Produção de veículos no Brasil cai 30% em outubro, diz Anfavea

A produção brasileira de automóveis, comerciais leves (picapes e furgões), caminhões e ônibus caiu 30,1% em outubro, na comparação com o mesmo mês do ano passado, informou nesta sexta-feira (6) a associação das fabricantes de veículos (Anfavea).

Foram montadas 205.020 unidades, ante 293.328 em outubro de 2014. "Nesse mesmo período do ano passado, muitas compras foram antecipadas pela expectativa de aumento do IPI", explicou o presidente da Anfavea, Luiz Moan.

Até o final de 2014, o governo incentivou a compra de carros novos com a desoneração do tributo. O benefício acabou em 1º de janeiro, com o retorno das alíquotas normais de IPI.

O desempenho aponta uma melhora de 17,4% sobre o registrado em setembro deste ano, que viu apenas 174,6 mil unidades saindo das plantas no país. Para Moan, setembro teve mais funcionários afastados do trabalho para ajustar a produção.

Já o resultado acumulado em 2015 apresenta recuo de 21,1%, na comparação com o mesmo período do ano passado. De janeiro a outubro, 2,11 milhões de veículos saíram das unidades instaladas no Brasil. Este é o menor volume desde 2007, que registrou 2,34 milhões de unidades nos primeiros 10 meses do ano.

Leia mais no G1.


Tecnologia do Blogger.