Milhares de pessoas protestam contra impostos na internet na Hungria
Milhares de pessoas demonstraram ontem na capital húngara, Budapeste, contra o plano do governo para impor um imposto sobre o uso da Internet no país. O primeiro-ministro Viktor Orban pretende aprovar um imposto de 150 florins (cerca de 49 cêntimos / 62 centavos de dólar) por gigabyte de tráfego de dados consumidos por cada usuário. O imposto seria pago pelo ISPs, que, por sua vez, aumentaria os cidadãos. Seria o primeiro país no mundo a impor tal imposto.
A manifestação, organizada através do Facebook, reuniu cerca de 10 mil pessoas , segundo estimativas da imprensa local e sites. Concentração terminou em frente à sede do Ministério da Economia, na capital. Como aconteceu recentemente em Hong Kong protesto , os manifestantes repetidamente levantada seus celulares ligados como um símbolo de unidade e protesto.
Os organizadores do protesto afirmou em um comunicado que " a medida impediria a igualdade de acesso à Internet. É apenas uma das medidas anti-democráticas preocupantes do governo Orban estão se movendo mais longe da Europa para a Hungria . "
Fidesz, o partido do governo, disse ontem em comunicado que limitar a quantidade máxima mensal a pagar por cada usuário em 700 florins (2,2 euros, ou 2,8 dólares). O restante pagaria as empresas de telefonia. Os organizadores deu ao governo 48 horas para retirar a medida completamente. Se não o fizerem, eles realizaram outro protesto terça de manhã.

