"Onipresente", Robinho dá opções a Enderson em três funções no ataque
Contratado pelo Santos no início de agosto, Robinho está cada vez mais ambientado com a Vila Belmiro. Em sua terceira passagem pelo Peixe, o jogador está ainda mais à vontade. Na partida contra o Coritiba, por exemplo, ele atuou em três posições diferentes e ditou o ritmo da vitória santista por 2 a 1, em casa, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. Começou aberto pela esquerda, depois ajudou na armação e terminou como "falso 9", no lugar de Leandro Damião.
Com Gabriel pela direita e Leandro Damião centralizado, Robinho iniciou o jogo do último sábado atuando pela esquerda. Mas o posicionamento não durou muito tempo. "Inquieto", ele buscava a bola, dava opções aos companheiros tanto pelo meio quanto pelos dois lados do campo, e voltava para marcar. Ainda teve tempo para marcar um golaço de cobertura em Vanderlei.
No segundo tempo, com o 2 a 0 no placar, Enderson sacou Damião. Assim, o Peixe passou a não ter um centroavante nato, alto, cabeceador... Mas tinha Robinho. O camisa 7, depois de já ter atuado pelas pontas e até no meio, foi deslocado para exercer a função de "falso 9". Já desgastado após viajar com a seleção brasileira para dois amistosos nos Estados Unidos, ele não participou muito do jogo nesta função.
Desde quando retornou ao Peixe pela terceira vez, porém, Robinho assumiu um papel de líder. Em campo, tem liberdade para orientar, dar "puxões de orelha" e até dividir responsabilidades com Edu Dracena. Contra o Coritiba, por exemplo, ele, em um lance no final do jogo, pediu para os zagueiros permanecerem na defesa e não irem para a área esperar a cobrança de uma falta. Dracena, capitão da equipe, prontamente atendeu ao pedido.
Leia matéria completa no GloboEsporte.

.jpg)