorados para 2016, ressaltou a busca por um melhor entrosamento com os colegas.</p><p>– A gente sabe que ainda tem pouco tempo e estamos entrosando. O mais importante é isso, para a gente poder fazer um grande campeonato. Há grandes jogadores aqui, e respeito muito os companheiros. Prefiro jogador de atacante, já vinha fazendo essa função, mas se precisarem de mim em outra função estou aqui para ajudar.</p><p>Um dos destaques da partida foi o goleiro Muriel, que atuou no segundo tempo e fez boas defesas. Ele ressaltou o fato de o Inter ter saído na frente nos dois tempos, com dois times diferentes, e celebrou a chance de jogar logo na primeira partida da temporada.</p><p></p><p>– Claro que é normal, no final dos dois tempos, o outro time agredir mais. Mas foi muito bom pro primeiro jogo em termos de entrosamento e pegada. Temos um grande ano pela frente. Na minha opinião, nem é o resultado o mais importante. Temos muito o que melhorar, mas fizemos coisas boas. E estou trabalhando muito forte, focado para fazer um grande ano. Nunca se sabe quando vamos ter oportunidade. Fiquei feliz de ter uma chance no primeiro jogo do ano – completou o goleiro.</p><p><strong>Acompanhe o Inter no Brasileirão através do Colorado ZH. Baixe o aplicativo:</strong></p><p><strong> IOS </strong></p><p> <strong></strong><strong><strong>Android</strong></strong> </p><p><i>*ZHESPORTES</i></p><!-- contentFrom:cms -->
Media files:
17879696.jpg?w=1024&h=768 (image/jpeg)

Argel elogia "veia goleadora" de Sasha e qualidade nos passes de Fernando Bob
Jan 14th 2016, 04:03
Argel elogia <p>O resultado de <b> 3 a 3 com o Bayer Leverkusen </b> na estreia da Florida Cup não era bem o que Argel esperava. Mas o técnico colorado elogiou o desempenho do time, valorizou a "a veia goleadora" de Eduardo Sasha, que atuou no lugar de Lisandro López, e ressaltou o desempenho de Fernando Bob. O volante fez a primeira função no meio-campo, e surpreendeu na qualidade dos passes:<br><br> <b>Jogadores do Inter destacam atuação e projetam bom rendimento para temporada </b>   <br><br>– É um jogador que temos confiança. Não contamos com ele no fim do ano passado. É titularíssimo. O importante é ter uma espinha dorsal, a versatilidade da equipe, e jogadores têm assimilado isso. Saiu Nico Freitas, entrou o Fernando Bob. Ganhamos em qualidade, passe de bola. Trocamos o Lisandro pelo Sasha, que tem essa "veia goleadora" – disse o treinador, em entrevista coletiva, exaltando a contratação de Bob:<br><br>– Tem um passe longo, consegue fazer o nosso time rodar. Vai crescer nos três fundamentos. É importante rejuvenescer a equipe.  <br><br><b> Bayer Leverkusen x Inter: estatísticas e escalações, saiba como foi a partida </b></p><p class="embed-content"> </p><p>A preocupação inicial do Inter era encarar um Bayer Leverkusen, embalado, que chegou à Florida Cup em meio à temporada. Ao contrário do time de Argel, que começou os treinos há dez dias. Mas, para o treinador colorado, valeu a "boa impressão". <br><br> <b>Cotação ZH: veja como foram os jogadores do Inter diante do Bayer Leverkusen</b> <br><br>Argel ainda elogiou Andrigo, que chegou a fazer o gol que dava a vitória parcial por 3 a 2 para o Inter – a equipe alemã empatou em um gol contra de Alan Costa. <br><br>– Meu projeto é apostar no Andrigo. Trouxemos 31 jogadores (para os EUA). Destes, 21 são da base do Inter. Então, temos de valorizar. Também fui garoto, e seu Ênio Andrade me colocou. Vamos dar trabalho, confiança. É um jogador importante, lançamos ele no ano passado. Entrou contra o Cruzeiro, no Beira-Rio, e deixou uma boa impressão – finalizou. </p><p class="embed-content"> </p><p><strong style="margin: 0px; padding: 0px; list-style: none; -webkit-font-smoothing: