Quem vai preencher o vazio da BlackBerry


No mundo das empresas e empresas de pequeno porte, o BlackBerry é uma lenda.
Estes portáteis anteriores aos dias de iOS e Android e foram um verdadeiro grampo executivo. Nenhum outro dispositivo do tempo poderia fornecer o conjunto de recursos que ele oferecidos: colegas de escritório mensagens, verificar e-mail a qualquer momento, e é claro, fazer chamadas.

Como os tempos mudaram. Hoje, BlackBerry está em seus estertores. Uma vez que um ícone do mundo corporativo, este smartphone muito amado está agora a fazer a sua saída. De acordo com um relatório recente, participação de mercado da BlackBerry caiu abaixo de um por cento nos Estados Unidos e perto de zero por cento na China. T-Mobile não está mais estocando a marca em suas lojas.

Então, qual o dispositivo que vai intervir para preencher esse vazio?

Há duas áreas-chave nas quais BlackBerry ainda destaca: mensagens corporativas seguro e gerenciamento de dispositivo móvel. E mesmo com a crescente popularidade do BYOD entre iPhones e Android, é improvável que a Apple ou o Google vai entrar no mundo corporativo de mensagens para BlackBerry mesma medida que tem, em parte devido à popularidade selvagem de seus produtos de consumo.



Mas três jogadores grandes permanecem: Lenovo, Microsoft e Samsung. E é a plataforma Windows Phone, que parece prestes a entrar na empresa lacuna deixada por BlackBerry. Mensagens do Exchange, Lync e ActiveSync caminham lado a lado com dispositivos Windows Phone, como a Microsoft olha para explorar o seu perfil de negócios forte empresa em móvel (embora talvez giro de sua medíocre negócio móvel do consumidor). E enquanto a Samsung é mais conhecida por sua linha de Android, a empresa continua a fazer Windows Phones, deixando o potencial de mensagens seguras entre sistemas operacionais.

Lenovo é um jogador-chave no mercado empresarial com aspirações a entrar nas arenas móveis norte-americanos e europeus. Mas o sistema operacional de seus dispositivos futuros correr nessas regiões? Na China, os smartphones da Lenovo ter usado o Android, no entanto, o sistema operacional é um candidato improvável nesses outros mercados como a empresa vai querer o sistema operacional do seu dispositivo para trazer valor único para os clientes. Uma possibilidade seria a aquisição de BlackBerry no todo ou em parte, ao utilizar o sistema operacional familiar. Jason Perlow da ZDNet, no entanto, acredita que esse cenário é pouco provável.

"QNX é um RTOS carrier-grade, e os governos nem o Canadá nem os Estados Unidos querem que caiam nas mãos de uma empresa chinesa," Perlow escreve. "O mesmo pode ser dito para o BES e as NOCs BlackBerry, que terão muitos exportação de criptografia de dados e questões de governança de dados para permitir que uma empresa chinesa de possuir esses ativos."

Enquanto isso, a "vida depois da BlackBerry" a questão está prestes a se tornar uma realidade. Desde 2011, BlackBerry eliminou mais de 7.000 posições no mundo. A empresa também se retirou de seu negócio de consumo para se concentrar em seu produto da empresa. Este tem sido notícia difícil para os fãs leais da empresa. Alguns fãs de longa data BlackBerry sequer indicaram que iriam gastar milhares de dólares para o dispositivo Q10. Mas 2013 foi difícil para BlackBerry, e 2014 não está mostrando sinais de ser diferente.

"Para alguém que foi usando um BlackBerry por cinco anos seguidos, os vários truques da interface tornaram-se uma segunda natureza", escreveu Russell Brandom para o Verge. Essa familiaridade pode fornecer, pelo menos, um mínimo de valor para os ativos de negócios da BlackBerry, o que pode, eventualmente, levar a empresa a ser adquirida por um futuro ou jogador existente no mercado móvel.

Organizações empresariais podem encontrar-se aventurar em território desconhecido, mais cedo ou mais tarde. Então, quem você acha que vai tomar o lugar de BlackBerry? Deixe sua opinião na seção de comentários abaixo.



Tecnologia do Blogger.