Governador do Rio decreta estado de emergência na saúde e recebe ajuda federal
Agência Brasil
O
governador Luiz Fernando Pezão e o secretário de Atenção à Saúde do
Ministério da Saúde,, Alberto Beltrame, anunciaram situação de
emergência e repasse de verbas para conter a crise no setorFernando Frazão/Agência Brasil O
sistema de saúde do Rio está oficialmente em estado de emergência. A
medida foi assinada na noite desta quarta-feira (23) pelo governador,
Luiz Fernando Pezão, após reunião com o secretário de atenção à saúde do
Ministério da Saúde, Alberto Beltrame, que se comprometeu a liberar um
grande aporte de insumos para os hospitais estaduais, a partir desta
quinta-feira (24). O estado de emergência desburocratiza e agiliza o
repasse de recursos federais ao estado.
Pezão contabilizou que
receberá R$ 297 milhões, entre verbas do governo federal e um empréstimo
de R$ 100 milhões oferecido pela prefeitura do Rio. Ele avaliou que,
dentro de uma semana, o atendimento no sistema hospitalar do estado
deverá estar normalizado. “É o que eu espero e o que nós tratamos com as
OS [Organizações Sociais, que gerem os hospitais] e com os nossos
colaboradores [funcionários], a quem estamos priorizando em pagar a
folha”, disse Pezão.
Beltrame explicou que, entre os insumos
doados, estão mais de 200 itens, incluindo materiais de uso intenso nos
hospitais, como esparadrapo, luva, gaze, próteses, cateteres e
medicamentos. Além disso, foram disponibilizados cerca de 1.500 leitos
em hospitais federais para receber pacientes que normalmente seriam
atendidos na rede estadual.
“Ao longo deste ano, temos conversado
com o governador Pezão. Esse diálogo nunca foi interrompido. Nós
estamos anunciando aqui medidas em função de uma crise que se agudizou
nesses últimos dias e a gente está dando uma resposta firme do governo
federal, porque a preocupação fundamental da presidenta Dilma é com as
pessoas”, destacou o secretário.
Referente a uma liminar expedida
nesta quarta-feira pelo Tribunal de Justiça, que obriga o governo do
Rio a investir 12% da receita em saúde, conforme previsto pela
Constituição, sob pena de multa de R$ 50 mil ao estado e multa pessoal
de R$ 10 mil ao próprio governador, Pezão disse que vai recorrer da
medida. Ele alegou que está fazendo de tudo para investir no setor, mas
não há recursos, pois a economia estadual, bastante dependente da
exploração petrolífera, foi duramente atingida pela redução no valor do
barril de petróleo. “Vou recorrer sempre. O estado não fabrica recursos,
não tem banco, vive da arrecadação de impostos. Hoje, a prioridade é
pagar a saúde. Eu não preciso de liminar para aportar dinheiro na
saúde”.
---------------
Governador do Rio decreta estado de emergência na saúde e recebe ajuda federal
Reviewed by William Nascimento
on
17:06:00
Rating: 5