antialiased;"><br>Acompanhe o Inter no Brasileirão através do Colorado ZH. Baixe o aplicativo:</strong></p><strong style="margin: 0px; padding: 0px; list-style: none; -webkit-font-smoothing: antialiased; line-height: 26.64px;"> <p style="list-style: none; -webkit-font-smoothing: antialiased;"><strong style="margin: 0px; padding: 0px; list-style: none; -webkit-font-smoothing: antialiased;">IOS</strong></p> </strong><p style="list-style: none; -webkit-font-smoothing: antialiased;"><strong style="margin: 0px; padding: 0px; list-style: none; -webkit-font-smoothing: antialiased;"> </strong><strong style="margin: 0px; padding: 0px; list-style: none; -webkit-font-smoothing: antialiased;"> <strong style="margin: 0px; padding: 0px; list-style: none; -webkit-font-smoothing: antialiased;">Android</strong> </strong></p><p style="list-style: none; -webkit-font-smoothing: antialiased;"> *ZHESPORTES </p><p><br></p><!-- contentFrom:cms -->
Media files:
17879734.jpg?w=1024&h=768 (image/jpeg)

Avanço na taxa de homicídios coloca RS entre os mais violentos
Jan 14th 2016, 04:02
Avanço na taxa de homicídios coloca RS entre os mais violentos <P>Diferentemente do que muita gente pensa ou diz, a escalada de violência não é generalizada no Brasil. Ao comparar estatísticas divulgadas por secretarias estaduais de Segurança o sinal é de que o crescimento da criminalidade não é um fenômeno nacional.</P> <P>Levantamento nos 11 maiores Estados, onde vivem 78% dos brasileiros de norte a sul do país, aponta que os homicídios — o principal indicador internacional de violência — cresceram somente entre gaúchos e pernambucanos de janeiro a setembro do ano passado, ante igual período de 2014. E, no mesmo intervalo, o Rio Grande do Sul ainda registra os maiores aumentos de assaltos e de roubos de veículos entre sete Estados pesquisados.</P> <P> <STRONG>Como Rio e São Paulo diminuem taxas de crimes</STRONG> <BR> <STRONG>Conheça a fórmula do caos na segurança pública do Estado</STRONG> </P> <P>Em média, os homicídios nos 11 Estados reduziram 6,3%. Mas, no Rio Grande do Sul, subiram 3,5% e, em Pernambuco, 11,6%. Os índices estão em ascendência há pelos menos três anos. Neste período, o governo gaúcho, na tentativa de conter as mortes, lançou projetos especiais em áreas conflagradas, como os Territórios da Paz, formou força-tarefa conjunta entre PMs e policiais civis e criou delegacias especializadas para investigar homicídios em 11 cidades. As iniciativas não tiveram o resultado esperado.<BR>Em Pernambuco, a principal medida para enfrentar crimes de sangue foi o chamado Pacto pela Vida, criado em 2007 e regulamentado em decreto como política de segurança cinco anos depois. O programa até colheu bons frutos por algum tempo, mas dá sinais de fragilidade.</P> <P>O curioso neste paralelo é que, nos dois casos, as explicações para o aumento das mortes são parecidas. Autoridades pernambucanas lamentaram as dificuldades financeiras no país e uma espécie de boicote de policiais em cumprir metas, por causa de congelamento de salários. Em entrevista semana passada, o governador José Ivo Sartori justificou como uma das razões para a elevação da violência no RS a crise na economia nacional e o desemprego.</P> <P> <STRONG>Criminoso é morto após tentar assaltar policial civil na Capital</STRONG> <BR> <STRONG>Polícia prende, em Gramado, suspeito de assaltos a banco</STRONG> </P> <P>Mas uma análise da estatística indica outra realidade nacional, sobretudo no centro do país. Os melhores índices de redução da violência pertencem a <STRONG>São Paulo e Rio de Janeiro</STRONG> , respectivamente os Estados com maior destaque e visibilidade.