Pan FC: saiba quais "clubes de futebol" têm mais atletas em ação em Toronto

Se a situação do futebol não é das melhores, ao menos quando o assunto é esportes olímpicos, o Flamengo pode comemorar. O Rubro-Negro é o líder entre os "clubes de futebol" no número de atletas do Time Brasil que compete nos Jogos Pan-Americanos de Toronto. Ao todo, são 19 representantes. O Corinthians aparece em segundo, ao lado do Fluminense, com oito atletas no Canadá. Completam a lista Botafogo, com seis; Vasco, com três; Cruzeiro e Palmeiras, com dois; e Sport e Paysandu, com um.
Olivinha, Malvin X Flamengo - Basquete (Foto: Etzel Espinosa / FIBA)Olivinha é um dos principais nomes do Flamengo no basquete (Foto: Etzel Espinosa / FIBA)

- Historicamente o clube é um grande formador de atletas e cidadãos. Em 19 edições dos Jogos Olímpicos, quase 200 atletas rubro-negros representaram o Brasil. O clube foi fundado em 1885 como um clube de remo e, desde então, tem desenvolvido muitas modalidades olímpicas. Hoje, além do futebol, temos oito modalidades competitivas – remo, basquete, voleibol, ginástica artística, judô, natação, polo aquático e nado sincronizado – totalizando aproximadamente 600 atletas federados além de quase 2.500 alunos na Escola de Esportes Sempre Flamengo – disse o diretor de esportes olímpicos do clube da Gávea, Marcelo Vido.
Mas, para que houvesse evolução, primeiro, aconteceu uma grande reformulação. Em 2013, o Rubro-Negro, com uma então nova diretoria encabeçada pelo presidente Eduardo Bandeira de Mello, dissolveu suas equipes principais de judô, natação e ginástica artística. Nomes conhecidos e vencedores como os ginastas Jade Barbosa, Diego e Daniele Hypolito e o nadador César Cielo não tiveram seus contratos renovados. Na época, eles foram pegos de surpresa. Agora, a reestruturação começa a dar frutos novamente. 
Jade Barbosa ginástica Flamengo (Foto: Gilvan de Souza / FlaImagem)Jade Barbosa ginástica Flamengo (Foto: Gilvan de Souza / FlaImagem)

A ginástica artística, por exemplo, trouxe de volta a experiente Jade Barbosa, que estará em Toronto no lugar de Rebeca Andrade, que se lesionou. Junto com ela, jovens promessas como Julie Kim Simon e Leticia Costa, convocadas para o Pan, estão tendo evolução. A segunda tem 20 anos e está há 12 no Rubro-Negro. Foi vice-colocada por equipes no pré-Pan, no ano passado, vice-campeã sul-americana em 2013 (e campeã nas paralelas no mesmo ano); e vice-campeã sul-americana em 2015 (e campeã no solo no mesmo ano).
- Apesar de treinar muito pouco no próprio clube, temos todo apoio do Flamengo para competições no Brasil e suporte para servirmos à seleção. Representar o Flamengo é uma honra. Fazer parte de uma Nação não é pouca coisa. Me sinto com uma enorme responsabilidade em estar com a camisa do clube e tento retribuir com bons resultados – afirmou Leticia.
Tecnologia do Blogger.