Sabesp vai prorrogar bônus para quem economizar água em São Paulo
Agência Brasil
As
metas para a redução de consumo de água foram atualizadas. Aqueles que
obtiveram o bônus ao longo do programa continuarão com o benefício se
continuarem economizandoDivulgação/Cesan A
Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) anunciou
hoje (23) que vai prorrogar o programa de bônus e ônus implantado no
estado para estimular o consumo racional de água. A empresa encaminhou a
solicitação para a Agência Reguladora de Saneamento Energia e
Saneamento do Estado de São Paulo (Arcesp) esta semana, e espera que o
órgão dê a resposta até sexta-feira. A ideia é ampliar o programa por
mais um ano, mas a Sabesp tem expectativa de poder finalizar antes, caso
haja normalidade hidrológica. A informação sobre a nova meta virá na
conta de consumo de água de janeiro.
“Estamos prorrogando para
mostrar que apesar de caminharmos para a normalidade o esforço não pode
ser perdido. Queremos que o exemplo que a natureza nos deu sirva de
motivação para continuarmos usando a água de maneira eficiente. A
população já percebeu que a água é um tema importante e tem que ser
aplicada com um uso racional”, disse secretário de Recursos Hídricos do
estado, Benedito Braga.
As metas estabelecidas para a redução de
consumo foram atualizadas. Segundo Braga, aqueles que obtiveram o bônus
ao longo do programa continuarão com o benefício se continuarem
economizando, mas aqueles que ficaram no limite terão que fazer um
esforço extra.
“Calculamos essas novas metas usando a média de
redução de consumo dos últimos 12 meses (outubro de 2014 a setembro de
2015) que é 22%. A partir desse percentual, vamos calcular cada meta
individual e consumo de referência e multiplicar por 0,78% (o que falta
para 100%). O resultado será a nova meta de consumo de cada um.”
Para o ônus as regras continuam as mesmas.
O
presidente da Sabesp, Jerson Kelman, ressaltou que a medida não tem
função arrecadatória e sim a intenção de que as pessoas continuem
mudando o comportamento. “Alguns ainda têm possibilidade de melhorar e
terão esse estimulo extra. Essa medida tem data para terminar mesmo que
voltaremos à normalidade não se pode pular direto para um comportamento
normal. Estamos fazendo uma transição”.
As previsões são de que
os reservatórios do estado saiam da reserva técnica até o final do ano
caso as chuvas continuem. “Ao todo temos hoje 36% do estoque máximo em
todas as reservas. No Cantareira temos 266 milhões de metros cúbicos,
sendo que a capacidade total é 982 milhões, o que nos remete a 27% da
capacidade. Contando com a reserva técnica temos hoje 21% da capacidade
armazenada”.
---------------
Sabesp vai prorrogar bônus para quem economizar água em São Paulo
Reviewed by William Nascimento
on
12:33:00
Rating: 5