</P> <P>Além da elevação dos homicídios, o Rio Grande do Sul amarga números nada invejados em crimes contra o patrimônio. Veja no quadro abaixo:</P> <P> </P> <P><STRONG>Tentativas que naufragaram no RS</STRONG></P> <P>Os assaltos cresceram 26,3% em 2015, e os roubos de veículos ainda mais, 30,4%. Parte disso pode ser atribuída à queda drástica do efetivo de policiais militares nas ruas e ao aumento de criminosos condenados em prisão domiciliar por falta de vagas nas cadeias, como noticiou <STRONG>ZH no último fim de semana</STRONG> .</P> <P>Assim como para evitar homicídios, autoridades gaúchas já experimentaram ações para frear os ladrões de carros, responsáveis, também, por latrocínios (roubo com morte). Algumas não saíram do papel, como a que prevê câmeras de vigilância inteligentes em vias de grande circulação, que alertam a uma central de monitoramento sobre a passagem de veículos em situação irregular.</P> <STRONG>Mulher de 79 anos é morta pelo próprio filho em Gravataí</STRONG> <BR> <STRONG>Quarto suspeito de participação na morte de PM se entrega à polícia</STRONG> <P>A última promessa, prevista para entrar em prática no mês que vem, é a nova lei dos desmanches, com objetivo de inibir os crimes relacionados aos roubos e furtos de automóveis, combatendo o comércio clandestino de autopeças entre ferros-velhos ilegais.</P> <P>— O grande desafio é investir em segurança e na qualificação da gestão — avalia José Vicente da Silva, coronel reformado da PM de São Paulo e professor do Centro de Altos Estudos de Segurança da corporação.</P> <P><STRONG>Para especialistas, autoridades amenizam responsabilidades</STRONG></P> <P>A cada manifestação de uma autoridade, sua responsabilidade tenta ser minimizada, empurrando o problema para o contexto nacional, afirma o consultor em segurança José Vicente da Silva. O especialista lembra que fatores sociais e econômicos influenciam na violência, mas assegura que a polícia pode e deve fazer diferença no combate à criminalidade.</P> <P>— Não adianta dizer que tem problemas em todo o Brasil. Existem problemas de segurança no país? Existem. Mas existem áreas de sucesso. Em algum momento, o Rio Grande do Sul tem de reagir para a situação não piorar ainda mais — opina o consultor, coronel reformado da PM de São Paulo e professor do Centro de Altos Estudos de Segurança da corporação.</P> <P> <STRONG>Criminoso se passa por vigilante sanitário e assalta casa na Capital</STRONG> <BR> <STRONG>Veja as últimas notícias de polícia</STRONG> </P> <P>— Os discursos são tentativas de justificar o fracasso da política de segurança — opina o sociólogo Rodrigo Azevedo, professor da PUCRS e membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.</P> <P>Azevedo elenca três pontos que considera fundamentais para reprimir a criminalidade:</P> <P>1 — Investir em policiamento ostensivo, com foco da melhoria na sensação de <BR>segurança e no recolhimento de armas.</P> <P>2 — Maior articulação entre Estado e prefeituras, com participação das guardas municipais e outros organismos para ampliar serviços essenciais, como iluminação das ruas e evitar a degradação de ambientes públicos.</P> <P>3 — Necessidade de investir em presídios para reduzir o poder de facções, propulsoras da violência.</P>
Media files:
17879488.jpg?w=1024&h=768 (image/jpeg)

Como Rio e São Paulo diminuem taxas de crimes
Jan 14th 2016, 04:01
