Como funciona a internet 3G


Provavelmente você já utiliza ou pensou em contratar um plano de internet 3G. Mas como será que essa tecnologia funciona?

O sinal 3G é transmitido através de um chip igual aos utilizados em celulares, instalado em um mini-modem USB capaz de captar o sinal e transmiti-lo ao computador através de uma porta USB, um chip 3G também pode ser usado em um celular que suporte essa tecnologia tornando possível acessar a internet de alta velocidade, vídeo chamadas, sinal de TV por assinatura e transferir qualquer tipo de informação através da internet igual a um computador.



Que tipo de sinal é usado?
O sinal usado é: UMTS/ HSDPA este é o sinal de terceira geração, por isso o nome 3G. Antes desses foram desenvolvidos primeiramente o conhecido GSM/GPRS que é usado na maioria dos celulares até hoje, depois CDMA e GSM/EDGE também conhecido por 2G.

O sinal 3G(HSDPA) pode alcançar uma velocidade de até 7.2 MB/S, mas apesar de ser rápido ele é um pouco instável devido ao compartilhamento de sinal.

Exemplo:
Digamos que você esteja em um determinado bairro e você é o único que usa internet 3G, neste caso você conseguirá acessar a internet em altíssima velocidade podendo aproveitar a velocidade total do sinal transmitido àquele bairro, que será aproximadamente 7 MB P/S.

Agora digamos que em um outro bairro existam 14 clientes conectados ao mesmo tempo, ai a velocidade vai mudar completamente, ou seja, o sinal de 7.2 MB por antena será dividido em 14 vezes, resultando em uma velocidade final aproximada de 500 KB P/S e assim por diante, em alguns bairros essa velocidade pode ser menor que a velha conexão discada e em muitas vezes o sinal fica instável caindo constantemente, devido a grande quantidade de clientes conectados ao mesmo tempo. Ou seja, quanto mais pessoas conectadas a mesma antena pior será o sinal.

Fonte | MicTec Informática


Tecnologia do Blogger.