Pan FC: saiba quais "clubes de futebol" têm mais atletas em ação em Toronto
Se a situação do futebol não é das melhores, ao menos quando o assunto é esportes olímpicos, o Flamengo pode comemorar. O
Rubro-Negro é o líder entre os "clubes de futebol" no número de atletas do
Time Brasil que compete nos Jogos Pan-Americanos de Toronto. Ao todo, são 19 representantes.
O Corinthians aparece em segundo, ao lado do Fluminense, com oito atletas no Canadá. Completam a lista Botafogo, com
seis; Vasco, com três; Cruzeiro e Palmeiras, com dois; e Sport e Paysandu, com
um.
Olivinha é um dos principais nomes do Flamengo no basquete (Foto: Etzel Espinosa / FIBA)
Jade Barbosa ginástica Flamengo (Foto: Gilvan de Souza / FlaImagem)

- Historicamente o clube é um grande formador de atletas e cidadãos. Em
19 edições dos Jogos Olímpicos, quase 200 atletas rubro-negros representaram o
Brasil. O clube foi fundado em 1885 como um clube de remo e, desde então, tem
desenvolvido muitas modalidades olímpicas. Hoje, além do futebol, temos oito
modalidades competitivas – remo, basquete, voleibol, ginástica artística, judô,
natação, polo aquático e nado sincronizado – totalizando aproximadamente 600
atletas federados além de quase 2.500 alunos na Escola de Esportes Sempre
Flamengo – disse o diretor de esportes olímpicos do clube da
Gávea, Marcelo Vido.
Mas, para que houvesse evolução, primeiro, aconteceu
uma grande reformulação. Em 2013, o Rubro-Negro, com uma então nova
diretoria encabeçada pelo presidente
Eduardo Bandeira de Mello, dissolveu suas equipes principais de judô, natação e ginástica artística. Nomes conhecidos e
vencedores como os ginastas Jade Barbosa, Diego e Daniele Hypolito e o nadador
César Cielo não tiveram seus contratos renovados. Na época, eles foram pegos de
surpresa. Agora, a reestruturação começa a dar frutos novamente.
A ginástica artística, por exemplo, trouxe de volta a experiente Jade
Barbosa, que estará em Toronto no lugar de Rebeca Andrade, que se lesionou. Junto com ela, jovens promessas como Julie Kim
Simon e Leticia Costa, convocadas para o Pan, estão tendo evolução. A segunda
tem 20 anos e está há 12 no Rubro-Negro. Foi vice-colocada por equipes no
pré-Pan, no ano passado, vice-campeã sul-americana em 2013 (e campeã nas
paralelas no mesmo ano); e vice-campeã sul-americana em 2015 (e campeã no solo no
mesmo ano).
- Apesar de treinar muito pouco no próprio clube, temos todo apoio do
Flamengo para competições no Brasil e suporte para servirmos à seleção.
Representar o Flamengo é uma honra. Fazer parte de uma Nação não é pouca coisa.
Me sinto com uma enorme responsabilidade em estar com a camisa do clube e tento
retribuir com bons resultados – afirmou Leticia.