Como Rio e São Paulo diminuem taxas de crimes <P>O Rio de Janeiro e São Paulo aparecem no topo no ranking de 11 Estados como os únicos que, simultaneamente, baixaram os índices de assassinatos, assaltos e roubos de veículos em 2015.</P> <P>São Paulo apresenta queda de 11,7%. Foram 2.965 assassinatos (até setembro), o mesmo número de vítimas no Ceará, Estado com cinco vezes menos habitantes. No Rio, o recuo dos homicídios em 2015 foi ainda mais representativo, 18,9%.</P> <P> <STRONG>Avanço na taxa de homicídios coloca RS entre os mais violentos</STRONG> <BR> <STRONG>Conheça a fórmula do caos na segurança pública do Estado</STRONG> </P> <P>Os homicídios em São Paulo estão em queda há pelo menos 15 anos, e atingiram em 2015 o índice mais baixo no período, com taxa de 6,7% casos para cada 100 mil habitantes (até setembro). E a projeção para 2016 é de baixar mais as taxas de violência. Em 8 de janeiro, a capital paulista alcançou marca invejável. Com 11,9 milhões de moradores — mais habitantes do que o Rio Grande do Sul —, a maior cidade da América Latina comemorou 24 horas sem registro de homicídios, fato parecido tinha ocorrido em dezembro de 2007.</P> <P>Mais rico Estado brasileiro, responsável por um terço do PIB do país, São Paulo vem investindo pesado em segurança há quase duas décadas. Algumas ações: ergueu mais de 50 penitenciárias, construiu cerca de 500 bases comunitárias para a policia militar – metade fixas em bocas de favelas e áreas conflagradas, e vem contratando policiais, à medida que outros se aposentam. A PM paulista tem cerca de 90 mil servidores e perdeu 3 mil (3,3%) em 2015. A Brigada Militar tem 21,4 mil PMs e deixaram a corporação 2,1 mil (10%) no ano passado, sem perspectivas de contratação de novos servidores a curto prazo.</P> <P> <STRONG>Criminoso é morto após tentar assaltar policial civil na Capital</STRONG> <BR> <STRONG>Polícia prende, em Gramado, suspeito de assaltos a banco</STRONG> </P> <P> </P> <P><STRONG>Premiação por cumprir metas</STRONG></P> <P>No Rio de Janeiro, uma das estratégias foi a instalação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) em 38 regiões, 37 na Capital, aumentando o policiamento em áreas conflagradas e interromper o que é chamado de lógica de guerra, onde vivem 1,5 milhão de pessoas — equivalente a população de Porto Alegre.</P> <P>Também foi estabelecido um sistema de metas compartilhadas para melhoria dos serviços que são cobradas em conjunto, tanto da PM quanto da Polícia Civil, o que as obrigou a trabalhar em parceria. Nas unidades que atingem os índices de produtividade, todos os servidores são premiados com dinheiro, variando de R$ 4,5 mil a R$ 13,5 mil para cada policial por semestre (os valores estão sendo revisados por conta da crise financeira que o Estado enfrenta este ano).</P> <P> <STRONG>Mulher de 79 anos é morta pelo próprio filho em Gravataí</STRONG> <BR> <STRONG>Quarto suspeito de participação na morte de PM se entrega à polícia</STRONG> </P> <P>É verdade que parte desses investimentos é fruto de ajuda federal por causa de eventos internacionais como Jogos Pan-americanos, em 2007, depois para Copa do Mundo, em 2014, e Olimpíada, que ocorrerá em agosto deste ano.</P> <P>— O aporte de recurso foi proporcional aos desafios. Esses eventos exigem muito das polícias – afirma Roberto de Sá, subsecretário de Planejamento e Integração Operacional da Secretaria de Segurança do Rio.</P>
Media files:
17879490.jpg?w=1024&h=768 (image/jpeg)

Cotação ZH: veja como foram os jogadores do Inter diante do Bayer Leverkusen
Jan 14th 2016, 03:53
Cotação ZH: veja como foram os jogadores do Inter diante do Bayer Leverkusen <p>O Inter estreou na temporada com um <b>empate em 3 a 3</b> com o Bayer Leverkusen, em jogo válido pela Florida Cup. Confira como foram os jogadores colorados.</p><p><b> Bayer Leverkusen x Inter: estatísticas e escalações, saiba como foi a partida   </b><br></p><p><b>Alisson </b><br>Sem culpa nos gols. Um de pênalti, outro desviado. <b>5 </b></p><p> <b>Argel elogia "veia goleadora" de Sasha e qualidade nos passes de Fernando Bob</b> <b><br></b></p><p><b>William </b><br>Teve dificuldades para apoiar e precisou cuidar do melhor de Bellarabi.