Sem água, população começa a reabrir poços
Alguns poços fechados há décadas por seus proprietários começam a ser reabertos devido a crise de água que cresce a cada dia na capital paulista.
A água que o subsolo de São Paulo abriga pode, em tese, abastecer 1,8 milhões de pessoas.
Muitos condomínios e empresas já tem se utilizado deste recurso em grande escala e se assim não acontecesse a cidade já estaria sem ter mais uma só gota caindo das torneiras.
Décadas atrás, com o advento da água encanada de boa qualidade os paulistanos passaram a comprar a água e seus poços foram solapados ou transformados em fossas sépticas, quem optou por transformar o poço em fossa pode ter poluído uma boa porção de água do subsolo.
Agora muitos paulistanos tentam reabrir seus poços na tentativa de fugir da crise, a saída parece muito boa já que estudos do Centro de Pesquisa de Águas Subterrâneas, o CEPAS, da USP, demonstram que uma parte da água do subsolo paulistano está em boas condições de uso já que vem do próprio desperdício da rede da Sabesp que perde 30% do que é bombeado à cidade no trajeto, assim muita água tratada está acumulada aguardando sua retirada.
Em contrapartida existem mais de cem áreas onde a água está completamente contaminada devido a perda na tubulação de esgotos, as fossas sépticas e resíduos industriais que tornam esta água perigosa.
Hoje cerca de 60% dos poços da cidade são clandestinos e o Estado estará incentivando a abertura de novos poços artesianos concedendo descontos nas taxas de esgoto.
Fonte: SP Agora
