Flamengo ou Fluminense podem ter repassado dinheiro para Portuguesa contra rebaixamento
Para o Ministério Público de São Paulo, a Portuguesa vendeu sua vaga na Série A de 2014. Um ou mais funcionários teriam ganho dinheiro para que Heverton fosse escalado contra o Grêmio, pela última rodada do Brasileiro. Com o jogador irregular em campo, o clube paulista acabou sendo rebaixado para a Série B. E agora despencou para a Terceira Divisão.
Só que para ter essa certeza, precisa saber quem pagou. A suspeita óbvia vem do Rio de Janeiro. Dos clubes beneficiados com a queda. E por isso, o MP paulista pediu para o Ministério Público carioca ajudar nas investigações.
Tudo teria acontecido sob a administração de Manoel da Lupa. O ex-presidente não atende às ligações da imprensa. Está incomunicável. Assim com o atual presidente, Ilídio Lico. Ele já deu algumas insinuações de que algo teria acontecido. Avisou que não tinha provas. Torcedores e conselheiros estão exigindo uma investigação interna para que o culpado ou os culpados sejam revelados. O MP paulista investiga a vida financeira de todos ligados à Portuguesa em 2013, até o presidente Manoel da Lupa.
As provas. A CBF notificou a Portuguesa da suspensão de Héverton. O clube foi avisado por seu advogado no Rio. Seis funcionários souberam da notícia. Havia uma pasta onde constava os nomes dos jogadores suspensos. Ela era entregue à Comissão Técnica antes das partidas. Contra o Grêmio, o então treinador Guto Ferreira não recebeu a pasta.
O jornal O Estado de São Paulo garante que o MP já tem indícios. Pessoas ligadas ao clube teriam ganho entre R$ 4,5 milhões e até R$ 20 milhões. As investigações buscam saber a origem desse dinheiro. E os auditores pedem ajuda para o Ministério Público do Rio de Janeiro.
Leia a matéria completa no Blog do Cosme