<b> 5 </b></p><p> <b>Bayer Leverkusen x Inter: estatísticas e escalações, saiba como foi a partida</b> <b><br></b></p><p><b>Paulão </b><br>Jogando sério, afastou como pôde contra Bellarabi.<b> 6 </b></p><p> <b>Luiz Zini Pires: Inter fez um bom começo de partida e depois caiu</b> <b><br></b></p><p><b>Ernando</b><br>Problemas na contenção ao ótimo Chicharito Hernández. <b>5 </b></p><p><b>Artur </b><br>Bem no apoio. O Inter parece estar seguro na função para o ano. <b>6 </b></p><p><b>Fernando Bob </b><br>Pode formar uma dupla promissora com Dourado. <b>6</b> </p><p><b>Rodrigo Dourado </b><br>A qualidade costumeira. Firme na marcação.<b> 7 </b></p><p><b>Anderson</b><br>Com uma função mais defensiva, teve altos e baixos.<b> 5 </b></p><p><b>D¿Alessandro </b><br>Solidário na marcação, armou boas jogadas de ataque e marcou um gol.<b> 7 </b></p><p><b>Sasha </b><br>Para quem não jogava há 70 dias, uma boa atuação.<b> 7 </b></p><p><b>Vitinho </b><br>Marcando e avançando. Eficiente. <b>6</b><br></p><p><b>Destaques do segundo tempo</b></p><p><b>Muriel </b><br>Uma grande defesa, em chute de Bellarabi. <b>7 </b></p><p><b>Alisson Farias </b><br>Boa movimentação e firme contra a marcação alemã. <b>6 </b></p><p><b>Andrigo</b><br>Dribles em velocidade e faro de gol. <b>7</b> </p><p><b>Marquinhos </b><br>Bem no treino coletivo, pouco fez no jogo. Faltaram os lances em velocidade. <b>5</b><br></p><p></p><p></p><p></p><p></p><p class="embed-content"> </p><p><strong>Acompanhe o Inter no Brasileirão através do Colorado ZH. Baixe o aplicativo:</strong></p><p><strong>IOS</strong></p><p><strong> </strong><strong> <strong>Android</strong> </strong></p><p><strong> </strong></p><p>*ZHESPORTES</p><!-- contentFrom:cms -->
Media files:
17879751.jpg?w=1024&h=768 (image/jpeg)

Bayer Leverkusen x Inter: estatísticas e escalações, saiba como foi a partida
Jan 14th 2016, 03:45
Bayer Leverkusen x Inter: estatísticas e escalações, saiba como foi a partida <p>O <b> Inter ficou no empate em 3 a 3 com o Bayer Leverkusen </b>, na madrugada desta quinta-feira, pela Florida Cup, no primeiro jogo colorado em 2016. Confira detalhes da partida:</p><p> <b>Cotação ZH: veja como foram os jogadores do Inter diante do Bayer Leverkusen</b> <br></p><p> </p><p><b>INTER</b><br>Alisson (Muriel, intervalo); William (Paulo Cezar Magalhães, intervalo), Ernando (Alan Costa, intervalo), Paulão (Réver, intervalo) e Artur (Geferson, intervalo) (A); Fernando Bob (Silva, intervalo (A), e Jair, 38/2ºT), Rodrigo Dourado (Fabinho, intervalo), Anderson (Alex, intervalo) e D'Alessandro (Andrigo, intervalo); Sasha (Alisson Farias, intervalo, e Bruno Baio, 45/2ºT) e Vitinho (Marquinhos, intervalo).<br><b>Técnico:</b> Argel Fucks</p><p> <b>Luiz Zini Pires: Inter fez um bom começo de partida e depois caiu</b> <br></p><p><b>BAYER LEVERKUSEN<br></b>Leno (Yelldell, intervalo); Jedvaj (Donatti, intervalo), Tah (Papadopoulos, intervalo), Ramalho (Boeder, 27'/2ºT) e Wendell (Henrichs, intervalo); Kramer, Frey (Brandt, intervalo), Bellarabi e Calhanoglu (Yurchenko, intervalo); Chicharito (Dzalto, 27'/2ºT) e Kiessling (Mehmedi, intervalo).<br><b>Técnico: </b>Roger Schmidt</p><p> <b>Argel elogia "veia goleadora" de Sasha e qualidade nos passes de Fernando Bob</b> <br></p><p> </p><p>Sasha, a 1min, D'Alessandro, a 6min/1ºT, e Andrigo, a 17min/2ºT (I); Chicharito, a 40 e 46min/1ºT, e Alan Costa (contra), a 34min/2ºT (B).</p><p> <b>Jogadores do Inter destacam atuação e projetam bom rendimento</b> <br></p><p> </p><p>Silva e Geferson (I)</p><p> </p><p>Nima Saghafi, auxiliado por Daniel Gutierrez e Miguel Martes (trio dos Estados Unidos).</p><p><b>PRÓXIMO JOGO</b><br><b>Inter x Fluminense</b>  <br>Florida Cup — quarta-feira, 20/1, às 21h45min<br>Estádio Lockhart, em Fort Lauderdale, EUA</p><p><br></p><!-- contentFrom:cms -->
