Água na Lagoa não preocupa, mas arquibancada flutuante gera polêmica

Nesta quarta-feira, dia 5 de agosto, faltará exatamente um ano para as Olimpíadas de 2016. E uma das instalações olímpicas terá um evento-teste: a Lagoa Rodrigo de Freitas recebe o Campeonato Mundial Júnior de Remo. E, após as polêmicas em relação à Baía de Guanabara, as autoridades garantem que a qualidade da água não será um problema para os competidores.
- Não há nada que nos preocupe em relação à qualidade da água, para nossos atletas, para os competidores que virão, nos eventos-testes e nos Jogos de 2016 - afirmou Leonardo Espíndola, chefe da Casa Civil do governo do estado do Rio de Janeiro.

De acordo com o diretor-executivo da Federação Internacional de Remo, Matt Smith, as águas foram testadas seguindo critérios da Organização Mundial da Saúde (OMS). E, no momento, os níveis de contaminação estão dentro do que a entidade considera seguro.

- Nós contatamos o COI e o comitê organizador do Rio e mudamos o nosso pedido. Eles contataram a OMS. Então, a OMS recomendou também um teste viral. Até agora, nós estamos seguindo as orientações da OMS, que indicam dois parâmetros bacteriológicos. E até agora está indo muito bem.
Estádio de remo da lagoa rodrigo de freitas olimpíadas rio 2016 (Foto: André Durão)Lagoa tem índices de contaminação dentro dos níveis da OMS, garantem autoridades (Foto: André Durão)
Se a água não é um problema, o projeto de uma arquibancada flutuante, com capacidade para 4 mil pessoas, na Lagoa, continua um impasse. O projeto ainda não está pronto e, antes de a obra começar, ainda precisa ser aprovado pelo Ministério Público, pela Federação Internacional de Remo e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O diretor de esportes do comitê organizador, Rodrigo Garcia, defende a construção do deque.
- A gente vem trabalhando com os entes governamentais para buscar o licenciamento necessário, para  esse efeito de estádio, que é importante para os Jogos Olímpicos.
No entanto, a campeã mundial Fabiana Beltrame não está certa de que a obra trará benefícios.

- Eu acho desnecessário. Tem um espaço para colocar uma boa plateia onde tem a terra mesmo. Não sei se conseguiria colocar todo mundo, mas acho que seria um desperdício montar uma estrutura temporária que seria completamente desmontada.



Tecnologia do Blogger.