Matéria extraída do site
www.macmais.com.br
Escrito por
Marco Andrei Kichalowsky. Colaborou:
Rodrigo Martin
Já
é cada vez mais comum encontramos Macs e PCs em um mesmo lugar. Muitos
escritórios ou residências já têm uma rede híbrida, isto é, com as duas
plataformas coexistindo amigavelmente, e precisam trabalhar com os dois
sistemas operacionais. Pois para aqueles que preferem não sair da frente
de seu Mac para controlar uma estação de trabalho ou administrar um
servidor rodando o sistema operacional da Microsoft, a empresa
antigamente presidida por Bill Gates oferece o
Remote Desktop Connection (RDC).
Semelhante
ao Apple Remote Desktop, o software permite o controle remoto de
computadores rodando Windows, XP ou Vista. Toda a máquina Windows tem um
servidor RDC instalado (igualzinho ao Mac OS X 10.5 Leopard), que pode
ser ativado para responder a comandos emitidos por programas-clientes.
Recentemente, a Microsoft publicou a versão 2.0 do
Remote Desktop Connection Client para Mac, que pode ser baixado do site
Mactopia.
Mas é importante ressaltar algumas diferenças entre o RDC da Microsoft e o
Apple Remote Desktop,
da Apple (ARD). No caso do controle remoto para os computadores rodando
Windows, algumas funcionalidades de interface (como o Aero Glass) do
Vista não aparecem no RDC, apenas o visual normal, sem enfeites e sem
frufrus. Isso não é uma “falha”, é algo deliberado para não deixa lenta a
conexão.
Outro ponto a destacar é que, o monitor do PC sendo
remotamente controlada sempre vai para a tela de login, ao contrário do
ARD, que permite que outra pessoa visualize e use o Mac remoto
juntamente com o administrador.
Por fim, as imagens do PC remoto
fornecidas pelo RDC são totalmente limpas, ao contrário das do ARD, que
são comprimidas antes ao cliente e chegam completas.
Controle à distância
Antes
de começar a brincadeira, seu Windows precisa ser configurado para ser
controlado remotamente pelo Mac. Para fazer isso, vá até a máquina
rodando o sistema operacional da Microsoft para descobrir qual seu
endereço IP na rede. Na caixa de busca do menu Iniciar, digite
CMD para entrar na linha de comando.
Na janela do Prompt (semelhante ao Terminal no Mac), digite o comando
IPCONFIG. Você verá um monte de informações sobre a sua máquina e, onde está escrito “
Endereço IPv4″
aparecerá o IP de seu PC. Se estiver usando DHCP, este endereço pode
variar sempre que você reiniciar seu PC, por isso, tome cuidado.
A seguir, abra o Painel de Controle do Windows (
Iniciar > Painel de Controle) e selecione a opção
Sistema e Manutenção. No grupo Sistema, clique no ícone “
Permitir acesso remoto” e depois confirme. Na aba
Remoto que aparece, ative a opção “
Permitir conexões de Assistência Remota para este computador”.
Se
for o caso, no grupo embaixo de Sistema, selecione a segunda opção,
para que computadores que estejam executando qualquer versão da Área de
Trabalho Remota acessem sua máquina (no Windows Vista Basic, por
exemplo, ela não aparece). Aperte o botão
[OK] para confirmar.
Agora
vamos instalar o programa Remote Desktop Connection (conhecido pela
sigla RDC). Para fazer isso, primeiramente, visite o site Mactopia, e
baixe a versão mais recente do aplicativo (atualmente, é a 2.0). Siga as
instruções do assistente de instalação.
A
seguir, abra o Remote Desktop Connection. Na janela do programa, digite
o IP de seu PC, como mencionado no passo 2 deste tutorial. Para
completar a operação, pressione o botão
[Connect]. Será necessário digitar seu nome de usuário (login) e senha do Windows para continuar.
A seguir, clique no botão
[OK]. Se você não quiser digitar esses dados sempre que for se conectar ao PC, marque a opção “
Add user information to your keychain”, que vai salvar os dados em suas Chaves no Mac OS.
Se
algum usuário estiver ativo no PC, fazer seu login na máquina remota
vai encerrar a sessão deste usuário. Se aparecer este aviso do Windows,
clique em
[Sim] para continuar. Se o usuário remoto não responder em 30 segundos, a sessão dele será encerrada automaticamente.
Pronto!
Uma janela com a tela de seu PC será aberta dentro do Mac. Se quiser,
você poderá trabalhar em tela cheia, basta clicar em
View > Full Screen. Para encerrar a sessão remota, utilize a opção de logoff do Windows, como se estivesse fisicamente usando o PC.
Para
facilitar sua vida, se quiser guardar as configurações do PC remoto que
acabou de usar e não ter de digitar tudo novamente, selecione o menu
File > Save,
que vai salvar um arquivo em seu Mac. Assim, sempre que você quiser se
conectar a este PC, será preciso apenas abrir este arquivo.
A
versão 2.0 do Remote Desktop Connection permite múltiplas conexões com
diversos PCs ao mesmo tempo, o que pode ser uma mão na roda para quem
tem de controlar mais de uma máquina, como profissionais de suporte ou
de TI de uma empresa. E com a vantagem de não precisar sair de frente do
Mac.
Outra
vantagem do RDC é que, se for necessário imprimir algum documento
diretamente do Windows, como um relatório de uso, por exemplo, basta
acessar as impressoras conectadas ao Mac (ou na rede também). E o melhor
é que esta funcionalidade pode ser ativada a partir de qualquer
aplicativo rodando no Windows, como Word ou Excel.