Media files:
17876692.jpg?w=1024&h=768 (image/jpeg)

Luiz Zini Pires: Inter fez um bom começo de partida, envolveu os europeus e depois caiu
Jan 14th 2016, 03:45
Luiz Zini Pires: Inter fez um bom começo de partida, envolveu os europeus e depois caiu <p>Dez dias depois do começo da pré-temporada, com uma longa viagem de avião no meio, o Inter estreou na Florida Cup no sul dos Estados Unidos. Empatou em Orlando nas primeiras horas desta quinta feira. Ficou no 3 a 3 com o Bayer Leverkusen, um dos bons times alemães, integrante da Liga Europa, que treina em busca do segundo turno da Bundesliga 2015/2016. Foi o encontro de dois times que vivem distintos estágios físicos e técnicos.</p><p> <b>Na estreia na Florida Cup, Inter empata em 3 a 3 com o Bayer Leverkusen</b> </p><p>Sasha, D¿Alessandro e Andrigo marcaram. Chicarito descontou duas vezes. Alan Costa fez contra. O público decepcionou. O estádio é pequeno, tem mais cara de CT do que uma praça capaz de abrigar uma partida de duas grandes equipes. Mas como foi quase um jogo de exibição, ninguém reclamou do precário espaço.</p><p> <b>Cotação ZH: veja como foram os jogadores do Inter diante do Bayer Leverkusen</b> <br></p><p>A partida tinha tanta cara de amistoso que o Inter usou dois times inteiros diferentes. Onze disputaram o primeiro tempo. Outros 11 freqüentaram a etapa complementar e depois mais alguns reservas. Argel montou um 4-4-2 com um losango no meio. Não está errado quem leu 4-3-1-2. Foi assim que ele organizou seu time na estreia da temporada 2016.<br></p><p> <b>Bayer Leverkusen x Inter: estatísticas e escalações, saiba como foi a partida</b> <br></p><p>Os alemães nunca usaram seu time titular. Misturaram reservas e titulares nos dois tempos. O conceito em campo era o mesmo. Testar e poupar. Observar.</p><p> <b>Argel elogia "veia goleadora" de Sasha e qualidade nos passes de Fernando Bob</b> <br></p><p>O Leverkusen foi quase sempre mais intenso, criou e atacou mais, mas o Inter sempre esteve na frente no placar. Mostrou mais fôlego, sua pré-temporada foi realizada no verão europeu, em agosto passado. É difícil fazer qualquer observação em 45 minutos, classificar a atuação dos novatos Fernando Bob, Fabinho e Paulo Magalhães, contratações que não animam ninguém.</p><p> <b>Jogadores do Inter destacam atuação e projetam bom rendimento</b> <br></p><p></p><p> O Inter fez um bom começo de partida, envolveu os europeus e depois caiu. O time do segundo tempo, todo reserva, não foi bem. Foi dominado. Faltou fôlego e, claro, intensidade. O empate foi comemorado pelos brasileiros. </p><p class="embed-content"> </p><p><i>*ZHESPORTES</i></p><!-- contentFrom:cms -->
Media files:
17879744.jpg?w=1024&h=768 (image/jpeg)

Na estreia na Florida Cup, Inter empata em 3 a 3 com o Bayer Leverkusen
Jan 14th 2016, 03:23
Na estreia na Florida Cup, Inter empata em 3 a 3 com o Bayer Leverkusen <p>Para quem realizou o primeiro jogo do ano, o Inter teve um bom desempenho contra o Bayer Leverkusen no empate em 3 a 3 que marcou o início da campanha colorada na Florida Cup. No primeiro tempo, quando enfrentou os alemães com os titulares, o time de Argel Fucks empatou em 2 a 2, após sair vencendo por 2 a 0 e ceder o empate no último minuto. Na segunda etapa, mais um gol para cada lado.<br></p><p><b> Argel elogia "veia goleadora" de Sasha e qualidade nos passes de Fernando Bob </b></p><p>Logo a um minuto de jogo, o Inter começou o seu ano com o pé direito. No caso, o de Sasha, que pegou de primeira um rebote de escanteio da zaga alemã e marcou 1 a 0.