Aldo Rebelo assume quarto ministério nos governos Lula e Dilma
Depois de Aldo Rebelo (PcdoB-SP) passar 10 meses no comando do Ministério de Ciência e Tecnologia, o Ministério da Defesa será a quarta pasta sob a chefia do alagoano no governo do PT. Ao longo de todo o primeiro mandato de Dilma Rousseff, Aldo chefiou o Esporte. Antes, no governo Lula, ele havia sido ministro de Relações Institucionais, entre 2004 e 2005.
A troca de pasta de Aldo, desta vez, foi motivada pela ida de Jaques Wagner para a Casa Civil, no lugar de Aloizio Mercadante. Embora comunista e apesar de o PCdoB ter sido alvo das forças de segurança durante a ditadura (1964-1988), Aldo tem trânsito no meio militar devido ao discurso nacionalista, que agrada a membros das Forças Armadas.
Eleito seis vezes deputado federal por São Paulo, ele foi líder do PCdoB e do governo Lula na Câmara. Elegeu-se presidente da Casa após deixar as Relações Institucionais, em 2005, e ocupou o posto até 2007.