</p><p class="embed-content"> </p><p><b> Cotação ZH: veja como foram os jogadores do Inter diante do Bayer Leverkusen </b></p><p>O Bayer ainda tentava concatenar alguma jogada, quando uma bola foi cruzada para a área germânica e o brasileiro André Ramalho cortou com o peito. A proximidade da torcida com o campo, porém, fez com que o árbitro se impressionasse com os pedidos de pênalti e marcasse a falta dentro da área. </p><p> <b>Luiz Zini Pires: Inter fez um bom começo de partida e depois caiu</b> <br></p><p>D'Alessandro cobrou o pênalti e fez Inter 2 a 0, aos seis minutos de jogo. O frio na casa dos 9° C e os dois gols colorados fizeram com que os entusiasmados mexicanos torcedores de Chicharito Hernández e do Bayer parassem de cantar. A torcida do Inter, então, passou a transformar o campo do parque da ESPN em Beira-Rio. Mas tudo como antes do jogo: em paz e com os cerca de 3 mil torcedores todos misturados. </p><p class="embed-content"> </p><p>  <b>Bayer Leverkusen x Inter: estatísticas e escalações, saiba como foi a partida</b> <br></p><p>Com um ritmo de jogo defasado, se comparado ao time alemão, que está em meio de temporada, o Inter passou a atuar com os seus 11 jogadores no campo de defesa e buscando os contra-ataques. D¿Alessandro, Vitinho e Sasha se revezavam mais á frente, enquanto que Fernando Bob, Anderson e Rodrigo Dourado davam o combate mais pesado no meio-campo. </p><p> <b>Jogadores do Inter destacam atuação e projetam bom rendimento para temporada </b> <br></p><p>Na área vip do estádio, os técnicos Ney Franco e Adilson Batista, mais o ex-zagueiro da Seleção Brasileira Roque Júnior e o ex-atacante do Grêmio Rodrigo Fabri, assistiam ao desempenho do time de Argel Fucks. Contra um dos grandes da Europa e recém começando o seu ano esportivo, o Inter conseguia apresentar um pouco do que havia treinado durante a semana.</p><p class="embed-content"> </p><p>O Bayer passou a se impor na segunda metade do primeiro tempo. Bellarabi encobriu Alisson, mas a bola se chocou com o travessão e saiu. Minutos depois, aos 40, Anderson derrubou Çalhanoglu e o árbitro marcou pênalti. Chicharito fez a alegria de seus compatriotas ao bater no meio do gol e vencer Alisson. A vida do Inter se transformou em um pequeno inferno até o final do primeiro tempo, com a pressão do Bayer.</p><p class="embed-content"> </p><p>Aos 46, o castigo. Enquanto os jogadores do Inter pararam, esperando que um adversário se levantasse e que o árbitro parasse o jogo, Chicharito seguiu o lance, bateu a gol, a bola desviou em Ernando e enganou Alisson: 2 a 2. Se o Inter abriu 2 a 0 logo no início da partida, os minutos finais foram todos do Bayer.</p><p> <b>Piffero diz que Inter está "muito mais rápido" e elogia gurizada na estreia</b> <br></p><p>No segundo tempo, o Inter com 11 modificações não se intimidou diante do Bayer e, mesmo sem o melhor entrosamento, surpreendeu os alemães e marcou o terceiro gol. Foi um gol da base do Inter. Aos 16, Alisson Farias cruzou na área, Andrigo dominou e desviou do goleiro Yelldell: 3 a 2. </p><p>O Bayer de Chicharito e de Bellarabi voltou à carga. Aos 21, Muriel fez uma grande defesa, em conclusão de Bellarabi. Mas aos 34, o goleiro colorado nada pôde fazer quando Bellarabi cruzou da direita e Alan Costa entrou de carrinho, marcando contra e fechando o placar.<br></p><p class="embed-content"> </p><p><strong>Acompanhe o Inter no Brasileirão através do Colorado ZH. Baixe o aplicativo:</strong></p><p><strong>IOS</strong></p><p><strong> </strong><strong> <strong>Android</strong> </strong></p><p><strong> </strong></p><p>*ZHESPORTES</p><!-- contentFrom:cms -->
Media files:
17879681.jpg?w=1024&h=768 (image/jpeg)
You are receiving this email because you subscribed to this feed at blogtrottr.com.

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe from this feed, or manage all your subscriptions
Tecnologia do Blogger.